terça-feira, 29 de março de 2016

TIAGO: Os Efeitos da Palavra - AULA 51 - 11-FASE 2 - 30.03.2016.

Desafios da semana passada:

Na semana passada, encerramos a série Nas Provações, com uma lição sobre os benefícios que as provações podem trazer para a vida de um cristão. As lições que aprendemos foram:

1.      A provação é um teste da fé, podendo o resultado ser aprovação ou reprovação;
2.      A provação pode ser comparada ao processo de purificação do ouro: como o ouro, o cristão é submetido a altas temperaturas, de modo que suas impurezas sejam eliminadas;
3.      Deus é o promotor das provações e seu objetivo é tratar o caráter e a conduta dos cristãos de modo que se tornem semelhantes a Jesus;
4.      A pessoa aprovada adquire estabilidade, ou seja, se torna alguém mais firme, menos propensa a ser abalada, o que é um traço da maturidade espiritual;
5.      O amadurecimento que hoje experimentamos com as provações nos dá pistas do tipo de pessoas que seremos no futuro: exatamente como Jesus é, isto é, perfeitos;
6.      Como Paulo, não devemos nos focar nas provações e, assim, nos deixar desanimar com elas. Devemos, sim, colocar os olhos nos benefícios que, através delas, obteremos.

A partir disso, o seguinte desafio foi feito: quando estiver em uma provação, não se deixe desanimar e não comece a reclamar, caminhando, assim, para a reprovação. Ao invés disso, haja de modo a conseguir aprovação! Tenha em mente que Deus está por trás de tudo e que, através da provação, você alcançará benefícios maravilhosos.

Compartilhe com o grupo como foi sua semana no que se refere ao desafio proposto.

Introdução:

Na lição de hoje, iniciaremos uma nova série de lições a partir do livro de Tiago. Nosso tema agora será “a fé que se revela Na Prática da Palavra”. Abra o seu coração para o que o Espírito Santo quer ministrar em sua vida.

Desenvolvimento do ensino:
Texto-base: Tiago 1.18,21

A palavra é o meio utilizado por Deus para revelar à humanidade seu caráter, sua vontade e seu plano de salvação. Através dela, então, conhecemos quem Deus é, como Ele quer que vivamos e o que Ele fez para
nos trazer de volta para Ele. Se Deus nunca tivesse se comunicado e interagido com o homem, nós não teríamos à disposição esse conhecimento. Em um primeiro momento, Deus se revelou através de suas palavras e ações na história de Israel e da Igreja. Em um segundo momento, ele chamou e inspirou homens a registrar as revelações dadas por Ele, de modo que elas fossem transmitidas às gerações futuras. Após milênios de registros, os escritos foram colecionados e surgiu a Bíblia que corresponde à que temos hoje em nossas mãos. Hoje, em um terceiro momento, quando temos contato com a Palavra registrada, seja direta ou indiretamente, o Espírito Santo, que é quem a inspirou, a revela para nós de maneira pessoal, fazendo com que ela produza efeitos em nossas vidas. Na lição de hoje, a partir da epístola de Tiago, vamos estudar dois dos efeitos que a palavra pode produzir na vida de uma pessoa.

1. Gerados pela Palavra

Tiago 1.18

Em João 3, há registrado um dos grandes diálogos travados por Jesus. A conversa foi polêmica, tendo como assunto o novo nascimento. Nicodemos, o outro interlocutor, não conseguiu compreender o que Jesus quis dizer com “nascer de novo”. Ele havia entendido que, para ver e entrar no Reino de Deus, uma pessoa teria que voltar para o ventre materno e nascer outra vez. Jesus, na verdade, estava falando de um novo nascimento espiritual, ou seja, da regeneração do espírito do homem. Sem essa regeneração, ninguém poderia fazer parte do Reino de Deus. Quando o homem e a mulher decidiram desobedecer a Deus e, assim, pecar (cf. Gn 3), em conformidade com Romanos 6.23 e 3.23, eles morreram espiritualmente, isto é, perderam a vida de Deus (gr. zoe) e foram desconectados da comunhão com Ele. Sendo essa morte transmitida de geração a geração, semelhantemente a uma herança genética, para voltar a se relacionar com Deus, o homem precisa ser regenerado em seu espírito, ou seja, receber de volta a vida de Deus perdida, o que é chamado de novo nascimento.

O texto de Tiago em destaque diz que Deus “nos gerou pela palavra da verdade”, isto é, que a palavra é o instrumento usado por Deus para efetuar em nós o novo nascimento. Essa idéia é confirmada pela continuação do versículo, que diz “para que fôssemos como que as primícias das suas criaturas”. Através da cruz de Cristo, a intenção de Deus foi e é realizar uma nova criação, a partir da restauração da criação caída. Os primeiros frutos desse plano são pessoas restauradas, as quais são geradas pela palavra da verdade. Os últimos frutos, de acordo com Romanos 8.18-23, Apocalipse 21.1-8 e 2Pedro 3.13, dizem respeito à restauração dos demais elementos da criação, o que se dará com os novos céus e nova terra. Sendo assim, por meio da palavra, a nova criação de Deus está sendo, hoje, gerada, o que tem acontecido a partir da regeneração da humanidade caída. Em conformidade com isso, 1Pedro 1.23-25 diz:
  
Como o novo nascimento se dá na prática do dia-a-dia? Uma pessoa, ao ter contato com a palavra de Deus, seja através de uma pregação, conversa e/ou leitura de um livro ou através da leitura pessoal da Bíblia, pode ser tocada pelo Espírito de Deus, o qual age conjuntamente com a palavra, e, assim, ser regenerada.

1.      Você já nasceu de novo? Poderia compartilhar com o grupo como foi a experiência e como a palavra participou disso? Se você ainda não nasceu de novo, abra o seu coração e peça para o Espírito Santo operar esse grande milagre em sua vida.

2. Santificados pela Palavra
Tiago 1.21

O segundo efeito que a palavra pode produzir na vida de uma pessoa é a santificação. Santificação, a partir versículo de Tiago em destaque, é o ato de se despojar de toda a impureza e acúmulo de maldade. A palavra grega correspondente a “despojar” faz referência ao ato de tirar as vestes; “acúmulo de maldade” se refere a uma grande variedade e quantidade de pecados. Sendo assim, santificar-se é despir-se das roupas sujas, imundas, de modo que se possa vestir de outras brancas, puras.


Segundo Tiago, essa santificação é operada pelo acolhimento, com mansidão, da palavra em nós implantada, a qual é poderosa para nos salvar (salvar, neste contexto, tem o sentido de santificar). A palavra é o agente da santificação porque, como foi dito no início, ela revela o caráter e a vontade de Deus para nós. Sendo assim, o padrão a ser alcançado através da santificação, ou seja, o alvo da santificação, está descrito na palavra. É ela que nos mostra o que é pecado e o que é santo. Entretanto, isso não é suficiente. Para sermos, de fato, santificados, precisamos acolher, com mansidão, a palavra implantada. Mansidão diz respeito à ausência de resistências, submissão, ou seja, para que a palavra produza em nós a santificação, é necessário que nos rendamos e nos submetamos ao que ela ensina, abrindo mão, assim, das nossas opiniões e vontades.

Em 1Pedro 2.1-2, há um texto paralelo a esse que estamos estudando. Ele diz:
O genuíno leite espiritual que deve ser ardentemente desejado é a palavra. Ela é que nos dá condições para crescermos em nossa vida espiritual, ou seja, sermos santificados (salvação, neste contexto, também se refere à santificação).

1.          Você tem buscado, ardentemente, beber do leite espiritual, de modo a crescer em sua santificação? Em outras palavras, você tem buscado conhecer o que a Bíblia diz sobre o caráter e a vontade de Deus, de modo que esse conhecimento se torne o seu padrão de vida, caráter e conduta?
2.          Você tem acolhido com mansidão à palavra de Deus em você implantada, ou seja, tem se rendido e submetido ao que ela diz ser pecado e santo? Ou tem sido resistente e obstinado, insistindo que o seu padrão de vida cristã pode ser determinado por você mesmo?

Conclusão e Desafios:
Na lição de hoje, aprendemos importantes lições:
·         A palavra nos revela o caráter, a vontade e o plano de salvação de Deus para a humanidade;
·         Pela ação da palavra é operado, nos seres humanos, o novo nascimento;
·         Pela palavra é operada, nos cristãos, a santificação. Ela é que determina o padrão de vida dos cristãos.

A partir disso, seguem-se alguns desafios:
  1. Se você ainda não nasceu de novo, abra o seu coração e peça ao Espírito Santo para realizar isso em sua vida;
  2. Busque conhecer a palavra de Deus e, assim, saber qual é o padrão de Deus para a sua vida cristã. Não resista ao que a palavra diz. Renda-se e submeta-se. Abra mão de suas idéias e opiniões. 
Momento a sós com Deus:
Até a próxima reunião,separe um tempo para meditar sobre o texto de Tiago 1.22-25.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                                              www.ibatistacalvario.com.br 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO