sexta-feira, 4 de março de 2016

TIAGO: Como Reagir Frente às Provações (parte 2) - AULA 48 - 08-FASE 2 - 09.03.2016.

Desafios da semana passada:

Na lição da semana passada, aprendemos sobre duas reações que devemos ter diante das provações, quais sejam, alegrar-se e pedir a Deus sabedoria. A partir disso, fomos desafiados a prestar atenção às primeiras reações que costumamos ter diante de problemas e momentos de pressão e, conscientes disso, a alinhá-las com o que aprendemos na lição. Compartilhe com o grupo como foi sua semana no que se refere ao desafio proposto: que primeiras reações você teve diante das dificuldades? Você teve a oportunidade de colocar em prática as duas reações aprendidas?

Introdução:

Na lição de hoje, daremos continuidade ao tema da semana passada, abordando duas outras reações recomendadas por Tiago aos cristãos que estão passando por provações. Que o Senhor nos abençoe ricamente!

Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 1.2-18

3. Não confiando nas riquezas

O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos (Tg 1.9-11).

O pobre e o rico são figuras constantes na epístola de Tiago. Além do texto acima, eles também são abordados em
2.1-13, 2.15-16 e 5.1-6. Ao que parece, os destinatários da epístola podiam ser classificados em uma maioria de cristãos pobres oprimidos e uma minoria de cristãos ricos opressores. Aos pobres, Tiago diz que devem se gloriar na sua dignidade. O que isso quer dizer? Qual seria a dignidade do cristão pobre, na qual ele deveria se gloriar? A dignidade do cristão pobre está no fato de ele ser
filho de Deus e, assim, participante do Reino celestial. Para Tiago, a dignidade de uma pessoa não está no fato de ter ou não dinheiro e bens materiais, mas, sim, em ser ou não filho de Deus. Sendo assim, o cristão pobre deve se alegrar pelo fato de, apesar de ser pobre, ter o status de participante do Reino. Tendo a mesma idéia em mente, Tiago diz ao rico que ele deve se gloriar na sua insignificância.  Com isso, ele quer deixar claro para o rico que seu status perante os homens pode até ser encontrado no fato de ele possuir dinheiro e bens, mas que, diante de Deus, não é assim. Ser participante do Reino celestial é o que confere verdadeiro status a uma pessoa.

Por que as riquezas não conferem verdadeiro status a uma pessoa? Porque elas são transitórias, assim como a flor da erva. O dinheiro e bens que se tem hoje, pode-se ou não ter amanhã. As riquezas que se tem na vida atual, não serão levadas para a que há de vir. Sendo assim, as riquezas não são algo em que se deve colocar a confiança e a esperança. O pobre não deve se desesperar pelo fato de ter poucos recursos e nem estribar no pouco que tem. Semelhantemente, o rico não deve confiar em sua abundância de dinheiro e bens, agindo como o homem rico da parábola de Lucas 12.16-21, o qual disse: “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te” (Lc 12.19). Esse homem é chamado de louco por Deus!

Em momentos de provação, a mesma atitude deve ser observada. Tanto o cristão pobre quanto o rico devem se lembrar de que sua única base de confiança e segurança é o fato de serem filhos de Deus, ou seja, de terem a Deus por pai. É Ele quem vai suprir todas as necessidades!

  1. Sua base de confiança e esperança tem estado no dinheiro e nos bens que você possui?
  2. Em momentos de provação, você tem se tranqüilizado no fato de Deus ser o seu pai ou no fato de ainda ter algum dinheiro guardado?
  3. A falta de dinheiro tem te deixado desesperado em momentos de tribulação?
  4.  Nas dificuldades, você tem confiado que Deus irá suprir todas as suas necessidades?

4. Com perseverança

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1.12).

Uma quarta reação que Tiago orienta seus leitores a terem diante das provações é a perseverança. Para Tiago, perseverança é a qualidade que se exige dos cristãos que enfrentam adversidades, tentações e perseguições. O sentido da palavra pode ser transmitido por “firmeza”, “força estável” e “persistência heróica”. No versículo 3 deste mesmo capítulo, a perseverança é um resultado da prova, ou seja, algo que é gerado a partir da provação. Já no presente verso, é uma atitude que se deve ter em meio à provação. O que Tiago quer dizer é que o cristão precisa praticar a perseverança a fim de alcançar um caráter firme, perseverante e, assim, maduro. Assim como um atleta suporta a pressão do treinamento físico, a fim de obter um nível mais alto de resistência, também o cristão deve suportar as provações da vida, de modo a obter uma resistência espiritual que o leve à perfeição. A atitude mais simples e fácil de ter frente a uma provação é desistir; não exige trabalho e esforço nenhum. A perseverança, por outro lado, demonstra luta, resistência e garra.

Segundo Tiago, aquele que persevera na provação e é aprovado será recompensado; ele receberá a coroa da vida. A palavra grega correspondente a coroa, neste contexto, refere-se à coroa de louros que, em uma Olimpíada, por exemplo, é conferida ao atleta vitorioso. Seu significado, então, é de glória e honra. Deus promete coroar e honrar àqueles que perseverarem e, assim, guardarem a fé em meio a sofrimentos e tribulações.

  1. Você tem perseverado em meio às provações? Sua atitude tem sido de firmeza, estabilidade e persistência heróica?
Você já se viu recompensado e honrado por Deus após perseverar e ser aprovado em uma provação?
Conclusão e Desafios:

 Na lição de hoje, fomos ministrados sobre duas reações que devemos ter frente às provações:

  1. Não confiar nas riquezas, que são frágeis e passageiras, mas, sim, em Deus, que é o nosso pai e provedor;
  2. Perseverar até o fim. Aquele que persevera e é aprovado será recompensado.

Posto isso, nesta próxima semana, avalie se essas têm sido suas reações diante das dificuldades. Você tem confiado em Deus ou nos seus próprios recursos? Você tem perseverado ou desistido no meio do caminho?

Momento sós com Deus:


Até a próxima reunião, separe um tempo para meditar sobre o texto de Tiago 1.13-18. Busque as principais mensagens do texto e como você pode aplicá-las à sua vida.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
www.ibatistacalvario.com.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO