domingo, 6 de março de 2016

COMO EDUCAR MEUS FILHOS?

Data publicação 01/03/2016
A maioria dos pais sempre faz esta pergunta. Muitas vezes se sentem “perdidos”.
Vamos analisar alguns conceitos, á luz da Bíblia e ver se conseguimos encontrar o Caminho.
Deus criou a família. Ele deu aos pais a responsabilidade de criar os filhos, ensiná-los e prepará-los para viver neste mundo como Filhos de Deus, dando testemunho do amor dEle aos homens.
2 Timóteo 3:14 e 15 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Deus, como um pai amoroso que é, junto à responsabilidade dada aos pais terrenos, deu um Guia, a Bíblia, para que eles se orientassem e não ficassem “perdidos”.
Em Deuteronômio 6:4-9, veja o que Deus orienta: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Deus fala neste texto bíblico, primeiramente aos pais:
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Vocês , como pais, primeiro devem ter Deus como seu Senhor e amando-o acima de tudo. Só assim conseguirão educar corretamente os filhos porque estarão usando o Guia correto, vindo direto do fabricante dos filhos. E é claro que o seu exemplo é muito importante. O melhor modo de você ensinar a Palavra de Deus aos filhos é colocá-la primeiro no seu coração.
Observe as dicas abaixo:
http://www.guiaparasuafamilia.com.br/ckfinder/userfiles/images/como%20educar%20meus%20filhos.jpg1. TENHA UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ABERTO COM SEUS FILHOS
Filho precisa se sentir à vontade para falar com você.
Orientação do Fabricante: “Seja rápido no ouvir, vagaroso no falar”. Tiago 1:19
Dica: Como pais, desejamos que nossos filhos se sintam à vontade para falar conosco. Então, eles precisam saber que serão ouvidos quando precisarem conversar. Se criarmos um ambiente pacífico, seus filhos acharão mais fácil se abrir com você.
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo”.Colossenses 3:21
Mas se eles encontram sempre, pais que brigam com eles ou estão sempre os criticando, aos poucos eles comecem a se fecharem.
Seja paciente com
seus filhos. Lembrem-se quando vocês tinham a idade deles.
“Assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles.” Lucas: 6:31.
Orientação do Fabricante: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:17 -
Dica: Sempre deixe claro o seu amor por seus filhos. Diga sempre em bom som que você o ama. Siga o exemplo de Deus quando Ele falou com Jesus, citado no versículo acima.
Quando seus filhos precisarem conversar dê toda a atenção a eles. Eles se sentiram amados e importantes.
Converse sempre com seu filho, e não apenas quando surgirem problemas.
http://www.guiaparasuafamilia.com.br/ckfinder/userfiles/images/lei_thumb2.jpg2. PROCURE DESCOBRIR, O QUE SEU FILHO ESTÁ SENTINDO FALANDO DAQUELA FORMA
Mostre sua maturidade a seu filho, controlando sua emoção, apesar do grito ou desrespeito dele.
Orientação do Fabricante: “O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado. O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. Provérbios 16:20,21
Dica: Ouvir é muito diferente de escutar. Ouvir refere-se aos sentidos da audição. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpreta a comunicação. Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.
Ouça além das palavras de seus filhos. Escute para entender como eles realmente se sentem. É normal que filhos falem de uma forma um tanto exagerada ou digam coisas que não deveriam.
Orientação do Fabricante: “Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte.” Provérbios 18:13.
A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão”. Provérbios 19:11.
Dica: Não perca logo a calma. Mostre sua maturidade a seu filho, controlando sua emoção, apesar do grito ou desrespeito dele. Não importa o que seus filhos digam, esteja decidido a não interromper e a não reagir de modo exagerado.
http://www.guiaparasuafamilia.com.br/ckfinder/userfiles/images/3.jpg3. MOSTRE QUE VOCÊ E SEU CÔNJUGE TÊM A MESMA OPINIÃO
Os filhos conseguem perceber quando os pais não estão unidos na mesma maneira de pensar.
Orientação do Fabricante: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.Efésios 6:1-3
“Escuta, meu filho, a disciplina de teu pai e não abandones a lei de tua mãe.” Provérbios 1:8.
Dica: Deus deu ao pai e à mãe autoridade sobre os filhos. Por isso, vocês devem ensinar seus filhos a respeitá-los e a obedecê-los.
Orientação do Fabricante: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”.1 Coríntios 1:10.
Dica: Se vocês não tiverem a mesma opinião sobre um assunto, não expressem isso na frente das crianças. Elas podem aos poucos deixar de respeitá-los como pais. Conversem para chegar a um acordo sobre como disciplinarão seus filhos. Tente ver as coisas pelo ponto de vista de seu cônjuge caso você e ele tenham opiniões diferentes sobre como ensinar os filhos.
http://www.guiaparasuafamilia.com.br/ckfinder/userfiles/images/alvo%202.jpg4. ESTABELEÇA ESTRATEGIAS PARA ATINGIR O ALVO
O que você quer: Educar corretamente seu filho ou medir força com ele?
Orientação do Fabricante: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.Provérbios 22:6
Dica: A educação que você quer dar a seus filhos é para que ele aprenda valores e princípios que servirão ate mesmo quando ele estiver velho? Então esta educação não pode ser deixada ao acaso. Você precisa criar uma estratégia para atingir este alvo.
Orientação do Fabricante: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe”.Provérbios 29:15
Dica: Disciplinar não envolve apenas castigo, mas também ajudar seus filhos a entender os motivos por trás de uma regra.
Orientação do Fabricante: Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:14
Dica: Ensine os seus filhos a amar a Palavra de Deus e a discernir seus princípios. (Salmo 1:2) Isso vai ajudá-los a desenvolver uma consciência bem treinada. Ensine seus filhos a encarar a Deus como uma pessoa real em quem podem confiar. Ajude-os a aprender a identificar e evitar coisas moralmente perigosas, como as que podem ser encontradas na internet e em redes sociais. Ensine-os a não serem vítimas de predadores sexuais.
http://www.guiaparasuafamilia.com.br/ckfinder/userfiles/images/CASAMENTO.jpg5. HÁ RECOMPENSA PARA O SEU ESFORÇO DE EDUCAR
Com certeza, Deus recompensará o seu esforço.
Orientação do Fabricante: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento”. 1 Coríntios 3:6
Dica: Como pais, temos uma responsabilidade muito especial: ensinar nossos filhos como Deus determinou em seu Manual de Felicidade, a Bíblia. “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Efésios 6:4 . Deus sabe que isso envolve trabalho duro, mas podemos ter a certeza que os resultados trarão alegria para nós e louvor para Deus.
Orientação do Fabricante: Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. Salmos 126:6
Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele.Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te gerou.Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Provérbios 23:24-26
Weslene de Paula Tavares de Faria

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO