segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tome a sua cruz


Texto: Marcos 8:27-38
... 34. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me...
No que a vida cristã tem se mostrado difícil para você?
O Cristianismo moderno tem sido caracterizado por:
  • Cristianismo de recompensas terrenas (ele soluciona todos os seus problemas).
  • Cristianismo social (não podemos agredir as pessoas com nossas ideias, temos que respeitar as ideias deles também).
  • Cristianismo descomprometido (mandamento é coisa do velho testamento).
  • Cristianismo sem identidade (cada um interpreta a Bíblia de uma forma. Há religião para todos os gostos).
  • Um cristianismo de modismo (eu sou gospel).
É interessante pensarmos que
Cristo identifica o cristianismo de uma forma diferente, Ele identifica o cristianismo com uma cruz.
No texto de Marcos, a partir do verso 27 Jesus inicia um diálogo com seus discípulos:
- Quem vocês julgam que eu sou?
A resposta de Pedro: O Cristo.
A seguir Ele descreve profeticamente os próximos acontecimentos: o sofrimento que Ele teria que passar, as afrontas, perseguições, dor e morte, a cruz que teria que carregar.
Pedro repreende-o, ele não queria que Jesus Cristo sofresse, um cristianismo de sofrimento não era o que ele idealizava, cristianismo para ele era multiplicação de pão, cura, grandes discursos, multidões, aplausos. A resposta de Jesus foi uma repreensão.
Jesus começa a declarar as implicações do cristianismo, começa a deixar claro o que significa seguir a Cristo. Ele inicia suas declarações apresentando as cruzes, pedindo aos seus discípulos que pegassem uma delas, não havia necessidade de escolher, todas eram iguais, desta forma Jesus começa ensinar:
  1. Todos temos uma cruz. PEGUE!
“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3:12 - ACF).
A cruz não são nossos filhos, não é a sogra, não é o cônjuge, não é o salário, não é a doença, não é o vizinho.
A cruz é: o nosso opositor, é a renúncia em nome da santidade e o viver longe do mundo, é a conseqüência que pode vir por escolhermos viver a verdade, é termos que enfrentar a oposição à verdade, é não negar o nome dEle diante dos amigos, da sociedade, do mundo, a Cruz é o sofrimento que vem por afrontar a religião falsa, os falsos ensinos, os falsos mestres, a cruz é o que sofremos por escolhermos a verdade.
  1. A cruz nos identifica com Cristo. SIGA-ME!
“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gl 6:17 - ACF).
Através da cruz nós nos identificamos com sua mensagem, com sua vida, com seus valores, com sua missão. A cruz diz quem nós somos, com quem estamos comprometidos, para quem vamos viver.
  1. A cruz nos identifica com a morte. NEGUE-SE!
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20 - ACF).
A cruz é a morte para o eu, a morte para a vida mundana, a morte para o que agrada o mundo, é a morte para o pecado.
Quero concluir lembrando as últimas palavras do diálogo de Jesus com seus discípulos: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos”.
A cruz não nos priva dos prazeres, não nos afasta das alegrias, sim dos prazeres passageiros, alegrias mundanas. A cruz nos leva para o céu, nos conduz a vida eterna. A cruz nos une a Jesus, a sua morte e a sua vida.
“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Rm 6:8 - ACF).
http://www.cbbn.org.br/cbbn/

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO