quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sessão do Descarrego a Verdade.

Os falsos profetas estão em alta no Brasil...
 
“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos e por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará Mateus” (24.11,12).
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade e por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (II Pedro 2.1-3).    
Pedro enfatiza com muita profundidade um problema que houve antes e depois dele e que está muito presente em nossos dias; este problema quero chamá-lo de “FALSA HERMENÊUTICA”. Pedro é muito claro em suas palavras quando diz que: “estes falsos doutores introduzirão heresias e que muitas pessoas seguirão estas heresias” (doutrinas contrárias às verdades bíblicas). Esta hermenêutica falsária está cada vez mais presente na sociedade brasileira, ocupando um lugar privilegiado na mídia em geral e, o que é pior, tem muito crente que cresceu sendo fortalecido numa doutrina bíblica com base nas verdades expressas da Palavra de Deus que estão embarcando nesta barca furada.
            Os falsários das falsas hermenêuticas e das falsas exegeses estão levando multidões a crerem e acreditarem em doutrinas antibíblicas. Homens que conseguem ludibriar multidões blasfemando o caminho da verdade com palavras fingidas. Homens avarentos que só pensam na grande margem de lucro que o falso evangelho pode lhes dá, com isto fazem da fé destas pessoas um negócio bastante lucrativo como diz o apóstolo Pedro no versículo acima. A preocupação do apóstolo é promover um grande alerta contra estes falsos profetas, sua preocupação também é nítida no sentido de que examinemos as escrituras, que ao ouvirmos qualquer mensagem a respeito de Deus tenhamos o cuidado de examinarmos na Palavra para nos certificarmos quanto ao certo e ao errado. Gostaria que você fizesse isto com estas palavras que está lendo neste momento.
            Os falsos profetas estão em alta no Brasil, as sessões de macumbaria encontramos com facilidade sentados no sofá de casa assistindo televisão, ou navegando na net ou ouvindo o velho rádio. Em nome de Deus hoje é oferecido um cardápio de coisas das mais absurdas possíveis, o que fico triste (bravo),  às vezes,  é de ver o quanto que meus irmãos brasileiros gostam de ser enganados. O cardápio de coisas esotéricas que são oferecidas em nome de Deus, água do rio Jordão, sabonete ungido, areia de Israel, anel ungido, sangue de Cristo, rosa ungida e o famoso copo com água dentre outros, tem denegrido e muito o Poderoso evangelho pregado pelos apóstolos (Romanos 1.16).
Para mim estes homens, a exemplo do que escreve Pedro, têm brincado com a fé do povo, isto porque o povo incluindo alguns evangélicos permite, talvez por causa da preguiça, de ler, de pesquisar e manter uma leitura diária do Livro Sagrado. O Brasil é rotulado como uma nação que não gosta de ler, sendo assim estes espertalhões aproveitam da ocasião para ofuscar a fé com crendices que passam a anos luz de distância em relação à Palavra do Senhor. De todas as crendices que estão hoje no Brasil quero falar neste momento sobre uma famosa: “a sessão do descarrego”. Minha oração é pedir a Deus que este pequeno opúsculo seja de grande valia para que você possa viver dentro da Palavra Inerrante (que não erra).
Em nome da tão famosa prosperidade, muitos pregadores estão apelando para tudo, sem um mínimo de exame possível da Palavra. Aliás, o sonho do brasileiro é ser rico, é comprar uma casa e ter o sonhado carro. Lembre-se do que disse Pedro em relação a estes pregadores: “farão de vós negócio com palavras fingidas”. Até parece que Pedro está aqui presenciando todas estas barbáries que nós temos visto e ouvido. No Brasil muitas pessoas já passaram e outras estão passando pela sessão do descarrego, há crentes que creem que tal prática é algo compatível com o evangelho de Cristo. Quero dizer a você,  meu irmão (a),  que tal pensamento é um ledo engano.
A sessão do descarrego tem como primórdio a macumbaria e não a Bíblia. Se você indagar um macumbeiro, feiticeiro ou ler livros sobre esta “religião” facilmente constatará como verdade o que estamos lhe falando. Eu perguntei e pesquisei em minha biblioteca. Outra coisa muito importante, se você pesquisar a respeito do que acontecia na idade média facilmente também chegará à conclusão de que este humilde escritor tem razão. É praticamente uma volta ao passado a sessão do descarrego, é como se o protesto erguido por Lutero não valesse nada, assim acredito que estes homens querem com estas práticas antibíblicas desvalorizar uma conquista tão importante para o evangelho pregado hoje, parece que nunca ouviram falar de Lutero nem de sua luta.  
Segundo relatos da idade média nos anos de 1500 à 1517, cinco indulgências eram oferecidas ao povo em geral. Dentro destas cinco, uma é a que mais me chamou a atenção que era: a venda de um pedacinho de terra no céu, veja o absurdo. Com estas heresias postas diante do povo que não tinha conhecimento da Palavra era fácil levantar recursos financeiros para o papa. Com o dinheiro que chegava de todas as partes iniciaram a construção da “Catedral de São Pedro em Roma”.
Pude ouvir, ler e pesquisar também a respeito do assunto, nesta época havia um frade com habilidades geniais na arte de tomar dinheiro do povo em geral, uma vez que eles não tinham instrução alguma da Palavra. O nome deste frade era: Dominicano John Tetzel. Para conseguir grandes quantias de dinheiro para a igreja ele dizia: “O nosso Deus já não é Deus, entregou todo o seu poder ao papa”. O povo que não sabia ler nem escrever muito menos tinha acesso à Palavra era chantageado, com isto entregava todo o dinheiro à igreja. Enquanto o povo fazia a entrega do dinheiro o frade continuava sua chantagem dizendo: “Liberte sua alma do purgatório”. Com estas habilidades geniais podemos ver hoje a fortuna que a igreja católica conseguiu, a basílica de São Pedro guarda uma fortuna inestimável, eles também conseguiram um país o “Vaticano”.
As coisas hoje estão tomando rumos iguais aos do passado, que nos mostrem os meios de comunicação, frades com habilidades geniais na arte de arrancar dinheiro do povo estão por ai, só que em vez de usarem a bata sacerdotal estão mais modernos usando terno e gravata. Hoje eles se escondem como meio de enganar o povo atrás da famosa teoria da prosperidade. Fazendo um paralelo das palavras do frade Dominicano não é preciso dizer que Deus deu seu poder a estes pastores, uma vez que eles dão ordens a Deus a qualquer momento. Deus faz tudo o que eles mandam;  na mão destes pregadores sem escrúpulos Deus se tornou um fantoche.
Na idade média o povo não tinha acesso às escrituras, ler a Bíblia era privilégio somente do clero católico. Por isso era fácil enganar o povo, as pessoas faziam o que eles queriam, pois tendo somente eles acesso à Palavra, o povo cria da maneira como lhes era comunicado a respeito das Sagradas Escrituras. De acordo com o alerta do apóstolo Pedro esta prática abominável de extorquir dinheiro do povo em “nome de Deus” já havia acontecido antes e haveria de acontecer também em nosso tempo (II Pedro 2.1). Estamos por meio da mídia brasileira vendo o aumento de tais práticas através do misticismo religioso como nos abre os olhos o irmão Pedro quando diz: “E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas”(II Pedro 2.3).
Descarrego é uma prática da macumbaria, os macumbeiros chamam de descarrego suas crenças no levantamento de influências más que pesam sobre determinadas pessoas. Nos seus rituais eles usam defumadores, banho de ervas, banho de mar, de cachoeira, de fumo, de óleo, tudo isto para descarregar as más influências (espíritos maus) que dominam a pessoa. Quando era pequeno cansei de ver estes rituais num centro de macumba ao lado da minha casa no Bairro Alto Vera Cruz, em BH.
Escrevendo aos Gálatas Paulo faz menção, no capítulo 1.1-10, a respeito do outro evangelho. Se eu não estiver muito equivocado quanto ao opúsculo que escrevo sobre descarrego.  posso ver por meio destas e outras práticas absurdas atuais o outro evangelho do qual menciona Paulo aos Gálatas. Visionar estes pastores todos de branco em volta de uma mesa branca com seus utensílios de trabalho: rosa ungida, copo com água, me faz lembrar exatamente o ritual que via pela cerca de casa no centro de macumba comandado por dona Alzira,  minha vizinha.
            Os macumbeiros, para descarregar influências pesadas (encostos), utilizam as matas, encruzilhadas, cemitérios e portas de casas de pessoas. Quantas vezes você já não deparou com este tipo de macumba por aí? Infelizmente estas pessoas não estão se valendo do evangelho que é o Poder de Deus,  eles estão plagiando satanás. Outro dia vi perto de minha casa um destes “pastores” todo de branco com rosas que dizia estar ungidas, fazendo um ritual “evangélico” para retirada de encostos numa residência. Ungiram a rua, a casa e as pessoas;  novamente a minha mente me fez lembrar que era deste mesmo jeito que dona Alzira, a dona do centro ao lado de casa,  fazia quando era requisitada para um trabalho desta envergadura (macumba).
            O meu Deus não precisa imitar capeta algum, Ele é Poderoso Libertador de qualquer senda do mal (João 8.32,36). A fé em Cristo Jesus levará qualquer pessoa a obter proteção dos céus sobre qualquer espírito mal, não necessitando de nenhuma sessão de descarrego (Salmos 34.6). Quantas pessoas que estão sendo ludibriadas hoje a darem o que não têm para estes mercenários que usam a Palavra para levar vantagem financeira. Pedro deu seu alerta no seu tempo contra este evangelho falso e barato, Lutero fez o mesmo no seu tempo, quando o papa e seus súditos ludibriavam o povo para darem dinheiro à igreja em troca de um pedacinho de terra no céu. Agora chegou nossa vez de pregarmos sem nos cansarmos contra esta macumbaria disfarçada de evangelho. Quem salva é nosso Senhor nos concedendo do seu favor de que não éramos digno (Efésios 2.8.9), não são tais rituais com seus utensílios antibíblicos. Como aconteceu no tempo de Pedro e de Lutero, podemos ver que a história está se repetindo, os falsos cada vez mais ricos e o povo, pobre povo cada vez mais pobre.
            De acordo com a Palavra as heresias se repetem: “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. Haverá algo de que se possa dizer: “Veja! Isto é novo“? Não! Já existiu há muito tempo, bem antes da nossa época” (Eclesiastes 1.9.10). Assim como existiram as heresias sempre existiram também homens que,  orientados por Deus, se opuseram a estas inverdades. Você eu poderemos ser um destes, você não acha? Lutero só chegou a tal conclusão contrária do que acontecia em sua época quando passou a ter conhecimento da Palavra. Nosso reformador foi liberto (João 8.32).
            Deus hoje já nos tem dado também conhecimento de sua Palavra para que possamos lutar contra as heresias do nosso tempo. A exemplo de Lutero, o verdadeiro cristão luta contra qualquer prática doutrinária absurda, que desvaloriza o Poder do Evangelho de Cristo: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do Evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24). Que o Senhor te abençoe.
 
Com Carinho: Pr. Eliel Cruz de Souza – Pastor da Primeira Igreja Batista no Imbiruçu Betim – MG.  elielsouza8@hotmail.com
 http://www.batistas-mg.org.br  

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO