quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O ESPÍRITO SANTO E O CRENTE - AULA 32 - FASE 1 - 14.10.2015

Esclarecido o que é batismo com o Espírito Santo, vejamos em síntese, o relacionamento do Espírito Santo com o crente.
O verdadeiro crente tem o Espírito Santo habitando em si desde o dia da sua conversão. O crente é o santuário do Espírito (I Coríntios 2:12; 3:16; 6:19).
O Espírito Santo testifica de que somos filhos de Deus (Romanos 8:16,17).
O Espírito Santo é a garantia de nossa salvação. É o nosso penhor e nEle fomos selados (Efésios 1:13, II Co 1:22 e 5:5). Por estes textos afirma-se que pertencemos a Cristo. O sinal da posse é o selo do Espírito.
O Espírito Santo é o nosso consolador. Jesus disse que voltaria ao céu, mas deixaria o Consolador. Temos a presença de Jesus conosco permanentemente pilo Espírito Santo que habita em nós, Ele nos ajuda e nos dá ânimo sempre (João 14:16-18).
O Espírito Santo pode e deve encher a vida do crente. Lemos em Atos que os apóstolos foram cheios do Espírito e várias ocasiões (Atos 4:8,31). O apóstolo Paulo exorta-nos a que nos enchamos do Espírito Santo (Efésios 5:18b). O crente deve, pois procurar encher-se do Espírito Santo através de uma vida de submissão, obediência e comunhão com Deus.
O crente pode entristecer o Espírito Santo com o seu modo de agir e viver (Efésios 4:30). Uma vida de desobediência e dominada por desejos carnais entristece o Espírito Santo. O crente pode extinguir a ação do Espírito Santo em sua vida (I Tessalonicenses 5:19).
O crente só poderá produzir o fruto do Espírito Santo se andar no Espírito (Gálatas 5:25). O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). A preocupação principal do crente deveria ser em “andar em espírito” para que possa vencer todas as inclinações carnais. Em Gálatas 5: 16-26, Paulo mostra como podemos vencer as obras da carne: vivendo e andando pelo Espírito. A preocupação principal do crente não deve ser com os dons do Espírito e sim com o fruto do Espírito.
Finalmente devemos lembrar que o Espírito Santo não nos foi dado para nossa glorificação pessoal ou de nossa igreja, mas para a glorificação de Jesus Cristo. Jesus disse que “o Espírito me glorificará porque receberá do que é meu” (João 16:14). Quando alguém está cheio do Espírito Santo, em tudo ele glorifica apenas a Deus: no louvor, na oração, na anunciação do Evangelho, enfim, em tudo, a exaltação visa a pessoas do nosso Senhor Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

Ao converter-se o homem recebe o Espírito Santo. Quem convence o pecador dos seus pecados e da necessidade de aceitar a Cristo é o Espírito Santo.  A partir desse momento o Espírito habita na vida do crente. O seu corpo é templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19). Não há uma segunda bênção ou experiência para o recebimento do Espírito, pois, o crente verdadeiro já O recebeu no ato da sua conversão. O que o crente necessita é de poder do Espírito Santo em sua vida. Este poder virá com resultado de sua submissão a Deus e abandono de tudo que sentir ser pecaminoso em sua vida. O crente deve buscar ser cheio do Espírito Santo, isto é, ter uma vida inteiramente dominada pelo Espírito. Quando isto acontece, o crente apresenta em sua vida o fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23). O fruto vai modificar o caráter do crente tornando-o diferente do mundo e mais semelhante a Jesus Cristo. Além do fruto que deve mostrar em sua vida, todo o crente tem um ou mais dons do Espírito Santo em sua vida. Esses dons são concedidos pelo Espírito como Ele quer e não como o crente quer (I Coríntios 12:11). Os dons são dados para proveito comum (I Coríntios 12:7) para o que é útil. Os dons não devem ser motivos de contendas, divisões, espírito de superioridade, mas como concessões do Espírito em nossas vidas, para a realização da sua obre aqui na terra e glorificação do Seu nome. Paulo finaliza o capítulo 12 de I Coríntios dizendo: “Mas procurai com zelo os melhores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente”. Qual é este caminho? No capítulo 13 ele responde: É o amor. Sigamos  o caminho do amor e receberemos as maiores bênçãos em nossas vidas.
IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO - MG

www.ibatistacalvario.com.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO