quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que é nascer de novo?






IGREJA BATISA DO CALVÁRIO
Rua Alcides Batista, nº 64 – Morada do SolSão João do Paraíso – MG  -  CEP: 39.540-000



O que é nascer de novo?
João 3:1-10

Estudo 1
Tema: O que é nascer de novo? – João 3:1-10
 
 
Resumo do tema

O tema de hoje tem a ver com salvação. Para começar, é preciso encarar a seguinte questão: Você sabe para onde vai depois da morte? Com certeza, todas as pessoas alimentam expectativas em relação ao destino depois da morte, e é natural que a maioria tenha o céu como alvo. Diante disso, impõe-se uma reflexão a respeito do que pode garantir a presença no céu, quando a vida neste mundo acabar.

O texto do evangelho de João narra um encontro entre Jesus e Nicodemos, um membro do sinédrio, uma autoridade na cidade de Jerusalém. Apesar de estar sob o domínio do império romano, Jerusalém tinha um governo local formado por líderes religiosos. Neste grupo estavam os fariseus, uma classe religiosa que se achava superior aos demais, porque pensava que era capaz de cumprir tudo o que a lei determinava. Esse encontro aconteceu quando a cidade estava lotada de peregrinos de todas as partes, que tinham vindo celebrar a páscoa em Jerusalém.

O texto diz que Nicodemos foi procurar Jesus à noite. Por ser um fariseu e um líder religioso, provavelmente ele não queria ser identificado como alguém que estava interessado no que Jesus tinha para dizer. Nicodemos chegou respeitosamente à presença de Jesus e chamou-o de Mestre. Por ser Deus, Jesus leu o coração de Nicodemos e respondeu a pergunta que ele não fez em voz alta: Será que o que tenho feito me torna uma pessoa salva e parte deste reino que o senhor está anunciando? Jesus fez uma declaração chocante para Nicodemos: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”.

O Reino é um estado de relacionamento no qual o súdito resolve colocar-se sob o domínio do Rei. Alguém está no Reino quando se submete ao senhorio de Deus. Isto quer dizer obediência, adotar os mesmos valores, descobrir a cada dia a vontade dEle. O Reino não pode ser confundido com a igreja. O Reino está ligado ao aspecto interior, de adoção das leis do Rei, e de submissão a essas leis.

A necessidade de nascer de novo confundiu a cabeça de Nicodemos. Era como se Jesus tivesse dito: o que você fez até hoje não o colocou no Reino, ou seja, ser religioso não garante sua entrada no Reino. Isso deve ter sido aterrador para Nicodemos e pode ser para você hoje, também. Você pode ter uma história de vida na igreja. Pode ser que quando você nasceu, seus pais já fossem crentes. Você pode ter crescido ouvindo falar da vida eterna no céu. Você pode ir à igreja todos os domingos. Mas nada disso garante que você seja um cidadão do Reino. Nascer de novo é entender que nossos próprios méritos não nos levam ao Reino, mas que somente através de Jesus temos acesso a Deus, ou ao Reino, ou ao céu.

Por que nascer de novo? É preciso nascer de novo porque a religiosidade não purifica os pecados, e nem gera relacionamento genuíno com Deus. Precisamos nascer de novo porque a Bíblia afirma que estamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2:1-3). Nicodemos achava que por ser religioso, estava vivo. O problema é que, muitas vezes, a religiosidade nos afasta de Deus, porque a religiosidade se torna uma autojustiça. Muitos pensam assim: porque eu cumpro as regras da igreja e faço o bem aos outros, Deus me dará créditos para apagar os débitos do meu pecado.

Como nascer de novo? O novo nascimento é algo causado por Deus e não pelo homem. A Bíblia diz: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (João 3.5). Quando Deus age na vida de alguém, Ele purifica o coração, perdoa os pecados e derrama o Espírito Santo para que a pessoa seja capaz de obedece-Lo. Quando cremos em Jesus, a pena ou o castigo do pecado é retirado de nós. Fomos julgados na cruz, e o castigo que viria sobre nós, recaiu sobre Jesus.

A Bíblia garante que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Se você diz que crê no Senhor Jesus, mas sua vida continua a mesma, seus valores e estilo de vida não refletem Jesus, você precisa se perguntar: SERÁ QUE JÁ NASCI DE NOVO?



Perguntas para discussão em grupo

  1. Você tem certeza que irá para o céu depois da morte?
  2. O que garante que depois da morte você irá para o céu?
  3. Quem Deus deseja que vá para o céu?
  4. O que significa nascer de novo?
  5. O que muda na vida daqueles que nascem de novo?
  6. Freqüentar a igreja desde pequeno, porque seus pais eram crentes, garante que você faz parte do Reino?
  7. Para onde você vai se morrer sem ter aceitado a Jesus como salvador pessoal?
 Fonte: http://www.ibmorumbi.com.br

Cláudio Duarte/ organizado por Pr. Marcelo Quadros





            Queremos ser uma bênção para você,
Em compromisso e dedicação.
O amor é Dom de Deus.

 “Nós fazemos o possível e nosso Deus, o impossível”

Nosso objetivo é edificar uma igreja de vencedores, que prevalecem sobre o pecado, o diabo, a carne e o mundo. Onde cada membro é um Ministro, cada casa uma igreja, conquistando assim, a nossa geração para Cristo, através da Palavra de Deus

Igreja Batista do Calvário

Pastor:Marcelo Quadros

                                                          
                                                             Celular: 38-9928.1340
Email: ibatistadocalvario@yahoo.com.br

Blog: www.marcelooquadros.blogspot.com

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO