domingo, 22 de setembro de 2013

Flávio Souza: O aluno que perde aula não perde nada


O renomado professor pesquisador Pedro Demo costuma escrever nos textos que publica que o aluno que perde aula não perde nada.  O que ele realmente quer dizer com essa afirmação? Devido à baixa qualidade do ensino público brasileiro, estaria o estimado professor desqualificando a instituição escola e propondo uma desescolarização da sociedade brasileira?
A aula que o professor Pedro Demo critica é aquela que está fundamentada apenas na transmissão da informação. Ele propõe uma educação através da pesquisa, na qual a investigação, mediada pelo professor pesquisador, seja a base do processo de construção e reconstrução do conhecimento pelo educando.
Será que o ensino público brasileiro apresenta a estrutura necessária para possibilitar uma educação através da pesquisa? Será que os cursos de formação de professores formam esses profissionais com as competências e habilidades necessárias para o exercício de uma prática docente através da pesquisa? Será que os estudantes da escola pública estão dispostos a enfrentar os desafios de uma educação através da pesquisa? Quais são as mudanças que precisam ser implantadas para a promoção de uma educação através da pesquisa?
Uma vez, durante uma aula de física, eu li no caderno de um aluno a seguinte frase: “não sou eu que mato a aula, é ela que me mata”. Percebo uma estreita relação entre essa frase e o pensamento do professor Pedro Demo. Mas supondo que eu não seja um bom professor, e que minhas aulas sejam sempre chatas, e que minha metodologia seja sempre inadequada, e que nada do que eu digo seja relevante. Tudo isso justificaria uma atitude constante de indiferença do aluno a minha aula? Qual é mesmo a responsabilidade do aluno diante da construção do seu próprio conhecimento?
A aprendizagem é uma das características da vida. Aprender é viver.  Todo ser vivo aprende. A aprendizagem implica em desenvolvimento. Portanto, se o estudante não aprende, ele não consegue desenvolver todas as suas potencialidades e, de certo modo, restringe sua própria existência.
É evidente que o professor Pedro Demo está correto. Se o aluno falta aula que não promove aprendizagem, então ele realmente não perde nada. Aliás, ele ganha! Ganha tempo que pode ser usado para o desenvolvimento de suas potencialidades em outros ambientes, tempo que pode ser usado para viver a vida mais intensamente.
Entretanto, quando o aluno perde aula mesmo estando presente fisicamente na sala de aula, ele perde muito. Ele perde o seu precioso tempo. Ele perde a possibilidade de aprender devido a sua indiferença, sua apatia, sua morbidez e, consequentemente, limita o desenvolvimento de suas potencialidades, perdendo um pouco sua vida a cada aula perdida.
Fonte:  http://www.itagiemfoco.com.br/2013/09/o-aluno-que-perde-aula-nao-perde-nada.html

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO