terça-feira, 20 de agosto de 2013

PORQUE UTILIZAMOS HINÁRIOS?

Ao examinar os apelos em favor do uso de hinos na adoração, encontramos algumas falácias: apelos à autoridade, à tradição, à sofisticação e outras. Em qualquer discussão sobre adoração, deveríamos usar argumentos corretos e lógicos. Como poderíamos defender o culto racional usando argumentos irracionais? Temos excelentes motivos para continuar usando hinos, não precisamos lançar mão de mitos e falácias.
Mesmo os artistas cristãos contemporâneos voltam sempre aos antigos hinos, em releituras dos arranjos ou em tributos simples. Nenhuma campanha de boicote aos hinos seria bem-sucedida nas Igrejas Batistas Bíblicas e Fundamentalistas atuais.
Mas, antes de tecermos elogios a essa rica herança, devemos deixar algo bem claro: o hinário não é comparável à Bíblia, ele não é um livro inspirado. Teologicamente, a expressão “inspiração” é dedicada apenas às pessoas que recebem uma revelação divina diretamente. O hinário não é infalível, intocável ou canônico. Ele é dinâmico, sujeito a alterações e ajustes.
Dito isso, vamos a algumas razões pelas quais amamos os hinários e deveríamos continuar com eles:

1) o hinário contém teologia em forma de música. Após séculos de reflexão e seleção, compilamos hinos que abordam praticamente todos os principais temas bíblicos. Apesar de alguns equívocos teológicos, o hinário tem sido geralmente fiel à verdade bíblica. Na verdade, muitos hinos são didáticos e apologéticos: foram escritos para ensinar doutrinas e combater heresias e práticas errôneas. Enquanto na música contemporânea, alguns temas ainda aguardam por compositores criativos, o hinário preenche bem essa
s lacunas.

2) O hinário cobre toda a condição humana. Nele, temos a trilha sonora para momentos de alegria, reflexão, tristeza e até desespero. Cada aspecto da vida humana é retratado, tanto no aspecto horizontal (relacionamentos humanos) quanto no

vertical (relacionamento com Deus). Nesse sentido, os hinos continuam contemporâneos.

3) O hinário contém excelência poética. Encontramos expressões poéticas sublimes e refinadas. É interessante ver como frases e expressões características dos hinos encontram eco nas composições contemporâneas. Embora existam expressões e palavras extremamente rebuscadas ou desatualizadas, os hinos conseguem dar beleza à eloquência teológica de sua mensagem.

4) O hinário contém diversidade musical. Conheço poucas fontes culturais que ofereçam tanta diversidade de estilos musicais em um só volume. Na verdade, não me lembro agora de nenhuma outra fonte (songbooks, coletâneas, compilações) que ofereça isso! O hinário abre diante de nós uma história musical de quase 2 mil anos. É uma expedição cultural que passa pelo canto gregoriano, o cantochão, os salmos métricos, as melodias inglesas, alemãs, francesas, irlandesas, judaicas, puritanas, negro spirituals, o country, o gospel e toda a gama de obras evangélicas dos séculos 18 ao 21.
Encontramos linhas melódicas em escala pentatônica simples e também melodias mais complexas. O hinário com a partitura é um grande incentivo à educação musical em nossas igrejas. Para os amantes da música sacra, o hinário é obrigatório.
5) o hinário contém repertório todo tipo de grupo musical (vocal e instrumental). Apesar de ser uma obra congregacional, ali há material para corais, conjuntos, quartetos e trios. Com um hinário você tem em mãos arranjos simples, prelúdio coral, fantasia coral e a base para bandas e orquestras. Instrumentistas podem praticar leitura e improviso usando o hinário

6) O hinário contém história. Muitos hinos são produto de uma época, de uma circunstância especial. Saber o contexto histórico da composição, conhecer seu autor e sua motivação para compor pode transformar um hino aparentemente sem-graça num brilhante troféu da graça de Jesus. Precisamos descobrir o que levou Lutero a escrever “Castelo forte” (323 CC); ou o que há por trás de “Vós, criaturas de Deus Pai” (224 HCC), de Francisco de Assis. Desafio: pesquise a história ligada ao hino “Sou Feliz com Jesus” (398 CC) e você nunca mais vai cantá-lo da mesma forma.

7) O hinário pode ser usado na devoção pessoal. Cantar um hino e meditar em sua letra na tranqüilidade do lar é um excelente exercício devocional. Ler a Bíblia, orar e cantar hinos é a fórmula seguida por milhares de cristãos durante séculos. É um privilégio poder ter momentos devocionais na companhia de Lutero, John Newton e Charles Wesley. Quem desprezaria a oportunidade de fazer um culto de pôr-do-sol ao lado de Isaac Watts e Fanny Crosby?

Além disso, os hinários trazem textos bíblicos e leituras responsivas adequadas ao culto familiar.
Aqui cabe um questionamento: se o hinário está realmente sendo desprezado pela atual geração nas igrejas, o que ocorre com hinários nos lares? O que ocorre nas igrejas é causa ou sintoma?

O hinário tem apelo emocional. Ao contrário do que podemos supor, nossos hinos tradicionais podem tocar as emoções profundamente. As músicas e letras antigas podem até mesmo provocar catarses emocionais. Existe uma ideia repetida em palestras sobre música sacra de que as canções contemporâneas são emocionais, enquanto os hinos são racionais. Isso não é verdade. É muito simples verificar como os hinos tocam as pessoas: bastam alguns acordes de “Mais Perto Quero Estar” (283 CC) ou “Vem Filho, Vem!” (231 CC) para que memórias sejam ativadas e lágrimas escorram no rosto de cristãos que estão há mais tempo na batalha. Na verdade, é o modo frio, mecânico e mal-planejado como usamos os hinos que os tornam insípidos. Mas isso tornaria qualquer canção insípida.
No mínimo, a intimidade com os hinos enriquece culturalmente. Mas os benefícios espirituais podem ser comprovados por várias gerações de cristãos que testaram e aprovaram os hinos.
Fonte: Pagina de facebook de Oziel Sales:  

Igreja Batista da Vitória em Cotia

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO