quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIÇÃO 6 O QUE A BÍBLIA É

1.2 O QUE A BÍBLIA É
A Bíblia é a Palavra de Deus. Tudo que há na Bíblia desde o livro de Gênesis até o fim de Apocalipse é a Palavra de Deus. Tudo foi inspirado por Deus. Para isto Deus usou cerca de 40 homens de épocas diversas, de diferentes condições sociais, culturais e econômicas. O primeiro livro da Bíblia foi escrito por volta do ano 1400 a.C. e o último no final de século I da era cristã. Foram, portanto, mais ou menos quuinze séculos para que a revelação de Deus fosse completada. Apesar de tudo isto, quando lemos a Bíblia temos a impressão de unidade. Isto porque na realidade o seu verdadeiro autor é Deus, que se utilizou de homens para concretizá-la.
A Bíblia é a revelação direta de Deus aos homens. Toda ela é inspirada. Por esta razão ela continua sempre atual. A sua mensagem serve para os dias de hoje, do mesmo modo que serviu a todas as gerações anteriores. Por mais que os homens tenham desejado destruí-la de todas as formas, eles nunca conseguirão. Deus a tem preservado ao longo de todos os séculos.
A Bíblia é o nosso livro por excelência do crente em Cristo Jesus. É o livro que deve ser lido e meditado diariamente para que seus ensinos atuem na vida dos seus leitores. A Bíblia traz o conhecimento necessário para o viver diário. Em suas paginas encontra –se revelada a vontade de Deus para a vida dos homens. Ali estão os seus planos e propósitos. Também há conforto e encorajamento para todos os dias.
A Bíblia é para o crente a única regra de fé e conduta. Os tempos mudam.Há progresso e evolução nas civilizações, mas os princípios bíblicos são imultáveis. O ensino que valeu para os dias apostólicos, vale para hoje. Os conceitos de moral emitidos por nosso Senhor e seus apóstolos permanecem como naqueles dias. Para o crente a base de toda a sua fé é a Bíblia. Nada mais de novo pode ser revelado. Ali a revelação divina ficou completa. A Bíblia é também o roteiro da conduta do crente em todos os momentos e em qualquer circunstância. Não há outra autoridade que se iguale ou supere a Bíblia.
A Bíblia é a arma que o crente tem a seu dispor para vencer os dardos inflamados do maligno.
1.3 A MENSAGEM DA BÍBLIA
A Bíblia apresenta a mensagem de Deus aos homens. A principal mensagem que o homem vai encontrar nas páginas da Bíblia é a mensagem de vida eterna (João 3:16). Na Bíblia o homem vai sentir que é um pecador e precisa de salvação. Depois que o homem encontra a salvação em Cristo ele vai encontrar a mensagem de santificação e das bênçãos que Ele tem para o crente.
Na Bíblia o homem descobre a relação que há entre Deus e ele. Vai poder conhecer a Deus como Ele realmente é. Vai compreender que o homem foi criado por Deus para manter perfeita comunhão com Ele.
A Bíblia mostra ao homem como viver feliz aqui na terra em comunhão com Deus e com os seus semelhantes e o céu maravilhoso que Ele tem preparado para os que querem receber a sua mensagem. A Bíblia mostra também porque o mundo sofre e a causa de todas as misérias: afastamento de Deus por causa o pecado. Mostra ainda o futuro triste e terrível do homem que não ouvir a Palavra de Deus: a condenação eterna do inferno (Mt 25:41).
Enfim, a Bíblia tem a mensagem completa para vida do homem, o relacionamento entre ambos, modo de viver, agir, tudo está na Bíblia. Não há lugar para mensagem com novas visões e revelações. Tudo já foi revelado na Bíblia.
CONCLUSÃO
Pelo que dissemos sobre a Bíblia e por muito mais que poderíamos dizer a bíblia deve ser o livro mais importante na vida do crente. Deve ser lida diariamente. Seus ensinos devem permear todos os pensamentos do crente. A Bíblia deve ser a bússola que orienta todos os seus passos. Deve ser o manual que mostra o que é certo e o que é errado. Deve ser estudada e meditada com todo o carinho.
Procure ler, estudar e meditar nos ensinos da Bíblia. Para iniciar a sua leitura, incline a sua cabeça em oração e peça ao Senhor sua iluminação e orientação sobre o que irá ler. Faça a leitura com toda a reverência. Ao terminar a leitura, ore novamente pedindo a Deus que lhe ajude a seguir aqueles ensinos preciosos para a sua vida diária. Faça esforço para ler a Bíblia diariamente, ainda que sejam alguns versos.
TEXTO BASICO DA LIÇÃO: Salmo 119; Atos 17:1

PERGUNTA SOBRE A LIÇÃO
1-O que é a Bíblia?
2-A Bíblia é a Palavra de Deus ou contem a Palavra de Deus?
3-Porque a Bíblia existe?
4-Qual a mensagem de Deus para o homem pecador? E para o crente?
5-Explique o que significa: “A Bíblia é a única regra de fé e ordem”.
6-Como devemos ler e estudar a Bíblia?
7-Com que freqüência devemos ler a Bíblia?
8-Pode haver novas revelações que não estejam contidas na Bíblia?
9-há outros livros que têm o mesmo valor em matéria de fé e orientação espiritual que a Bíblia?
10-Todos os ensinos da Bíblia são válidos para os dias e hoje?

LEITURAS DIÁRIAS
2ª. Feira – 2 Timóteo 3:1-14
3ª Feira - Provérbios 30: 3-6
4ª Feira - Romanos 1:15-25
5ª Feira - Hebreus 4:12
6ª Feira - João 5:39
Sábado - 2 Pedro 1:20-21
Domingo - Apocalipse 22:18-19

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO