terça-feira, 7 de junho de 2011

LIÇÃO 5, A BÍBLIA SAGRADA

INTRODUÇÃO
O termo Bíblia vem do grego e significa livros. É o livro dos livros.
A bíblia divide-se em duas partes: O Velho e o Novo testamento. O velho testamento tem 39 livros e o Novo Testamento tem 27, somando ao todo 66 livros em toda a Bíblia. Até 1545 todas as Bíblias continham o mesmo número de livros, quando a Igreja Católica Apostólica Romana, no concilio de Trento, no mesmo ano, aprovou acrescentar 7 livros chamados apócrifos, a Bíblia e colocar acréscimo aos livros de Ester e Daniel. Os judeus, como nós evangélicos, não aceitam estes acréscimos como livros inspirados por Deus. O Velho Testamento nosso é igualzinho ao Livro da Lei dos Judeus.
O Velho Testamento apresenta como Deus, no principio, criou os céus e a terra, o homem; como o pecado entrou no mundo, a preparação de um povo especial (os hebreus) para ser a fonte da revelação divina e através do qual traria o Salvador do mundo. O Velho Testamento ainda apresenta os planos e preparativos de Deus para a salvação do homem através do Messias que enviaria ao mundo. O Novo Testamento registra a vida e a obre de Cristo em favor do homem. Mostra como Jesus Cristo fundou a sua Igreja, o seu desenvolvimento e a sua constituição. Toda a revelação divina e todas as doutrinas foram expostas no Novo Testamento. Nada mais pode ser acrescentado ao que foi revelado e escrito.
Para facilitar a leitura e estudo da Bíblia, ela foi dividida em capítulos e versículos. Primeiramente não havia esta divisão.
1.1  RAZÃO DE SER DA BÍBLIA
1.1.1 a Bíblia existe porque Deus existe. Pode parecer estranho esta afirmação. Mas a verdade é que a Bíblia só existe porque há um Deus que inspirou e orientou os homens que a escreveram. Sem o verdadeiro autor, não teríamos a obra.
1.1.2    A Bíblia existe porque Deus precisava revelar-se aos homens de todas as gerações. O homem tem conhecimento de Deus através das obras da natureza (Salmo 19:1; Romanos 1:20) e do que Deus gravou na sua alma (romanos 2:15). O homem ainda podia conhecer a Deus através das manifestações mais variadas feitas por meio de anjos e profetas, mas havia necessidade de uma palavra escrita que permanecesse. Os homens nada podiam saber do deus verdadeiro se não fosse a revelação direta: a Bíblia. A revelação indireta através das obras da natureza e da consciência do homem não bastava. Para conhecer o Criador, seu amor pelos homens, o que Ele deseja de sua criatura, era preciso eu inspirasse homens para escreverem a Bíblia Sagrada.
                                                                                                                      Fonte: Doutrinas Batistas Analozadas

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO