terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

TIAGO: O Cristão e as Provações - AULA 46 - 06-FASE 2 - 24.02.2016.


Quebra-gelo:

Pare, pense e compartilhe: após a sua conversão a Cristo, os problemas e tribulações de sua vida aumentaram, diminuíram e continuaram com a mesma intensidade?

Introdução:

Um grave engano tem circulado no meio evangélico brasileiro já há algum tempo. É a idéia de que o cristão, o filho de Deus, é uma pessoa especial, que não enfrenta os problemas comuns aos seres humanos, tais como: enfermidades (físicas, emocionais e mentais); desemprego e crises financeiras; crises familiares, seja no casamento e/ou no relacionamento com os filhos; perseguições; acidentes e fatalidades, etc. Tem-se a idéia de que somos super-homens e super-mulheres, imunes àquilo que atinge os meros mortais.

Não há nada mais alienante e irreal do que essa idéia. A Bíblia Sagrada nem sequer sugere tal coisa. E qual é a gravidade disso? A questão é que, quando um cristão assim pensa e começa a enfrentar tribulações em sua vida, começa, também, a questionar e duvidar de sua fé, de Deus, da Palavra e, até mesmo, a pensar em voltar atrás. Sendo assim, é muito importante conhecermos o que as Escrituras têm a dizer sobre esse tema, “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4.14). É isso que faremos na lição de hoje, a partir de Tiago 1.2.

Desenvolvimento do ensino:


Texto-base: Tiago 1.2
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações.

1. O cristão, como qualquer outro ser humano, passa por provações

No versículo acima, Tiago encoraja seus destinatários a reagirem com alegria diante das provações. Sabemos que ele escreveu sua epístola para cristãos, o que é evidenciado pelo uso repetido da expressão “meus irmãos” (tipicamente cristã) ao longo do texto. A partir disso, podemos concluir que Tiago escreveu para cristãos que estavam enfrentando provações e que, então, tribulação é algo que faz parte da vida cristã. Há alguns outros textos da Bíblia que confirmam essa idéia. Jesus advertiu: “No mundo, passais por aflições” (João 16.33). Lucas registrou: “através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14.22). Paulo escreveu: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Timóteo 3.12). Assim sendo, renove sua mente no que se refere às tribulações, aceite o fato de que irá enfrentá-las e esteja pronto para isso.

  1. Como você reage diante da idéia e do fato de que tribulações fazem parte da vida cristã?

2. As origens das provações

Firmada a idéia de que o cristão, como qualquer outro ser humano, passa por provações, eis algumas perguntas: Quais as origens das tribulações? De onde elas surgem? Como elas brotam em nossas vidas? No texto desta lição, Tiago fala de “várias” provações. A palavra correspondente a “várias”, no grego, tem o sentido de várias cores, multicor. Sendo assim, há diversos tipos de provações, as quais têm diversas origens. A partir da Bíblia, e de maneira geral, podemos apontar quatro delas:

  • O pecado: O pecado gera provações em três níveis: 1. Vivemos em um mundo caído, amaldiçoado por causa do pecado de Adão e Eva (cf. Gn 3.17-19); 2. Somos pessoas corruptas, corrompidas pelo pecado, ou seja, nossa essência é pecadora (cf. Gn 6.5); 3. Pecamos ao não obedecer à vontade de Deus, ou seja, nossos atos podem ser pecaminosos. O pecado, a partir desses três níveis, gera tribulações e sofrimentos em nossas vidas.

  1. A partir do que foi ensinado, você identifica provações em sua vida que foram geradas por pecados? Poderia compartilhá-las?

  • Escolhas erradas: Não só o pecado nos leva à tribulação e ao sofrimento, mas, também, escolhas erradas. O que vem a ser isso? Não são escolhas pecaminosas, mas, sim, escolhas que, de alguma forma, não foram bem feitas, seja por precipitação, falta de sabedoria, falta de conhecimento, etc.

  1. A partir do que foi ensinado, você identifica provações em sua vida que foram geradas por escolhas erradas? Poderia compartilhá-las?

  • Satanás: 1 Pedro 5.8 diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Sendo o diabo nosso adversário, certamente iremos passar por tribulações e sofrimentos causados pelos seus ataques.

  1. A partir do que foi ensinado, você identifica provações em sua vida que foram geradas por ataques do diabo? Poderia compartilhá-las?

  • Deus: A Bíblia nos mostra que Deus pode ser a origem da provação pela qual estamos passando. O livro de Jó é o maior exemplo disso. Deus assim age para aperfeiçoar o nosso caráter e a nossa fé nele. Outra razão para isso está em João 3.19: para trazer glória ao seu nome.

  1. A partir do que foi ensinado, você identifica provações em sua vida que foram geradas pela mão de Deus? Poderia compartilhá-las?

Conclusão:

Podemos chegar a algumas conclusões a partir do que foi dito até agora:
  1. Provações, tribulações e os conseqüentes sofrimentos fazem parte da vida cristã normal. Sendo assim, prepara-se para enfrentá-las;
  2. Há diversas origens para as provações, sendo que duas delas estão diretamente ligadas a nós, quais sejam: os pecados que cometemos e as escolhas que fazemos. Se é inevitável que soframos por: vivermos em um mundo caído; sermos, em essência, pecadores; e sermos atacados pelo diabo e provados por Deus, aumentaremos a intensidade de nossas provações contribuindo com pecados e escolhas erradas? Sendo óbvia a resposta, devemos decidir que, no que depender de nós, eliminaremos de nossas vidas as tribulações e os sofrimentos, vivendo em santidade e buscando sabedoria para fazer escolhas corretas.

Desafios:

Na semana que se segue, reflita sobre as provações pelas quais você tem passado, classificando-as conforme a origem. Quais são as originadas de pecados e escolhas erradas? É possível solucioná-las? Quais são os pecados que você tem que abandonar? Quais são as escolhas corretas que você tem que fazer?

Quais são as originadas por ataques de Satanás? E pelas mãos de Deus? Como você poderia resistir a esses ataques e vencê-los? Como você deveria responder à provação que Deus coloca em seu caminho?

Momento sós com Deus:

Até a próxima reunião, separe um tempo para meditar sobre o texto de Tiago 1.2-4. Busque a principal mensagem do texto e como você pode aplicá-la à sua vida.



IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
www.ibatistacalvario.com.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO