domingo, 16 de agosto de 2015

QUEM É JESUS? Eu Sou a Ressureição e a Vida AULA 16 - FASE 1 - 17.06.2015


Introdução

A afirmação de Jesus que estudaremos na lição de hoje está no contexto de um grande milagre. Um dos maiores realizados. A ressurreição de um homem que estava quatro dias morto. A ressurreição de Lázaro. Ao operar esse feito extraordinário, Jesus disse que ele mesmo era a essência do milagre. Ele é a ressurreição e a vida.

Desenvolvimento do ensino

Texto – base: João 11

Os fatos da vida de Lázaro apresentados pelo presente texto bíblico podem ser aplicados como uma ilustração de nossa caminhada espiritual. Assim como ele, podemos passar por algumas fases em nossas vidas. São elas:

1.A semalhança de Lazaro, estávamos (estamos) mortos


O apóstolo Paulo, em Efésios 2.1-3, nos diz: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. A Bíblia nos ensina que, antes de nos encontrarmos com Cristo, estávamos mortos espiritualmente, vivendo de maneira completamente independente e à parte de Deus e de sua vontade. Nesse tempo, nós seguíamos a três mestres malignos: ao mundo (sistema de crenças e valores contrários a Deus); ao diabo (ser que é a personificação do mal e que faz oposição a Deus); e à carne (natureza humana corrompida e inclinada para o mal). Por conta disso, estávamos destituídos da
glória de Deus (cf. Rm 3.23) e debaixo de sua ira (cf. Rm 1.18).

2. À semelhança de Lázaro, Jesus nos chamou (nos chama) da morte para a vida

A continuação do texto de Efésios, acima citado, diz: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”. Quando estávamos mortos em delitos e pecados, Jesus, movido por grande graça e misericórdia, nos deu vida. À semelhança de Lázaro, ele nos ressuscitou. Conforme a Bíblia, a maneira de uma pessoa se apossar dessa ressurreição graciosa é mediante a fé. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef 2.8).

3. À semelhança de Lázaro, trouxemos para a vida alguns resquícios do tempo na morte

O presente texto nos diz que Lázaro, ao sair do túmulo, estava com as mãos e os pés atados por faixas de linho e com o rosto envolvido por um pano. Ele se locomovia com dificuldades. Não podia enxergar direito o que estava ao seu redor, nem mexer as pernas e os braços com liberdade. Isso também acontece conosco. Segundo Ed René Kivitz, “assim como Lázaro estava 100% vivo, mas ainda estava com faixas envolvendo sua cabeça e membros, assim também nós, já estamos 100% vivos em Cristo, mas ainda não desfrutamos plenamente desta vida”. Apesar de estarmos livres da morte espiritual, ainda enfrentamos o pecado e as conseqüências advindas dele dia após dia. Precisamos ser libertos de algumas ataduras que ainda nos prendem. Paulo relata sua experiência quanto a isso, dizendo: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.15-24).

Conclusão e Desafios

Após esse estudo, podemos nos  identificar com uma destas duas situações:

1.    Ou estamos mortos espiritualmente e vivendo à parte de      
Deus;
2.    Ou experimentamos o poder da ressurreição, mas ainda estamos presos a pecados que nos impedem de desfrutar uma vida de plenitude em Cristo.
Se você se enquadra na primeira opção, Jesus disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (Jo 11.25,26). Peça a Jesus para te ressuscitar e te dar uma nova vida. Para que isso aconteça, é necessário que você creia nele.

Se a sua opção é a segunda, pense, agora, em quais são as faixas que estão impedindo que você caminhe com liberdade pela vida cristã. Eis algumas possilidades:

•     Pecado que “tão de perto rodeia” (Hb 12.1);
•     Relacionamentos intrincados (Mt 18.15-20);
•     Prioridades erradas (Mt 6.33);
•     Envolvimentos religiosos no passado (At 19.18-20);
•     Dificuldades com auto-aceitação (Sl 139);
•     Mágoas e ressentimentos (Mt 6.14,15);
•     Lembranças amargas (Lm 3.19,20).

Assim como Jesus pediu para algumas pessoas tirarem as faixas de Lázaro (cf. Jo 11.44), peça ajuda a pessoas de confiança, de modo que você seja liberto desses pecados. Tiago 5.16 diz: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO