segunda-feira, 24 de agosto de 2015

QUEM É JESUS? EU SOU O CAMINHO, EU SOU O BOM PASTOR - AULA 18 - FASE 1 - 08.07.2015

  
INTRODUÇÃO

Na última lição, estudando o texto de João 10.9, aprendemos que Jesus é a porta. Na continuação desse texto, Jesus afirma ser o bom pastor e explica o significado disso para a vida de cada um de seus discípulos. É sobre isso a lição de hoje.

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Texto-base: João 10.11-18 e Salmo 23

Leia João 10.11-18. Segundo Jesus, pode-se considerar um bom pastor aquele que é capaz de, em uma situação de perigo, dar a sua vida pelas ovelhas, caso isso seja necessário. Além disso, o bom pastor conhece intimamente cada uma de suas ovelhas, as quais também o conhecem, reconhecendo-o quando está por perto. No caso de um mercenário, alguém que é contratado a troco de um salário para apascentar ovelhas, não é assim. Em uma situação de perigo, como as ovelhas não lhe pertencem, ele as abandona e foge. A grande diferença entre um bom pastor e um mercenário é o amor pelas ovelhas. O bom pastor as ama verdadeiramente e deseja, de fato, cuidar delas.

Jesus é o bom pastor. Ele deu a vida para livrar suas ovelhas da morte. Ele conhece suas ovelhas intimamente e anseia que elas também o conheçam. Ele ama suas ovelhas e deseja cuidar delas.

1.  Jesus é o bom pastor. E você, é uma ovelha de Jesus?

O Salmo 23, nos apresenta uma série de benefícios experimentados por aquele que tem ao SENHOR como pastor. O versículos 1 nos diz que “nada faltará” a quem é ovelha dele. Ter ao SENHOR como pastor é suficiente quanto às necessidades que uma pessoa pode apresentar; ele lhe suprirá a todas.

1. Não faltará restauração
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma (vv. 2,3)

Feche os olhos e imagine a cena: um gramado verde e cheiroso e um riacho com águas cristalinas e frescas ao seu lado. Ouça o som do caminhar das águas por entre as pedras! Principalmente para pessoas que vivem em uma metrópole como Belo Horizonte, esse é um ambiente que lembra paz e sossego. No caso de um pastor com suas ovelhas, esse é o lugar ideal para um momento de repouso e descanso; uma oportunidade para se recobrar as forças. É a isso que o salmista está se referindo nos versos acima citados. Àqueles que são suas ovelhas, o SENHOR lhes dá refrigério à alma. A ideia de refrigério, neste texto, é restauração ou renovação das forças. Quanto a isso, Jesus diz, em Mateus 11.28-30:
Repouso, descanso e alívio. No mundo contemporâneo, dominado pelo “capitalismo selvagem”, onde a pressão e a cobrança ocorrem em demasia, essa é a
oportunidade oferecida por Jesus aos seus discípulos.

2.      Você tem experimentado do refrigério à alma que o pastor oferece às suas ovelhas?

2.  Não faltará orientação

Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome (v.3)
Estando fora do aprisco, a ovelha é guiada por seu pastor no que se refere à trajetória a ser seguida. Essa é uma ação de liderança. O pastor lidera as ovelhas em seu caminhar. Ele as orienta quanto ao melhor caminho a ser tomado. No caso do SENHOR e suas ovelhas, ele as guia por uma vereda de justiça. Isso pode ser aplicado de duas maneiras. Primeiramente, a orientação de Jesus aos discípulos vai em direção à santidade. Em 1Tessalonicensses 4.3, Paulo escreve: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”. Jesus nunca guiará suas ovelhas por um caminho de injustiça. Quanto a questões que envolvam o pecado, não é necessário ter dúvidas. A trajetória já está indicada.

Em segundo lugar, o SENHOR tem para suas ovelhas orientações quanto às escolhas que terão que fazer no decorrer da vida. A Bíblia nos mostra, em muitos textos, Davi, quando rei de Israel, consultando ao SENHOR antes de tomar uma decisão. Isso fez com que ele fosse bem-sucedido naquilo que se propôs a fazer (cf. 1Cr 14.8-17). Em Tiago 1.5, o apóstolo faz uma colocação interessante: A sabedoria é um importante conceito bíblico e pode ser conceituada como a arte de se fazer boas escolhas, ou escolhas certas. Segundo Provérbios, o princípio da sabedoria é o temor ao SENHOR (Pv 1.3), ou seja, o temor ao SENHOR nos leva a fazer boas escolhas. O resultado disso é uma vida bem-sucedida (cf. Sl 128.1).

3.      Você tem andado por caminhos de injustiça? Já os confessou a Deus e se arrependeu? Já os confessou ao seu líder espiritual?
4.      Você tem consultado ao SENHOR antes de tomar uma decisão? Tem pedido a ele sabedoria para escolher a melhor opção?

3.  Não faltará proteção

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (v.4)
Em sua caminhada, uma ovelha pode, acidentalmente, se perder do restante do rebanho e entrar em um vale escuro e sombrio. A escuridão a impede de caminhar com firmeza. O vento lhe provoca calafrios. Predadores podem estar escondidos em qualquer lugar. O medo e a insegurança batem em seu coração. Com as ovelhas do SENHOR isso não acontecerá! O salmista diz que, mesmo que estivermos em um momento de perigo extremo e de angústia, não precisaremos temer nenhum mal, porque o pastor estará ao nosso lado. Ele mesmo disse: “De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5).
A presença do pastor com seu bordão e cajado em mãos deve nos trazer conforto e alívio. Está escrito no Salmo 118.5,6: “Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga. O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?”.

5.      Você tem percebido a presença do SENHOR ao seu lado em momentos de perigo e de angústia?

6.      Você tem clamado a Deus em meio à tribulação e crido em sua resposta?

4.  Não faltará provisão

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda (v.5)
Diariamente, o pastor tira suas ovelhas do curral e as leva para pastar e se alimentar. Enquanto elas comem, ele fica por perto, observando-as. Se, neste contexto, um grupo de lobos descobrir as ovelhas tranquilamente pastando e se alimentando, não se aproximarão para atacá-las, pois verão o pastor por perto. O máximo que poderão fazer será ficar a certa distância, contemplando as ovelhas a se fartar enquanto ficam famintos. Essa


 é a imagem que o salmista tem em mente ao escrever o versículo acima. Quando o SENHOR é o nosso pastor, ele nos abençoa abundantemente, nos provendo de tudo o que precisamos (seja material ou espiritualmente), à vista de nossos inimigos, os quais não podem fazer nada contra nós! O verbo hebraico traduzido por “ungir” (“unges-me a cabeça com óleo”) também tem o sentido de ser gordo, engordar, ficar gordo, tornar próspero. O verbo traduzido por “transbordar” (“o meu cálice transborda”) tem a idéia de saturação. O que essas frases querem dizer, então, é que o SENHOR nos provê de maneira tão abundante e próspera que ficamos completamente saciados e satisfeitos. Essa foi a experiência de Davi em muitas das guerras que empreendeu. O SENHOR lhe concedia a vitória e lhe permitia levar grandes riquezas para

Israel, enquanto os inimigos observavam derrotados e invejosos.

7.      Você tem experimentado da provisão do SENHOR em sua vida? Tem reconhecido isso nos detalhes e nas mais diversas áreas?

5.  Não faltará aceitação

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre (v.6)

Não se sabe ao certo quando Davi escreveu este salmo. Talvez tenha sido enquanto era um garoto a cuidar das ovelhas de seu pai. Independentemente disso, pode-se afirmar que Davi era um homem que conheceu a bondade e a misericórdia de Deus todos os dias de sua vida. Segundo suas próprias palavras, quando jovem-garoto, um urso e um leão atacaram o rebanho de ovelhas de seu pai. Ele os feriu e os matou, livrando, assim, as ovelhas do perigo. Em seu coração, o SENHOR lhe havia concedido a vitória (cf. 1Sm 17.34-37). Bondade e misericórdia. Tempos mais tarde, diante do desafio de Golias, Davi não se deixou intimidar, mas, em nome do SENHOR dos exércitos, enfrentou o gigante e o derrotou por completo

1Sm 17.40-51. Bondade e misericórdia. Após o adultério com Bate-Seba e o assassinato de seu marido

Urias, um de seus valentes soldados, Davi, confessando o seu pecado ao SENHOR e ao profeta Natã, foi perdoado e não foi morto (cf. 2Sm 12.1-13). Bondade e misericórdia.

Davi era um homem que, independentemente de qualquer coisa, se sentia aceito e amado por seu pastor. Ele tinha convicção da bondade e da misericórdia de Deus em seu favor e, por isso, desejava habitar em sua casa, estar com ele, para sempre. É assim que as ovelhas do SENHOR devem se sentir: aceitas. Esta é a convicção que devem ter: receberão bondade e misericórdia. Este deve ser o seu anelo: estar com ele para sempre. O salmo 94.1-4 diz:

  1. Você já experimentou e tem convicção da bondade e da misericórdia de Deus em seu favor?
É desejo do seu coração estar com o seu pastor para sempre, habitando em sua casa?

CONCLUSÃO E DESAFIOS
Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11). Porque ele é o nosso bom , que deu sua vida por nós, nada nos faltará. Em Romanos 8.32 está escrito:
Que nesta próxima semana, você possa experimentar o SENHOR suprindo suas necessidades. Que tal fazermos um teste? Escolha um dos cinco pontos desta lição e busque a concretização dele em sua vida de hoje até a próxima célula. Pela graça de Deus, na próxima vez em que nos encontrarmos, ouviremos muitos testemunhos de alegria!

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO - MG       

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO