sábado, 29 de agosto de 2015

QUEM É JESUS? EU SOU O PÃO DA VIDA - AULA 19 - FASE 1 - 15.07.2015

  INTRODUÇÃO
É fato comum desde o primeiro século pessoas seguirem e buscarem a Jesus por causa dos milagres que ele pode fazer em seu favor. Correta ou erroneamente, algumas igrejas de hoje, através de reuniões, programas de televisão e rádio, têm incentivado esse tipo de prática. Todos aqueles que estão desempregados, endividados, doentes, deprimidos, etc, são convidados a participar de um determinado tipo de culto ou campanha para terem seus problemas resolvidos. Realmente, Jesus tem poder para ajudar as pessoas em suas dificuldades e, movido por compaixão, deseja fazer isso. Entretanto, esse não é o seu foco. Seu principal interesse é que creiamos e desenvolvamos um relacionamento com ele.

No capítulo 6 do Evangelho segundo João, estão registrados um sinal e um discurso de Jesus que ensinam as verdades acima escritas. Ele multiplica pães e peixes de modo a alimentar uma grande multidão necessitada e, após isso, afirma ser ele o pão da vida, ou seja, aquele que é capaz de saciar uma fome mais profunda apresentada pelo ser humano: a fome do espírito. É a partir desse texto bíblico que se dará a lição desta semana.

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
Texto-base: João 6.1-71
No presente texto, podemos encontrar cinco importantes pontos a serem aplicados em nossas vidas hoje:  São eles:

1. Uma grande multidão seguia a Jesus interessada nos sinais miraculosos que ele poderia fazer em seu favor

O versículo 2 diz que “grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes”. Tanto Jesus quanto os seus discípulos realizavam milagres em favor de enfermos e endemoninhados da época Lc 8.26-9.6, texto que, em Lucas, antecede o sinal da multiplicação dos pães e dos peixes que estamos estudando a partir de João). Essas curas e libertações eram vistas por pessoas, as quais, por sua vez, as relatavam a outras, de modo que as notícias sobre esses fatos se espalhavam. A partir disso, uma grande multidão seguia a Jesus, interessada em ver e ser beneficiada pelos milagres que ele e seus discípulos podiam realizar.
O fascínio era tão grande que, conforme o versículo 14.
 O povo ficou tão impressionado com o poder de Jesus, que começou a olhar para ele como a solução para os problemas políticos, econômicos e sociais que enfrentavam. Uma verdadeira perseguição a Jesus começou a acontecer por conta disso. Os versículos 22 a 26 relatam que a multidão, ao perceber que Jesus e os discípulos não estavam mais no lugar onde o milagre ocorrera, saiu à sua procura. Ao os encontrarem, perguntaram afoitos: “Mestre, quando você chegou aqui?”. A isso, Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos”. A multidão não entendia que Jesus era Deus e que, como Deus, deveria receber fé e devoção da sua parte.

1.Por que você tem seguido e buscado a Jesus? Qual tem sido sua motivação nessa prática?

2.Quem é Jesus para você? Um homem de sinais e milagres? Um grande profeta? Um líder político? Um bom mestre? Qual é a sua visão de Jesus?

2.  Jesus é poderoso e compassivo no sentido de resolver os problemas apresentados pelas pessoas
Os relatos do episódio que estamos estudando, registrados por Mateus, Marcos e Lucas, dizem que Jesus, ao ver a multidão que o seguia, teve compaixão dela. Assim dizem os textos  Mt 14.14;
 “Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas” Mc 6.34; “mas as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino de Deus, e curava os que precisavam de cura” Lc 9.11. Em síntese, Jesus se compadeceu da multidão, a acolheu e agiu em seu favor, curando os doentes e ensinando sobre o Reino de Deus.

Essa história, e outras presentes nos Evangelhos, nos mostram que Jesus não rejeitava aqueles que dele se aproximavam com necessidades. Ele olhava para as pessoas com compaixão e misericórdia, procurando suprir as carências apresentadas. Neste episódio ainda, enquanto os discípulos pensaram em despedir a multidão, por ser o lugar em que estavam deserto, por ser tarde e para que as pessoas por si mesmas procurassem por alimento nos povoados vizinhos, Jesus disse: Vocês mesmos dêem a elas o que comer, ou seja, não vamos dispensá-las, vamos nós mesmos prover-lhes alimento Mt 14.15,16; Mc 6.35-37; Lc 9.12,13).
Ele amava tanto às pessoas, que não se incomodava com o trabalho que o cuidar
delas traria. As necessidades eram importantes e precisavam ser sanadas.

1.    Você percebe ou crê na misericórdia e no amor de Deus em seu favor?

3.  Entretanto, o principal interesse de Jesus é que creiamos e nos relacionemos com ele
O versículo 27 de João 6 diz:
Jesus, apesar de se interessar pelas necessidades físicas e materiais das pessoas e valorizá-las, tinha como algo mais importante e primordial o que é espiritual e eterno. Ele disse à multidão que com ele estava que havia um outro e melhor pão a ser comido do que aquele que ele havia multiplicado. Esse pão também lhes seria dado por ele: era ele mesmo, sua própria carne. Jesus declarou: Jo 6.35
Logo depois, ele afirma novamente Jo 6.47-51.

O que significa comer do pão da vida? Significa crer em Jesus e considera-lo como fonte pessoal de vida. O significado completo e profundo de crer vai muito além do simples acreditar. Biblicamente, crer tem como sinônimo se entregar em confiança e dependência Sl 37.5. O que Jesus quis dizer à multidão que o ouvia é que eles deveriam tê-lo como Deus, como a única e verdadeira fonte de vida, entregando-se em confiança e dependência a ele. Ele disse explicitamente: Jo 6.57.
As pessoas não deveriam procurá-lo simplesmente para terem suas necessidades físicas e materiais supridas. Elas deveriam procurá-lo porque ele é Deus, fonte de vida eterna. Em um primeiro momento de aproximação, seria até aceitável e normal que uma pessoa viesse a Jesus por causa daquilo que ele poderia fazer em favor dela. Entretanto, o amadurecimento espiritual significa deixar de procurar apenas as bênçãos para buscar um relacionamento com o abençoador.

1.      Por que você tem seguido e buscado a Jesus? Para suprir suas necessidades físicas e materiais simplesmente? Ou porque você entendeu que ele é Deus, única e verdadeira fonte de vida eterna?
2. Você entregou (e tem entregado) sua vida em confiança e dependência a Jesus?
4.  Alguns discípulos, quando percebem qual o principal interesse de Jesus, deixam de segui-lo
Os versículos 60 e 66 relatam:
Que triste! Ao serem confrontados com a verdadeira razão pela qual deveriam estar seguindo a Jesus, muitos voltaram atrás. Não haviam entendido quem ele era
 e qual era a sua missão.
Queriam apenas os benefícios que ele poderia trazer e não o compromisso da fé. Não eram verdadeiros discípulos. Poderíamos chamá-los de meros seguidores.

1.      Você é um verdadeiro discípulo de Jesus ou um mero seguidor?

5.  Os verdadeiros discípulos entendem que somente em Cristo está a vida eterna
Após o acontecimento acima descrito, Jesus perguntou aos Doze, seu grupo mais íntimo de discípulos: “Vocês também não querem ir?” (Jo 6.67). Percebe-se com essa pergunta, que Jesus não estava preocupado com a quantidade de seguidores que possuía. Não se deixava impressionar com as grandes multidões que o seguiam. Ele estava interessado em verdadeiros discípulos.

A essa pergunta, Pedro, que havia entendido, respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6.68,69). O verdadeiro discípulo é aquele que compreende que Jesus é a única fonte de vida eterna; que sem ele, está-se condenado à morte em todos os sentidos; que ele é Deus encarnado. Compreendendo essas verdades, se entrega a ele totalmente e se compromete a segui-lo e obedecer-lho.

1.  Você responderia como Pedro respondeu?

CONCLUSÃO E DESAFIOS
A partir dos cinco pontos abordados, surgem os seguintes desafios práticos:
1.      Apresente a Deus suas necessidades e busque dele a solução para elas;

2.      Avalie sinceramente suas motivações em seguir a Jesus. É apenas o pão que você deseja ou também ter um verdadeiro relacionamento com ele? Comprometa-se a seguir ao Senhor não por causa das soluções materiais que pode te oferecer, e, sim, por causa do relacionamento baseado em confiança e dependência que ele quer estabelecer com você. 

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO - MG      

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO