terça-feira, 11 de agosto de 2015

QUEM É JESUS? EU SOU A LUZ DO MUNDO. AULA 14 - FASE 1 - 03.06.2015


QUEBRA-GELO

Coloque em um saquinho diferentes objetos. Vende ou tampe os olhos de uma pessoa e peça para pegar um dos objetos e descrevê-lo (qual a sua forma, tamanho, cor, etc). Evidentemente que, com a venda nos olhos, será impossível fazer uma descrição precisa do objeto.

Lição da dinâmica: Assim como a pessoa com os olhos vendados ou tampados, muitos de nós andam por esse mundo como cegos. Jesus veio para nos tirar das trevas e nos mostrar a direção que devemos seguir.

INTRODUÇÃO

Luz e trevas são opostos que estão bem presentes em nossas vidas. Eles podem ser usados como ilustração da situação espiritual em que as pessoas se encontram. É sobre isso que vamos estudar na lição de hoje, mostrando que Jesus é a luz do mundo e que, sendo assim, pode transformar a realidade de trevas.

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Texto-base: João 8.12-9.41

O presente texto começa com uma declaração que é a base do que se desenrola até o seu final. Jesus diz:

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12).

A partir disso, pode-se afirmar o seguinte:

1. O mundo em que vivemos está em trevas


Ao olharmos para o mundo em que vivemos, não é difícil concluirmos que ele está em trevas. Basta sair às ruas. Basta consultar a mídia. Basta conversar com pessoas. A Bíblia diz, em 1João 5.19, que “o mundo inteiro jaz no maligno”. Toda a criação está sob o poder do mal, isto é, mantida em submissão pelo diabo, o qual, segundo Jesus, é o príncipe deste mundo (cf. Jo 12.31;14.30;16.11). Satanás governa o mundo e lhe incute os seus valores. Essa autoridade lhe foi dada na ocasião em que o homem desobedeceu a Deus. A desobediência afastou o ser humano de seu criador (morte espiritual) e mergulhou todo o mundo em maldição (cf. Gn 3). A criação passou a ser corrupta e escravizada ao pecado. Em Gênesis 6.12, está escrito: “Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”.

1.      Quais são algumas das evidências que mostram que o mundo está em trevas?

2.  Jesus é a luz do mundo

A palavra luz aparece 23 vezes no Evangelho segundo João. Dessas, 21 se referem a Jesus. Em João, luz é uma metáfora acerca de Jesus. Quando ele disse ser a luz do mundo, quis dizer que é a
solução para as trevas em que o mundo está. No princípio desse evangelho, está escrito: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.4,5). Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas. Quando Cristo e a morte se encontram, Cristo prevalece. A ressurreição é uma importante prova disso. Quando Jesus ressuscitou, ele derrotou a morte. Quanto a isso, a Bíblia diz: “(...) nosso Salvador Cristo Jesus (...) não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho (2Tm 1.10); “ (...) estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.18).

3. Quem o segue não anda em trevas, pelo contrário, tem a luz da vida

Possibilidade não é realidade. Cristo, de fato, é a luz do mundo e derrotou a morte. Entretanto, as trevas só são dissipadas onde a luz está presente. Para sermos livres das trevas e da morte, precisamos nos aproximar da luz, ou seja, seguirmos a Cristo. Conforme João 8.24,51, isso é feito através de fé e obediência.
pessoas. A Bíblia diz, em 1João 5.19, que “o mundo inteiro jaz no maligno”. Toda a criação está sob o poder do mal, isto é, mantida em submissão pelo diabo, o qual, segundo Jesus, é o príncipe deste mundo (cf. Jo 12.31;14.30;16.11). Satanás governa o mundo e lhe incute os seus valores. Essa autoridade lhe foi dada na ocasião em que o homem desobedeceu a Deus. A desobediência afastou o ser humano de seu criador (morte espiritual) e mergulhou todo o mundo em maldição (cf. Gn 3). A criação passou a ser corrupta e escravizada ao pecado. Em Gênesis 6.12, está escrito: “Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”.

1.      Quais são algumas das evidências que mostram que o mundo está em trevas?

2.  Jesus é a luz do mundo

A palavra luz aparece 23 vezes no Evangelho segundo João. Dessas, 21 se referem a Jesus. Em João, luz é uma metáfora acerca de Jesus. Quando ele disse ser a luz do mundo, quis dizer que é a solução para as trevas em que o mundo está. No princípio desse evangelho, está escrito: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.4,5). Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas. Quando Cristo e a morte se encontram, Cristo prevalece. A ressurreição é uma importante prova disso. Quando Jesus ressuscitou, ele derrotou a morte. Quanto a isso, a Bíblia diz: “(...) nosso Salvador Cristo Jesus (...) não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho (2Tm 1.10); “ (...) estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.18).

3. Quem o segue não anda em trevas, pelo contrário, tem a luz da vida

Possibilidade não é realidade. Cristo, de fato, é a luz do mundo e derrotou a morte. Entretanto, as trevas só são dissipadas onde a luz está presente. Para sermos livres das trevas e da morte, precisamos nos aproximar da luz, ou seja, seguirmos a Cristo. Conforme João 8.24,51, isso é feito através de fé e obediência.
Para esta semana, queremos propor os seguintes desafios:
1.      Você está andando em trevas ou em luz? Quais áreas da sua vida estão em trevas?

2.      Confesse cada pecado a Deus e receba total purificação (cf. 1Jo 1.9);

3.      Há pessoas que você precisa procurar para pedir perdão e, assim, poder andar na luz em relação a elas? Faça isso o quanto antes!

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO - MG       
 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO