terça-feira, 2 de junho de 2015

POR QUE VOCÊ SE DESMOTIVOU E PAROU DE SONHAR? - AULA 9 - FASE 1 - 29.04.2015

INTRODUÇÃO:
Deus criou o homem como um ser motivacional. Estar motivado, empolgado e entusiasmado é umas das características dos que obtêm sucesso em suas áreas de atuação.
Na verdade, a motivação determina muito mais do que imaginamos, o nosso sucesso ou fracasso.
Assim como o barco não navega sem o motor, e um balão não sobe sem gás, o  homem não realizará grandes coisas sem motivação.
A motivação é para todos nós a força geradora em nossas realizações. E isto se aplica a tudo na vida, inclusive ao trabalho que fazemos para Deus.
Há pessoas que começam bem sua caminhada com Deus, mas, de repente, interrompem o processo. Por algum motivo, deixam de lado o vigor promovido pela fé e passam a viver na desmotivação e na apatia espiritual.
Talvez você seja um desses. Que tal voltar a sonhar e se motivar?
NÚMEROS 13: 26 a 14:- 9
As pessoas desmotivadas e que param de sonhar tem um perfil. Em geral, este perfil é associado com frustração, negativismo, ira, inveja, desânimo e outros elementos que mostram que diante dos sonhos deles, algo aconteceu.
O texto lido fala sobre dez homens que pararam de sonhar e dois que mantiveram seus sonhos.

Vejamos primeiramente, as características daqueles que se desmotivam e deixam de sonhar:
1. Estão mais focados nas adversidades do que nas bênçãos divinas. “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes.”
- Os espias haviam visto coisas maravilhosas e abençoadoras. Aquela era uma terra muito especial, boa para viver. Porém, eles desviaram o foco e acabaram percebendo apenas as adversidades que poderiam se resumir ao povo que ali habitava;
2. São envolvidos pelo negativismo e excluem o poder de Deus. “Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão.”
- Os espias viram muito bem as adversidades que tinham pela frente e acabaram sendo envolvidos por negativismo tal que excluíram qualquer possibilidade de manifestação do poder de Deus. Foram capazes de reconhecer todos os inimigos, mas incapazes de reconhecer o Deus que os livrara tantas e tantas vezes.
3. São dominados pelo medo.
“Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.
- O medo faz muitas pessoas pararem de sonhar os sonhos de Deus. Às vezes ele vem associado com baixa auto-estima, com sentimentos depreciativos sobre a vida, sobre si mesmo. A primeira expressão que os espias usaram foi “não podemos.” Logo em seguida eles deram um relatório negativo sobre tudo, e acabaram falando sobre os gigantes que habitavam a terra.
-O medo paralisa. Domina. Se você tem medo então não conseguirá sonhar.
4. Estão presos ao passado e não conseguem seguir adiante.
“Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o SENHOR está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!”
- Os espias estavam olhando demais para o Egito. Isso os fez adormecer na fé e também perder as perspectivas do futuro.
- Muitas vezes nós vivemos de passado. O celebramos como se fosse a única coisa boa de nossas vidas. De nossa Igreja. De nossa família. Você precisa olhar para frente e não apenas para trás.
Em oposição a esta atitude e suas características, Deus deseja que expressemos AS CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS NA VIDA DE Josué e Calebe.
1. Movidos por Desafios!
Sabem que Deus proverá. “Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!”
2. Entusiastas!
Substituem o negativismo pela fé. “Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda a comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente.”
3. Espirituais!
Sabem que a vitória depende de Deus e não deles mesmos. “Se o SENHOR se agradar de nós, Ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.”
4. Conscientes!
Sabem que o maior impedimento para não sonhar são eles mesmos. “Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o SENHOR está conosco. Não tenham medo deles!”
CONCLUSÃO:
Em qual, dos dois grupos você estaria?
A questão é: você quer isso? Há pessoas acomodadas que não querem sonhar. Preferem viver uma vida medíocre a lutar para alcançar certos ideais.
Prefere ficar à margem da história a construir á sua própria história.
O que você pretende fazer? Vai voltar a sonhar ou continuará parado, dormindo seu sono existencial e espiritual?
Inicie hoje, uma nova história, com a ajuda de Deus!

Pr. Eziquiel Bispo 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO