quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Provas do ENEM e Os Filmes que Podem Ser Úteis

Foto/Imagem Provas do ENEM e Os Filmes que Podem Ser Úteis Noticia Brasil
Quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana - dias 22 e 23 - está cansado de ouvir que, nesta reta final, nem adianta estudar como um desesperado. Mas há uma opção para aqueles que querem garantir uma cabeça fresca e, mesmo assim, revisar a matéria: assistir a filmes recheados de contexto histórico.
É possível aprender à beça sobre o período da ditadura militar no Brasil assistindo a "O que é isso, companheiro?", por exemplo. E "O pianista" marcou a memória de muita gente como um retrato da vida dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
- Para estar bem preparado para o Enem, o estudante precisa estar antenado com os acontecimentos atuais e saber relacioná-los com eventos importantes que ocorreram em outros períodos históricos e outras sociedades. Sendo assim, filmes, poemas, músicas e quadrinhos são muito úteis para ampliar o universo cultural do aluno e prepará-lo para encarar os assuntos da prova - opina a professora de história Marta Lúcia Mascarenhas, do colégio CEL.
"Ver filmes não substitui os estudos", diz professor
A educadora adora passar para seus alunos o filme alemão "A onda" (sobre fascismo) e o brasileiro "Olga", que retrata a Era Vargas e a Segunda Guerra Mundial.
O professor João Luís de Almeida Machado costuma sugerir filmes recentes para chamar a atenção de seus alunos.
- A crise econômica está em qualquer jornal hoje, mas o seu esquema de funcionamento pode ser muito difícil de entender. O filme americano "Trabalho interno", do ano passado, explica muito bem como aconteceu a quebra do sistema financeiro em 2008 - diz João Luíz, coordenador pedagógico da Escola Moppe, de São José dos Campos, que também escreve sobre cinema e educação no site Vithais.com.br.
Para João Luís, outro filme recente que pode auxiliar na compreensão de temas que estão nos noticiários é "W", do diretor Oliver Stone. Ele aborda a história pessoal do ex-presidente americano George W. Bush e, ao mesmo tempo, o panorama político dos Estados Unidos dos anos 60 até os 2000.
"Adeus, Lenin!" e "O nome da rosa" estão no top 5 dos filmes que os alunos de Raphael Kappa mais gostam. O professor de história dá aula nos colégios Andrews, Princesa Isabel e Intellectus e também usa músicas e tirinhas de quadrinhos para ensinar.
- É claro que assistir a um filme não elimina as aulas ou a leitura de um livro sobre o tema, mas pode ajudar na hora de fixar o conteúdo - alerta Raphael, antes de acrescentar: - Muitos alunos estudam cada detalhe de uma guerra ou uma revolução e, justamente por isso, acabam esquecendo quais são os pontos principais. Aí que entram os filmes. Eles geralmente ressaltam os acontecimentos mais relevantes.
Para aproveitar os últimos dias do Festival do Rio, pedimos a esses professores de história cinéfilos que sugerissem uma programação para quem fará o Enem. O campeão de indicações foi "18 dias no Egito", que mostra 10 curtas-metragens, de 10 diretores egípcios, sobre a revolução que se passou no país no início deste ano e derrubou o ditador Hosni Mubarak.
O documentário "Decorando o alcorão" também retrata a vida no Oriente Médio, tendo as crianças como protagonistas. "O caso Pinochet" é uma aula sobre a história chilena, nas décadas de 70 e 80, e pode ser muito útil, já que questões sobre países sul-americanos têm destaque no Enem. No contexto nacional, o documentário "Marighella" também faz um panorama da ditadura brasileira, usando Carlos Marighella, um dos principais militantes na luta contra o regime militar, como fio condutor. Tem ainda "Os últimos cangaceiros", que traz as memórias de Durvinha e Moreno, dois integrantes do bando de Lampião.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO