terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como Contar História Para Crianças Por: Profª Drª Celma Christina Rocha

clique para ampliar

Como Contar História Para Crianças
                                                                                                                                 Profª Drª Celma Christina  Rocha                                                                                                                                          Diretora da Faculdade Batista de Minas Gerais

Na arte de ensinar crianças não basta, simplesmente, ter disposição e boa vontade. Tudo isso é importante, mas não é o suficiente. Para ser um bom professor de crianças, é necessário compreende-las e amá-las individualmente. É preciso, também, descobrir uma forma que vá produzir a mudança desejada na vida delas. O professor precisa aprender maneiras eficazes que possam guiar a criança no processo de ensino-apredizagem. A utilização de histórias pode torna-se um excelente veiculo na consecução dos fins desejados.
A história tem a propriedade de ser um estímulo ao “desenvolvimento da atenção, da imaginação, da linguagem, de hábitos saudáveis; amplia o horizonte das idéias e do conhecimento”. (SMITH, Peggy Jo e RÊGO, Silvania Cristina B. A criança de 0 a 3: orientação para o Ensino. Rio de Janeiro: UFMBB, p.85)
Conquanto quase todas as pessoas já tenham ouvido histórias durante sua vida, não é verdade que qualquer uma saiba contar bem. É uma verdadeira arte e um privilegio de poucos, o saber contar histórias. E como arte, pode ser desenvolvida através da prática e do treinamento. Uma história ou conto é um acontecimento real ou imaginário. Pode ter como personagens coisas, animais ou pessoas. As crianças amam as histórias. Elas gostam mais ainda, quando são contadas por alguém que sabe faze-lo.
O professor experiente possui sua própria forma de contar histórias, mas, ainda que já tenha uma certa experiência nessa arte, todo professor deve procurar melhorar ainda mais. Seguem algumas sugestões importantes:
1 - Antes de começar a contar a história, o professor deve se assegurar de que todas as crianças estejam bem acomodadas. As crianças podem e devem ser colocadas em circulo ou  assentadas no chão. E o professor, na medida do possível, deve faze-lo também. Seria bom se o professor sempre pudesse ficar no mesmo plano que seus alunos.
2 - O professor de assegurar-se de atraiu a atenção de seus alunos antes de iniciar o relato da história, olhando nos olhos de cada criança, e não somente de algumas. Agindo assim, a criança sentirá que o professor sabe que ela está ali, escutando-o. Cada criança deve sentir que o professor está contanto a história para ela própria.
3 - É necessário que o professor envolva-se por completo com a história. Ele precisa ser capaz de transmitir aos ouvintes com o maior realismo possível tudo aquilo que os personagens viveram na realidade (no caso de um fato verídico). Ele não pode transmitir apenas o “conhecimento” da história, mas precisa “vivê-la”. Somente isto a tornará “real” para a criança.
4 -O professor precisa envolver não só sua mente, mas também todo seu corpo, na transmissão da história. Mãos, pés, olhos, gestos, sorrisos, tudo precisa concorrer para transportar para a imaginação das crianças informações que as façam envolver-se com o enredo da história.
5 -É necessária uma atenção especial para com a voz. Ela precisa soar clara, flexível, agradável. É preciso cuidado na pronúncia das palavras. Elas precisam ser bem compreendidas e decodificadas por seus ouvintes. Para isso, faz-se necessária uma adaptação da voz aos personagens da história e ao vocabulário dos ouvintes. As palavras precisam transmitir toda a intensidade vivida pelos personagens da história.
6 - Quanto aos diálogos entre as pessoas na história, o professor deve usar citações diretamente. É melhor não usar os verbos: “disse”, “perguntou”, “respondeu”. Por exemplo: “Aonde vamos mamãe? – perguntou João”. É óbvio que é João que está perguntando, e por isso não é necessário dizer: “perguntou João”. Identifique as pessoas da história pelos tons da voz.
7 - Para que o professor possa ter um bom desenvolvimento, é necessário não sobrecarregar a história com descrições sem importância. Isto torna a história cansativa aos ouvidos das crianças. Com o tempo e a prática, cada professor notará aqueles detalhes que mais prendem a atenção de seus respectivos alunos. Entretanto, sempre haverá uma variação, de acordo com cada faixa etária e a realidade de cada um deles.
8 - É importante que o professor utilize palavras que denotem ação, como: andar, correr, fazer, ir. Isto dá à história movimento ação e interesse.
Além destas sugestões, é importante considerar o seguinte: Se as crianças, durante o relato, estiveram inquietas e perderem facilmente o interesse pela história, pode ser que:
a) A história seja muito longa;
b) A história não seja apropriada para idade;
c) A história não esteja sendo bem contata.
O professor deve avaliar com atenção as reações das crianças após contar a história. É importante saber se elas mantiveram sua atenção fixa; após o termino da história fizeram alguma pergunta; ou quais foram os comentários ou resultados alcançados. 
Levando–se em conta que as crianças gostam de ouvir sobre assuntos familiares, a história deve incluir pessoas, lugares e incidentes que já sejam familiares a elas. Isto se aplica a qualquer tipo de história, tanto de ficção como verídicas.  
Entretanto, as crianças também gostam de ouvir sobre pessoas, lugares e coisas desconhecidas, como, por exemplo, crianças de outros países e sua maneira de viver. Isto pode incluir sua comida, roupa, casas e experiências. Lembre-se de que deve referi-se aos detalhes, mas não deve sobrecarregar seu relato com eles.
Você notará a importância das histórias pela maneira como as crianças participam das atividades subsequentes. À guisa de conclusão, três recomendações importantes para quem deseja ser um bom contador de histórias:
 1 - Evite ler história quando ela destina-se um grupo de crianças. Esta é uma prática válida somente quando se trata de apenas uma criança, nunca de um grupo. Se você ler a história para as crianças, elas facilmente notarão que você não está adequadamente preparado. E muitas vezes são sinceras e corajosas o suficiente para confronta-lo com este fato. O melhor método a ser seguido é o de ler várias vezes a história, assimilar seu conteúdo e transmiti-la com suas próprias palavras. Evite decora-la ao pé da letra. Use sua criatividade. 
2 - Evite utilizar figuras ou qualquer outro recurso audiovisual que não estejam em bom estado de conservação. Não os utilize se estiverem sujos, rasgados, amassados. As crianças merecem o melhor, e invariavelmente observam quando não recebem esse tratamento.
3 - As histórias bíblicas trazem ricas oportunidades de aprendizagem: ensinar sobre o amor de Deus e a história do seu povo e sobre a mensagem de Jesus. Procure contar as histórias bíblicas sendo fiel a sua narrativa, mas utilizando vocabulário adequado, considerando a faixa etária das crianças com quem trabalha.
fonte: www.batistas-mg.org

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO