sábado, 15 de outubro de 2011

Comprometendo com Deus nas Qualidades Pessoais

Compromisso_com_Deus_2.jpgNo texto bíblico de Colossenses 3:12-13 encontramos algumas qualidades cristãs que são usadas  tanto para Deus como para as pessoas. Essas qualidades mostram o caráter de Deus e de Cristo. E também devem ser encontradas no caráter de cada cristão. Essas qualidades são essenciais no nosso comprometimento com Deus e em nossos relacionamentos pessoais. O cristão deve revestir-se das qualidades de Deus e de Cristo nos relacionamentos pessoais. No entanto, quais são as qualidades de Deus e de Cristo que devemos apresentar em nossos relacionamentos pessoais? Nesta primeira parte destacaremos as três qualidades essenciais em nosso comprometimento com Deus e em nossos relacionamentos pessoais.
A primeira qualidade é um coração compassivo. O termo “ternos afetos de misericórdia” era usado originalmente para “intestinos saudáveis” ou o coração, os pulmões, o fígado e os intestinos. As partes internas do  homem eram consideradas a sede das emoções  mais profundas. Os órgãos internos eram a sede das intenções e emoções. Este termo foi  usado doze vezes nos evangelhos para o sentimento de Cristo diante das necessidades dos  outros. E certamente retrata a compaixão interior de Cristo diante das carências de outros. Jesus sentia compaixão ao ver as  necessidades dos outros. O termo não trata do ato externo do coração, mais a disposição interior. O cristão de coração compassivo é o que tem uma disposição interior e sincera em ajudar. O cristão não deve ser apenas prestativo; mas deve ter a boa disposição no coração, fazendo de boa vontade. O cristão comprometido com Deus tem boa disposição em ajudar aos necessitados.
A segunda qualidade é bondade apropriada. A palavra “bondade” originalmente significava utilidade, útil, adequado ou bom. O termo foi usado por Paulo para descrever a atitude de Deus com os pecadores. Ele diz que a bondade de Deus se manifestou de modo universal - “se manifestou a benignidade de Deus” (Tito 3:4). Diz também que o ouvinte não deve desprezar a riqueza da bondade de Deus; porque a bondade de Deus conduz o ouvinte ao arrependimento (mudança) “Ou desprezas a riqueza de sua bondade...?” (Romanos 2:4). E pede que o ouvinte considere a bondade de Deus - “considerai, pois, sua bondade.” (Romanos 11:22). O caráter de Deus é descrito como útil e bom para os pecadores necessitados de perdão e reconciliação. O cristão não deve ter somente a boa disposição em ajudar. Mas, em bondade, deve socorrer os necessitados em suas carências. O cristão comprometido com Deus reflete o caráter de Deus através de atos generosos.
A terceira qualidade é a humildade de mente. “Humildade”. Esta palavra significa “humildade de mente ou coração”.  “Humildade” é formada por duas palavras gregas “Tapeinous” que significa “simples, modesto  e humilde” e Phonein que significa “computar, sentir e mente”. Pode-se definir humildade como “simples de mente ou simples de coração”.  Ser de mente simples é ter completa ausência de orgulho pessoal.  Um bom exemplo de mente simples é Moisés, pois quando recebeu o convite divino para libertar seu povo do Egito reagiu afirmando: “quem sou eu para ir a Faraó”? (Êxodo 3:11b). E outro de mente simples foi Davi. Quando Deus diz que sua dinastia seria eterna ele reagiu com mente simples e disse: “quem sou eu, Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?” (II Sm. 7:18b). Outro exemplo de mente simples foi João Batista.  Ele recebe a notícia que sua popularidade estava baixíssima, e reage com  uma atitude de mente  simples: “Convém que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3:30).  Estes três personagens são considerados “grandes” na história bíblica, mas foram pessoas que tiveram “mente simples”. O cristão comprometido com Deus e Cristo reage com simplicidade de mente quando é convidado por Deus para alguma tarefa.
(Continua na próxima edição)
                                                                                                                   Pr. Hartman Mangueira de Souza

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO