segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS APÓS A MORTE? – AULA 82 - LIÇÃO -42 - FASE 2 - 16.11-2016.

GRANDES PERGUNTAS SOBRE A FÉ CRISTÃ
O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS APÓS A MORTE?

INTRODUÇÃO

Na reunião de hoje, estudaremos sobre  “Grandes Perguntas sobre a Fé Cristã”. Com certeza, todos nós temos inquietantes perguntas sobre a nossa fé, as quais, vez por outra, surgem em nosso caminho e para as quais queremos encontrar respostas. O objetivo desta série, então, é abordar as dúvidas mais comumente presentes nas mentes de cristãos, sejam eles novos ou antigos na jornada da fé, e oferecer-lhes respostas bíblicas.

A pergunta a ser abordada hoje é: “O que acontece com as pessoas após a morte?”. Certamente, essa é uma dúvida que “tira o sono” de muitas pessoas e que gera debates acalorados. Que o Espírito Santo nos conduza à verdade bíblica e à paz!


DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Por que será importante responder à pergunta “o que acontece com as pessoas após a morte?”? De acordo com Hebreus 9.27, a morte é o destino certo dos seres humanos, ou seja, a única certeza que se pode ter na vida é a morte. Quanto a isso, certa vez, alguém disse: “A morte é a estatística absoluta: de cada um que nasce, um morre”. Sendo assim, a importância de se saber o que acontecerá com as pessoas após a morte está na possibilidade de se preparar adequadamente para esse momento. Max Anders diz: “Preciso saber o que acontecerá quando eu morrer para preparar-me adequadamente para a morte. A única certeza da vida é a morte e, se há algo que eu possa fazer antes de morrer para ter segurança quando chegar a hora, isso deve ser a minha prioridade número 1 da vida”.

1.    O que é a morte?
A Bíblia fala sobre três tipos de morte:

Morte física: cessar da vida no corpo físico; separação do corpo e do espírito (Eclesiastes 12.7; Tiago 2.26);

Morte espiritual: separação entre a pessoa e Deus (Romanos 3.23; 6.23);

Morte eterna: concretização do estado de separação entre a pessoa e Deus (Apocalipse 20.6; 21.8).


A morte física não é o fim da existência, mas, sim, o cessar da vida no estado corpóreo que experimentamos hoje. A vida e a morte são dois estados distintos de existência. Ou melhor, a morte é a transição para um modo diferente de existência, fora do corpo.

1.                  O que acontece com uma pessoa após a morte?

2.1. Estados Intermediários

Quando uma pessoa morre, seu corpo deixa de funcionar e seu espírito parte para o mundo espiritual de acordo com o seu destino eterno (ou seja, para o céu ou para o inferno) e lá permanece até a volta de Cristo e os eventos finais da História;


Esse período entre a morte e os eventos finais é chamado de Estado Intermediário. Além de ter como significado estar entre um momento e outro (no caso, entre a morte e os eventos finais), Estado Intermediário também tem como significado um período momentâneo e passageiro. Ou seja, não diz respeito ao Estado Final da existência humana;


No Antigo Testamento, há apenas uma palavra que se refere ao Estado Intermediário. Essa palavra é “sheol” (“sepultura”) e faz referência ao lugar tanto dos mortos justos quanto dos injustos. Já no Novo Testamento, há duas palavras que se referem ao Estado Intermediário. Nesse contexto, a habitação dos mortos

é   um lugar compartimentado, onde justos e injustos estão separados. Os justos vão para o chamado “seio de Abraão” (lugar de descanso), também chamado de paraíso ou céu, e os injustos para o “Hades” ou inferno (lugar de tormento). Esses dois lugares estão separados por um “grande abismo” (cf. Lucas 16.19-31);


A ida de uma pessoa para o céu ou para o inferno após a sua morte

é   determinada pela fé ou não que essa pessoa tem em Cristo. Sendo assim,
aqueles que crêem em Cristo (também chamados de justos), após a morte, irão para o céu, para a presença de Deus. Aqueles não crêem em Cristo (também chamados de injustos ou ímpios), após a morte, irão para o inferno, para a ausência de Deus;


A Bíblia não ensina a Doutrina do Purgatório, nem a da Oração pelos Mortos. Aquele que morre em Cristo vai diretamente para a presença de Deus (cf. Lucas 23.43), enquanto que aquele que morre sem Cristo vai diretamente para o inferno, não havendo oportunidade de modificação desse estado;

A Bíblia também não ensina a Doutrina do “Sono da Alma”:


Essa doutrina afirma que, quando os crentes morrem, passam para um estado de existência inconsciente, sendo que a próxima coisa de que terão consciência será a volta de Cristo, em que serão ressuscitados para a vida eterna;

As duas bases para essa doutrina são o fato de a Bíblia referir-se à “morte” como “sono” (cf. Atos 7.60; 13.36; 1Coríntios 15.6,18,20,51; 1Tessalonicenses 4.13-15) e o fato de experimentarmos o estado intermediário sem corpo (ou seja, faz sentido supor que passaremos por isso inconscientes);


Entretanto, a Bíblia usa a palavra “sono”, referindo-se a “morte”, metaforicamente (cf. João 11.11-14). Além disso, a Bíblia tem diversas passagens que dão a entender que a existência entre a morte e a volta de Cristo e os eventos finais será consciente (cf. Lucas 16.19-21; 23.43; 2Coríntios 5.8; Filipenses 1.23).

2.1.Estados Finais

Os Estados Finais são aqueles a serem experimentados após a volta de Cristo e os eventos finais da História, especificamente o chamado Julgamento Final e as duas ressurreições que o antecedem (cf. Apocalipse 20.11-15), de acordo com o Estado Intermediário no qual a pessoa se encontra;


Sendo assim, são dois também os Estados Finais: Novos Céus e Nova Terra (Apocalipse 21.1-22.6, especificamente os versículos 21.1-4) e Lago de Fogo e Enxofre (Apocalipse 19.20; 20.10,14-15);


Aquele que morreu em Cristo e que está no céu será ressuscitado na ocasião da volta de Cristo (primeira ressurreição, Apocalipse 20.4-6) e, após o Julgamento Final, experimentará os Novos Céus e a Nova Terra;


Aquele que morreu sem Cristo e que está no inferno será ressuscitado logo antes do Julgamento Final (segunda ressurreição, Apocalipse 20.5,13) e, após esse julgamento, irá para o Lago de Fogo e Enxofre.

CONCLUSÃO
Após tratar sobre esses pontos tão complexos e inquietantes, uma pergunta ainda resta para ser respondida: “Como devemos entender e encarar nossa própria morte e a morte dos outros?”.
Nossa própria morte: não com temor, mas com alegria, na esperança de estar com Cristo, primeiramente, no céu e, após o Julgamento Final, nos novos céus e nova terra (cf. Lucas 23.43; Mateus 25.34). Leia o texto de Apocalipse 21.1-22.6 para ter uma idéia da maravilha que isso será!

A morte dos amigos e parente cristãos: com tristeza pela perda, mas com alegria por terem partido para também estar com o Senhor (cf. 1Tessalonicenses 4.13);

A morte dos descrentes: a tristeza sentida não é acompanhada da alegria e da certeza de que eles foram estar com o Senhor para sempre (cf. Romanos 9.1-3). Por causa disso, devemos nos empenhar, enquanto é
tempo, na tarefa de evangelização dos descrentes, de modo que eles tenham a oportunidade de ter o céu e os novos céus e nova terra como destino!
           

PERGUNTAS DE REFLEXÕES E DESAFIOS

1.      Você está preparado para morrer?

2.      As pessoas próximas a você estão preparadas para morrer?


  
IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                                           www.marcelooquadros.blogspot.com

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO