quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O Exemplo de formação e mentoreamento dos pais na vida dos filhos.

O exemplo de formação e mentoreamento dos pais na vida dos filhos
discipular1
O ambiente familiar é o laboratório ideal para formação da futura geração de líderes. Segundo a Palavra de Deus, os pais devem cumprir o papel de mentores na vida dos próprios filhos, pois, na visão divina da formação de liderança aconteceria, de forma mais eficaz, no contexto familiar. Moisés em Deuteronômio 6.6-9 (NVI), ao orientar o povo, diz:
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Neste texto, nota-se o princípio de mentoreamento de pai para filho, o que seria o ideal de Deus para o Seu povo. Para os pais, implicava um discipulado de forma intencional, informal e intensa na Palavra de Deus. Para que eles se posicionassem como líderes a fim de que Deus pudesse governar seu povo por meio deles.
Posteriormente, Deuteronômio 16.18-20 e 17.8-20 dá o relato sobre a nomeação de homens que assumiram funções de liderança na comunidade judaica, provavelmente, estes, foram ensinados no caminho do Senhor por seus mentores, ou seja, os próprios pais. MacArthur a esse respeito afirma:
Moisés instituiu um processo de discipulado entre pais e filhos (e até netos) que garantiria liderança piedosa no lar e na sociedade para o povo de Deus, tanto em seu tempo como no futuro. Sempre que existe uma necessidade de discernir a vontade de Deus nas questões dos homens – no mundo ou em casa – o princípio claramente prescrito é desenvolver líderes fazendo discípulos. (MACARTHUR, 1998. p. 334).
Esse tipo pensamento sobre um “mentoreamento geracional”, de pai para filho, contribui para a percepção que a família serve como instrumento eficaz na formação de novos líderes à imagem de Cristo. MacArthur traduz muito bem o princípio áureo de que a liderança é desenvolvida por meio do
discipulado. Esse tipo de mentoreamento é a longo prazo, e infelizmente, não só no contexto do lar como na realidade eclesiológica geral, tem se perdido essa prática.
Destaca-se quanto ao mentoreamento dos filhos, “em última análise, não é responsabilidade do pastor, do líder de jovens ou do professor da Escola Bíblica Dominical inculcar a Bíblia” (PRIOLO, Louis Pul. O Caminho para o Filho Andar. São Paulo: NUTRA Publicações LTDA, 2008. p. 35s.) na vida dos filhos sejam eles crianças, adolescentes ou jovens. Eles apenas corroboram no processo.
Tendo em vista que o imperativo quanto ao mentoreamento bíblico dos filhos é direcionado aos pais, “tu as inculcarás, a teus filhos…” (Dt 6.7). Não se pode incorrer no erro, dos pais modernos, em considerar esse princípio, sem valor, arcaico, e apenas de cunho judaico. Por terem uma má compreensão, desprezam a orientação expressa das Escrituras e, não estão interessados na aplicação deste princípio, na vida dos filhos, o que constitui-se em desobediência resultando em conseqüências trágicas para as presentes e futuras gerações.

Fonte: Fernandes, R. Carlos. Projeto de Mestrado. A Formação de Liderança Masculina por Meio do Mentoreamento Bíblico. Atibaia, SP: SBPV, 2010. pp. 38-40.
Fonte: https://liforli.wordpress.com/2016/11/15/o-exemplo-de-formacao-e-mentoreamento-dos-pais-na-vida-dos-filhos/

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO