segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Vida de Jesus - Ascensão – AULA 81 - LIÇÃO -41 - FASE 2 - 09.11-2016.


 Introdução

Chegamos ao fim da série “A Vida de Jesus”. Estamos na última página do álbum de fotografias do Cristo. Estamos para olhar as últimas fotos. A vida de Jesus na terra está chegando ao fim. Será? Na lição de hoje, vamos estudar os fatos que constituem o momento em que Jesus subiu aos céus, para se assentar à direita do Pai. Que o Espírito Santo faça descer aos nossos corações as revelações celestiais!

Desenvolvimento do Ensino
Texto-base: Atos 1.1-11

O Evangelho segundo Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos foram escritos por Lucas, colaborador do apóstolo Paulo, historiador e médico, e para Teófilo, um novato na fé cristã. Ambos são seqüenciais e complementares, ou seja, Atos continua a história iniciada em Lucas. O ponto de ligação e de transição entre esses livros é a ascensão de Jesus. Lucas termina o seu evangelho dizendo: “Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria. E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus” (Lucas 24.50-53).

Em seu evangelho, Lucas suprime muitas informações importantes a cerca da ascensão de Jesus, preferindo publicá-las em Atos dos Apóstolos. Possivelmente, a razão para isso tenha sido a seguinte: os fatos da ascensão de Jesus não marcam o fim de sua atuação na terra, mas, sim, uma transição do seu ministério por meio do Espírito Santo, que foi registrado no Evangelho, para o ministério da Igreja por meio desse mesmo Espírito, que foi registrado em Atos. Sendo a Igreja o Corpo do Cristo, Ele continuaria a atuar na terra através dela. Assim, a ascensão de Jesus não é apenas o fim de uma história, mas também o começo de outra. Lucas escreveu: “Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido” (Atos 1.1-2).

O texto acima diz que, antes de ser elevado aos céus, Jesus deu instruções aos seus apóstolos. Que instruções foram essas? Certamente, instruções a respeito da continuação da história. Quais foram essas instruções? Vamos destacá-las e analisá-las:

1. A promessa do Espírito Santo

Atos 1.4-5 diz: “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: ‘Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo’”. Jesus disse, antes de morrer e ressuscitar: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. (...) Vocês o conhecem, pois ele vive em vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. (...) O Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. (...) Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito. (...) Eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 14.16-18,26; 15.26; 16.7-8).

Antes de ascender aos céus Jesus prometeu a seus discípulos o batismo com o Espírito Santo. Eles deveriam esperar por isso em
Jerusalém, pois apenas mediante esse batismo a história teria continuidade, a história da Igreja teria início. O que esse Espírito faria? De acordo com Jesus, nos textos de João acima citados, o Espírito Santo:

•Estaria com os discípulos para sempre; Jesus não os deixaria órfãos; •Ensinaria aos discípulos todas as coisas;

•Lembraria aos discípulos tudo o que Jesus lhes havia dito; •Testemunharia a respeito de Jesus;

•Convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

2. A Grande Comissão

A promessa do Espírito Santo tinha em vista a continuação da obra de Jesus na face da terra através de seus discípulos. Por isso, eles deveriam esperar por esse batismo. Em Atos 1.8, está escrito: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Na verdade, o Espírito Santo testemunharia a respeito de Jesus e convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo, através da Igreja. Antes de ascender aos céus, então, Jesus ordena que os discípulos testemunhem a seu respeito a todo o mundo.

Essa ordem está mais detalhada em Mateus 28.19-20, que diz: “Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei”. A grande ordem de Jesus não é “ir”, mas, sim, “fazer discípulos de todas as nações”. A melhor tradução para o verbo “ir”, nesse texto, não é no imperativo, mas no gerúndio. Ao invés de “vão”, então, seria “indo”. Sendo assim, nesse texto, a ordem de “fazer discípulos tem três desdobramentos:

a.   Indo: Refere-se ao “fazer discípulos como um estilo de vida”. Os discípulos não precisariam, necessariamente, abandonar suas famílias, empregos e cidades para cumprir a Grande Comissão. Eles poderiam cumpri-la enquanto estivessem com suas famílias, trabalhando e vivendo em suas cidades. Além disso, o “indo” pode se referir ao primeiro estágio do processo de “fazer discípulos”, que é a evangelização, em que o objetivo é testemunhar a respeito de Jesus a uma pessoa, de modo que ela seja convencida e se entregue em fé a Ele;

b.     Batizando: O batismo deve ser ministrado àqueles que crêem em Jesus, de modo a confirmar, publicamente, sua fé no Cristo. Refere-se ao segundo estágio do processo de “fazer discípulos”, que é a consolidação, em que o objetivo é esclarecer a decisão de entrega em fé que foi tomada, confirmando e consolidando-a;

c.    Ensinando a obedecer: Refere-se ao terceiro e mais longo estágio do processo de “fazer discípulos”, que é o discipulado propriamente dito. O objetivo desse estágio é ensinar ao discípulo

a Palavra de Deus, bem como ensiná-lo, também, a obedecer a essa Palavra em todos os seus mandamentos, de modo que ele alcance a maturidade e passe a realizar o processo com outras pessoas.

3. A promessa da volta de Jesus

Após a ascensão de Jesus aos céus, dois homens vestidos de branco apareceram aos discípulos e lhe disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir” (Atos 1.11).

Jesus voltará! Ele não ascendeu aos céus para lá ficar para sempre com o seu Pai e com os que morreram nEle. Ele voltará! Por quê? Para quê? Ele disse, em João 14.3: “E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”. Ele também disse, no chamado “Sermão Profético”, em Mateus 24.30-31: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”. Quanto a isso, o apóstolo Paulo disse: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre” (1Tessalonicenses 4.16-17). Jesus voltará para reunir toda a sua Igreja, os vivos e os mortos, para viver com ela para sempre em uma terra restaurada, na qual habitará a justiça (2Pedro 2.13; Apocalipse 21.1-4).

Conclusão

A ascensão de Jesus deixou três importantes heranças para a Igreja:

      A promessa do Espírito Santo, que estaria com os discípulos e os ajudaria a crescer espiritualmente e realizar a obra;

    A Grande Comissão, que é a ordem de continuar a obra que Jesus começou a realizar, qual seja, fazer outros discípulos;

    A promessa da volta de Jesus, que é a esperança de que um dia estaremos todos juntos, enquanto Igreja, para sempre, com Ele.

Reflexão e Desafios

1.   O Espírito Santo está com você e tem te ajudado a crescer espiritualmente e realizar                         a obra?

2.    Você tem cumprido a Grande Comissão de Jesus, ou seja, tem feito discípulos para ele?
3.   Você acredita e tem aguardado o cumprimento da promessa da volta de Cristo?



IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                                      www.marcelooquadros.blogspot.com 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO