quarta-feira, 22 de junho de 2016

Amizade com o Mundo, Inimizade com Deus - AULA 62 - LIÇÃO -22 - FASE 2 - 22.06-2016.

Desafios da semana passada:

Na lição da semana passada, aprendemos que:

  • A maldade que há no mundo tem raízes no coração do homem, ou seja, não é a sociedade que torna o homem mal, mas, sim, é o homem que corrompe e tem corrompido o meio em que vive;
  • A inveja, a cobiça e o egoísmo são sentimentos que expressam a maldade que há no coração humano. Como resultado disso é que surgem as guerras e contendas que há na sociedade e na igreja. As pessoas, no anseio de ter e conquistar o que não têm e que outros têm, podem se dispor a fazer qualquer coisa contra o próximo;
  • A maneira de se ter e conquistar alguma coisa é pedindo-a a Deus com a motivação correta. Quem não pede, não tem. Entretanto, quem pede por motivos errados, também não tem.

A partir disso, seguiram-se os seguintes desafios:

  1. Tenha consciência de que você é mal e de que isso vem do seu próprio coração. A sociedade e família em que você nasceu e se desenvolveu apenas contribuíram para com isso;
  2. Sonde o seu coração e veja se nele há inveja, cobiça e egoísmo e quais os conflitos e contendas que esses sentimentos têm provocado em sua vida;
  3. Pare e pense nas coisas que você tem desejado: uma promoção no trabalho, um ministério na igreja, um bem material, uma amizade, etc. Como você tem tentado obter isso? Movido pela inveja e pela cobiça? Ou pedindo isso a Deus em oração? Se tem pedido a Deus, qual tem sido sua motivação? O seu deleite pessoal? Ou, também, o benefício de outras pessoas?

Compartilhe com o grupo como foi sua semana no que se refere aos desafios propostos.

Introdução:

Na lição de hoje, abordaremos o tema ”amizade com o mundo, inimizade com Deus”. Veremos que, assim como em um casamento, é pecaminosa a idéia e a prática de nos relacionarmos com Deus e, ao mesmo tempo, com o mundo. Isso caracteriza um adultério espiritual, o qual é frontalmente combatido pela Bíblia em diversos textos, principalmente no Antigo Testamento. Que o Espírito Santo te convença do seu pecado e te leve à confissão e ao arrependimento. Que deixemos de lado tudo o que se refere ao mundo e nos relacionemos em fidelidade com o nosso Deus.
 
Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 4.4-6 (NVI)

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

1. O que é o mundo?

A palavra mundo, tradução para kosmos, pode ter diversos sentidos. No presente contexto, pode ser conceituada como “um conjunto de idéias e práticas contrárias a Deus”. Deus tem o seu conjunto de idéias e práticas. Podemos ter acesso a ele através da Bíblia, a Palavra de Deus. As idéias e práticas do mundo estão implícita ou explicitamente na contramão das de Deus. Sendo assim, se Deus deseja, por exemplo, a pureza sexual, o mundo apregoa a imoralidade e a libertinagem. Se Deus se coloca ao lado da verdade, o mundo defende e incentiva a mentira. Deus e o mundo são antagônicos, completamente opostos entre si.

O mundo, sendo um conjunto de idéias e práticas, não tem vida própria. Ele tem, por trás de si, um
grande mentor, que lhe dá forma e cor. A Bíblia diz que esse mentor é o diabo, o qual é chamado “príncipe deste mundo” (cf. Jo 12.31; 14.30; 16.11). Em 1João 5.19, está escrito que “o mundo todo está sob o poder do Maligno”. Isso quer dizer que o mundo, então, reflete as idéias e práticas de Satanás, o qual, sabemos, é inimigo de Deus e da Igreja de Cristo.

2. O Adultério Espiritual

Tendo em mente o conceito de mundo, podemos entender melhor o que Tiago quis dizer no texto dessa lição. Ele chama os irmãos aos quais está escrevendo de adúlteros. Por que a utilização de um adjetivo tão pesado? Porque aquelas pessoas, sendo cristãs, estavam mantendo um relacionamento com o mundo, ou seja, manifestando idéias e práticas contrárias a Deus, o que constituía um adultério espiritual.

A idéia de “adultério espiritual” é algo muito recorrente no Antigo Testamento. Na história do Antigo Testamento, Deus faz uma aliança com o povo de Israel, a qual, principalmente nos livros proféticos, é comparada à união matrimonial entre um homem e uma mulher. Sendo assim, o pecado de Israel ao adorar e servir outros deuses é rotulado de adultério. O texto de Jeremias 3.20 nos apresenta um exemplo disso: “Mas, como a mulher que trai o marido, assim você tem sido infiel comigo, ó comunidade de Israel’, declara o Senhor”. É isso que Tiago, como um judeu, tem em mente ao chamar seus destinatários de adúlteros. Ele quer chamar a atenção da igreja para o absurdo e gravidade que é ser um cristão e manter idéias e práticas mundanas. Não pode ser assim. Aquele que tem amizade com o mundo se torna inimigo de Deus, pois o está traindo.

  1. Pare e pense: você mantém em sua vida idéias e práticas mundanas, ou seja, contrárias a Deus? Em que você tem cometido adultério espiritual contra Deus?

3. A Reação de Deus ao Adultério Espiritual

Semelhantemente a um marido traído, Deus também reage quando cometemos adultério espiritual contra Ele. Semelhantemente e não igualmente. Obviamente, as atitudes de Deus não podem ser comparadas com as nossas. Deus é santo e nós somos pecadores. A primeira reação de Deus ao adultério espiritual é o ciúme. Tiago diz que o Espírito que habita em nós tem fortes ciúmes (cf. 4.5). Ciúme, nesse contexto, deve ser comparado com zelo e cuidado e não com um sentimento descontrolado e possessivo. Deus deseja que o seu povo seja total e integralmente seu. Por isso, quando flertamos e nos relacionamos com o mundo, ele reage prontamente, manifestando sua ira e descontentamento. Sobre isso, dois textos bíblicos podem ser citados. Êxodo 34.14 diz: “Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso. Zacarias 8.2 diz: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Tenho muito ciúmes de Sião; estou me consumindo de ciúmes por ela’”.

A segunda reação de Deus ao adultério espiritual é a graça (cf. 4.6), a qual se manifesta de duas maneiras. Primeiramente, a graça de Deus nos fornece tudo o que nos é necessário para vivermos conforme suas exigências, ou seja, ele nos capacita a sermos fiéis a Ele. Conforme disse Agostinho, Deus dá aquilo que Ele exige. Em segundo lugar, Deus está sempre disposto a perdoar o pecador. Quando adulteramos contra ele, sua graça é maior do que sua ira. Entretanto, só tem acesso a essa graça aquele que, com humildade, reconhece e confessa que pecou contra Ele. Quem assim não age, sofre resistência da parte de Deus, ou seja, quer se aproximar de dEle, mas Ele não o permite.

  1. Você consegue reconhecer a presença do ciúme de Deus em sua vida?
  2. Você consegue reconhecer a presença da graça de Deus em sua vida?
  3. Você tem sido humilde diante de Deus, reconhecendo e confessando seus pecados contra Ele?

Conclusão e Desafios:

Nesta lição, aprendemos que:

  • O mundo é um conjunto de idéias e práticas contrárias a Deus que tem como mentor o diabo;
  • Quando nos relacionamentos com o mundo, ou seja, manifestamos práticas e idéias contrárias a Deus, cometemos adultério espiritual contra Ele;
  • Deus reage ao nosso adultério espiritual com ciúme e graça. A graça está acessível àquele que humildemente reconhece e confessa que pecou contra Ele.

A partir disso, leve os seguintes desafios para casa:

  1. Passe sua vida em revista e localize quais são as idéias e práticas mundanas que você tem mantido em sua vida;
  2. Após isso, reconheça e confessa essas práticas e idéias como pecados e peça perdão a Deus pelo seu adultério espiritual.

Momento a sós com Deus:

Até o Núcleo Familiar da próxima semana, faça um devocional em Tiago 4.7-10. Que o Senhor fale ao seu coração!



IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                    www.marcelooquadros.blogspot.com 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO