quinta-feira, 9 de junho de 2016

A Maldade do Coração Humano - AULA 61 - LIÇÃO -21 - FASE 2 - 15.06-2016.

Compartilhe com o grupo como foi sua semana.
Introdução:

Tiago diz que a “inveja e ambição egoísta” que caracterizam a sabedoria terrena geram “confusão e toda espécie de males” (Tg 3.16). No texto da lição de hoje, ele vai descrever melhor essa confusão e nos dizer como ela é gerada pelos sentimentos invejosos e egoístas. Que o Espírito Santo, que inspirou os autores bíblicos a registrar as revelações dadas por Deus, ilumine o estudo que faremos da Palavra, de modo que o nosso caráter e a nossa conduta sejam transformados à semelhança dos de Cristo Jesus, nosso Senhor!
 
Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 4.1-3 (NVI)

A partir da leitura desse texto, podemos extrair três importantes pontos de ensino para nossas vidas:

1. A maldade que há no mundo tem raízes no coração humano
Tiago, neste texto, começa com uma pergunta: “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês?”. A resposta apresentada se dá a partir de uma outra pergunta, retórica, que induz os leitores a uma resposta: “Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?”.

Na História da Filosofia, houve pensadores que afirmaram que o homem é, fundamentalmente, resultado do meio em que vive. Assim sendo, a maldade que há no ser humano foi-lhe dada pela sociedade em que nasceu e se desenvolveu, ou seja, o homem é gerado bom e é corrompido pelo ambiente em que está inserido. Essas idéias, por retirarem do homem a responsabilidade pelo mal, nos são agradáveis e podem, até mesmo, nos parecer verdadeiras. Entretanto, estão na contramão do ponto de vista bíblico. Certamente, um bom número dos traços negativos que temos nos foi transmitido pelas pessoas com quem convivemos e pelas experiências pelas quais passamos, isto é, pelo contexto em que vivemos. Contudo, não se pode afirmar que a maldade que há em nós foi gerada por esse contexto.
A Bíblia diz que o coração do homem é mal e que:
Mc 7.20-23.
Um outro texto quanto a isso é Gênesis 6.5, que diz:
O livro de Gênesis nos apresenta, no seu início, uma criação perfeita e boa. A partir do pecado dos seres humanos, porém, toda a criação, inclusive o próprio homem, foi amaldiçoada. Daí em diante, houve assassinato e toda sorte de transgressões que fizeram da sociedade humana algo corrupto, ao ponto de o autor escrever o que foi citado logo acima. Sendo assim, a sociedade é que foi e tem sido, principalmente, corrompida pelo homem, e não o contrário. O grande problema, então, do contexto social em que vivemos não são ideologias erradas, sistemas políticos e econômicos equivocados, a falta de educação, etc, mas o coração do homem, que é essencial e continuamente mal. É isso o que Tiago quer dizer nos versículos citados no início deste ponto. Os problemas que há entre vocês vêm da maldade que há dentro de
vocês.

1.    Expresse sua opinião sobre o que foi abordado neste ponto: a sociedade é que torna o homem corrupto ou o homem é que faz a sociedade corrupta?

2. Os resultados da maldade do coração humano

No primeiro ponto, a partir de Tiago 4.1, vimos que os problemas que há no mundo têm origem na maldade que há no coração humano. Nos versículos seguintes, 2 e 3, Tiago destaca alguns itens que compõem essa maldade, os quais estavam se manifestando fortemente no contexto das pessoas às quais ele escreveu. Ele cita a cobiça, a inveja e o egoísmo. Esses três sentimentos pecaminosos estavam gerando entre os irmãos guerras e contendas. A grande questão é que havia entre os irmãos um grande desejo voltado para o “ter”. Eles cobiçavam coisas que não tinham, invejavam coisas que os outros tinham e queriam ter coisas apenas para o seu deleite pessoal. A partir disso, grandes problemas estavam surgindo na comunidade. Tiago chega a usar o verbo “matar”, o que pode ser tomado em sentido literal. Alguns irmãos podem ter chegado ao ponto de matar outros por conta da cobiça, da inveja e do egoísmo. Nada mais vergonhoso para uma igreja cristã.
Há situações que podem exemplificar o que estava acontecendo na comunidade à qual Tiago escreve. Em Marcos 15.10, está escrito que Pilatos sabia que era por inveja que os chefes dos sacerdotes estavam entregando Jesus para ser condenado. Esses homens invejavam a popularidade e a autoridade que o ministério de Jesus tinha perante as pessoas da Palestina e, por isso, queriam tirá-lo de cena. Em Atos 5.12-18, há outro exemplo, referindo-se agora aos apóstolos de Jesus. O texto fala sobre os muitos sinais e maravilhas que os apóstolos estavam realizando entre o povo e o grande crescimento que a igreja estava experimentando por conta disso, além da admiração que eles tinham da parte do povo. A partir disso, diz o texto que “o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja. Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública” (At 5.17,18). Outros exemplos podem ser encontrados em Atos 13.45 e Filipenses 3.6. Movidas por cobiça, inveja e egoísmo, as pessoas podem ser capazes dos atos mais terríveis; até mesmo irmãos em Cristo.

2.        Avalie sua vida: você tem sido movido por cobiça, inveja e egoísmo a agir contra algumas pessoas? Em quais contextos? No trabalho? Na família? Na igreja?

3. Aquele que quer ter alguma coisa deve pedi-la a Deus com a motivação correta
Algumas pessoas da igreja à qual Tiago escreve estavam frustradas. Diz o texto que elas cobiçavam e não tinham; invejam e chegavam ao ponto de matar, mas não conseguiam obter o que desejavam; e, mesmo quando tentavam obter algo pelo meio certo, ou seja, pedindo a Deus, nada recebiam, pois pediam por motivos errados. O texto de Tiago 4.2,3 tem dois importantes ensinamentos sobre como obter coisas que não se tem.

a)        Primeiramente, não cobice o que você não se tem e não inveje o que o outro tem, mas, sim, peça a Deus o que você não tem. A Bíblia diz que Deus é o nosso Pai e que um dos grandes prazeres que Ele tem é dar aos seus filhos o que eles lhe pedem. Há muitos textos bíblicos que nos mostram isso. Mateus 7.7-11 é um exemplo.
Você não precisa e não deve, então, recorrer à cobiça e à inveja para obter algo. Peça-o a Deus e Ele lhe dará;
b)                 Em segundo lugar, não peça algo a Deus por motivos errados, ou seja, para a satisfação de desejos egoístas, mas, sim com a motivação correta. Tiago diz que aquele que pede por motivos errados nada receberá de Deus. A Bíblia ensina que aquilo que recebemos de Deus serve para a satisfação de nossas necessidades e para a satisfação das necessidades de outros, ou seja, o que Deus nos dá não deve ser usado apenas em benefício próprio, mas, também, para o benefício dos outros. Em 2Coríntios 8-9, há um bom exemplo disso. Um dos versículos desse grande texto diz: “Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão o que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus” (2Co 9.10,11).

Como você tem tentado obter as coisas de que precisa ou deseja? Movido pela cobiça e pela inveja ou pedindo a Deus?
1.                  Quais têm sido suas motivações ao fazer um pedido a Deus: egoístas ou também voltadas para o outro?

Conclusão e Desafios:
Nesta lição, aprendemos que:

·                    A maldade que há no mundo tem raízes no coração do homem, ou seja, não é a sociedade que torna o homem mal, mas, sim, é o homem que corrompe e tem corrompido o meio em que vive;
·                    A inveja, a cobiça e o egoísmo são sentimentos que expressam a maldade que há no coração humano. Como resultado disso é que surgem as guerras e contendas que há na sociedade e na igreja. As pessoas, no anseio de ter e conquistar o que não têm e que outros têm, podem se dispor a fazer qualquer coisa contra o próximo;
·                    A maneira de se ter e conquistar alguma coisa é pedindo-a a Deus com a motivação correta. Quem não pede, não tem. Entretanto, quem pede por motivos errados, também não tem.

A partir disso, leve os seguintes desafios para casa:

1.                  Tenha consciência de que você é mal e de que isso vem do seu próprio coração. A sociedade e família em que você nasceu e se desenvolveu apenas contribuíram para com isso;
2.                  Sonde o seu coração e veja se nele há inveja, cobiça e egoísmo e quais os conflitos e contendas que esses sentimentos têm provocado em sua vida;
3.                  Pare e pense nas coisas que você tem desejado: uma promoção no trabalho, um ministério na igreja, um bem material, uma amizade, etc. Como você tem tentado obter isso? Movido pela inveja e pela cobiça? Ou pedindo isso a Deus em oração? Se tem pedido a Deus, qual tem sido sua motivação? O seu deleite pessoal? Ou, também, o benefício de outras pessoas?

Momento a sós com Deus:
Até o Núcleo Familiar da próxima semana, faça um devocional em Tiago 4.4-10. Que o Senhor fale ao seu coração!

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO