sexta-feira, 3 de junho de 2016

A Língua - - AULA 60 - 20 - FASE 2 - 08.06-2016.

Compartilhe com o grupo como foi sua semana.

Introdução:

Nesta semana, abordaremos, o tema da língua. Ele já foi citado por Tiago em 1.26, quando ele escreveu: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!”. Na lição de hoje, vamos apontar três aspectos da língua: controle, poder e uso. Que o Espírito Santo ministre aos nossos corações a verdade de Deus e nos ajude a praticá-la.
 
Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 3.1-12

  1. O Controle da Língua

Tiago 3.1-2; 7-8.

Tiago começa esse texto sugerindo à maioria dos irmãos que não escolham ser mestres, tendo em vista que esses têm uma grande responsabilidade, ensinar a Palavra, e serão mais cobrados por Deus do que os demais por conta disso. Por se dedicarem ao ensino da Palavra, os mestres têm que ser irrepreensíveis no que se refere ao controle da língua. Não podem usar a língua para falar sobre a Palavra de Deus e, também, para mentir, maldizer ao irmão, fofocar, etc. Entretanto, esse controle da língua não é algo que deve se limitar aos mestres. Todos os cristãos verdadeiros devem fazê-lo (cf. 1.26).

Prosseguindo, para Tiago, é comum que os cristãos errem e pequem das mais diversas maneiras. Comum e não normal. Todavia, aquele que não peca com sua língua é uma pessoa que merece destaque. Ela pode ser considerada perfeita, pois, a partir do domínio da língua, toda a sua existência pode ser controlada. O controle da língua é fundamental para
, como cristãos, vivermos em santidade, ou seja, de maneira agradável a Deus. É impossível a um cristão ser santo sem o controle de sua língua.

Assim, pode-se perceber quão grande é o poder da língua. É tão grande que, conforme os versículos 7 e 8, é algo muito difícil de ser controlado. Tiago diz que o homem consegue dominar grandes animais, bem maiores do que ele, mas não pode controlar sua língua, um pequeno órgão do seu corpo. Alias, é impossível ao homem fazer isso. Somente pelo poder do Espírito Santo e mediante grande esforço e disciplina, será possível a nós dominar esse pequeno e perigoso órgão.

  1. Você, enquanto líder do Núcleo Familiar, ou seja, mestre da Palavra, tem controlado sua língua, não a usando para falar sobre a Palavra e, também, para mentir, maldizer ao irmão e fofocar?
  2. Você consegue perceber como o domínio da língua, ou a falta dele, pode interferir em sua santidade perante Deus. Fale sobre isso.
  3. Como tem sido o seu controle da sua língua? Você tem buscado o poder de Deus e se esforçado no que se refere a isso?

  1. O Poder da Língua

Tiago 3.3-6.

A língua, apesar de seu pequeno tamanho, tem um grande poder. É semelhante, conforme Tiago, a um freio na boca de um cavalo e ao leme de um navio, ou seja, a partir de seu uso, podemos controlar e determinar os rumos de nossas vidas, qual seja, sucesso ou fracasso. Ela também é comparada, por Tiago, a uma simples fagulha, a qual é capaz de incendiar toda uma floresta. Quando usada para o mal, a língua pode destruir tanto as nossas quanto as vidas de outras pessoas. Ela tem o poder de destruir e edificar vidas, dependendo de como é usada.

  1. Como o mau uso da língua pode destruir a vida de uma pessoa?
  2. Por outro lado, como o bom uso da língua pode edificar a vida de uma pessoa?   

  1. O Uso da Língua

Tiago 3.9-12.

A língua pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Com ela podemos louvar ao Senhor, pregar o evangelho, manifestar amor às pessoas, ter conversas agradáveis e edificantes. Entretanto, com ela também podemos maldizer às pessoas, fofocar, mentir, falar palavras indevidas, etc. A grande questão é que o cristão deve usar sua língua de uma forma coerente com a fé que professa. Coerência é a palavra-chave nesse contexto. Uma fonte de água salgada não pode produzir água doce, ou seja, tem que haver coerência entre a água e a fonte. Não cabe ao cristão usar sua língua de maneira pecaminosa. Como diz Tiago no versículo citado na introdução desta lição, “se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!” (1.26).

  1. Como você, como cristão, tem usado sua língua? Tem sido de forma coerente com a sua fé?

Conclusão e Desafios:

Nesta lição, aprendemos que:

  • O controle da língua é algo que todos os cristãos devem ter;
  • O controle da língua é fundamental para o cristão viver em santidade. É impossível a um cristão ser santo sem o controle de sua língua;
  • O controle da língua somente é possível mediante o poder do Espírito Santo e a perseverança em disciplina e esforço;
  • A língua tem o poder de destruir e edificar vidas, dependendo de como é usada;
  • A língua pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. O cristão deve usá-la de forma coerente com a fé que professa.

Nesta próxima semana, fique atento ao nível de controle que você tem de sua língua e como você a tem usado. Você tem boa consciência do poder que ela tem? Será que você tem destruído vidas através de seu mau uso?

Momento a sós com Deus:

Até o Núcleo Familiar da próxima semana, faça um devocional em Tiago 3.13-18. Que o Senhor fale ao seu coração!

 IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO