segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CASAMENTO: VIDA A DOIS
 
 
A vida a dois no casamento revela muito da genialidade divina em nós. Somos seres singulares, HOMEM E MULHER. Cada uma de nossas características é marcante, compondo esse ser único e completo: o ser humano.
 
Nesse sentido, a felicidade da vida a dois não pode ser entendida como “duas metades que finalmente se encontram,”  mas, dois inteiros que podem se completar. Nada há que Deus tenha feito pela metade. E porque somos inteiros, completos, o segredo da vida a dois está em aceitar e conviver com as características do outro, diferentes daquelas encontradas em nós mesmos. Foi Deus quem nos fez assim! Se, no casamento, tento anular o outro ou igualá-lo a mim, perco o privilégio de cumprir o meu papel para que “ambos seja um só carne”. Quando firo meu cônjuge, atiro pedra em mim mesmo, pois nos propusemos as ser um.
 
O reconhecimento amadurecido, na caminhada a dois, de que somos completamente diferentes um do outro, constitui-se num passo decisivo à felicidade recíproca, além de valorizar o fato de sermos, um com o outro, “uma só carne”, o que só é possível quando existe amor. Só o amor faz com que baixemos a guarda, vençamos nossas resistências, deixemos as intolerâncias, o radicalismo, na direção do equilíbrio e da harmonia na vida conjugal. Como? O coração que ama busca em Deus esse perdão. A unidade do casal está na capacidade de valorizar a riqueza dos contrastes, e não na inaceitação destrutiva das diferenças. Jesus disse que uma casa dividida não subsiste. Assim devemo-nos comportar, porque somos diferentes e não divergentes.
 
Portanto, estou casa dia mais convicto de que a vida a dois é uma arte. É como pintar uma tela com dois pincéis. É ter dois ângulos de visão convergentes. É abrir mão das intransigências naturais para viver a renúncia pelo outro, a rendição a favor do outro. Amor que é amor não possui, libera; não encarcera, expande; não abandona, aquece; não domina, liberta. Casamento não é luta por poder, não é quebra-de-braço para se ter um vencedor. Antes, sem que haja invasão, um tem a chave do coração do outro, um aprende com o outro, um ser aperfeiçoa no outro. A pintura só se completa com esses dois pincéis.
 
Esse é o plano de Deus para o casal: dois seres diferentes e inteiros que se encontram em amor, com todas as condições de ser felizes, semeando respeito, superando as diferenças, promovendo a paz e fazendo do lar um pedacinho do céu.
 
Agradeçamos a Deus por nos ter feito diferentes e ainda assim capazes de conciliarmos as diferenças e nos relacionarmos em plenitude de estima e alegria. Amém!
 
Pastoral adaptada de domingo dia 13/11/2011 – Pr. Alan Taques (PIB Montes Claros)
Enviado por email pela irmã Joelda Neres
 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO