quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Três exemplos de paciência no sofrimento - AULA 67 - LIÇÃO -27 - FASE 2 - 03.08-2016.


Introdução:

No texto da lição de hoje, que compõe o final de sua epístola, Tiago retoma um tema sobre o qual tratou no início. Ele fala sobre a paciência nos sofrimentos, utilizando-se, para isso, de três exemplos.

A primeira série de lições a partir de Tiago teve como tema “a fé que se revela nas provações”. Nessa série, fomos ministrados sobre as possíveis origens das provações, como reagir frente ás provações e os benefícios das provações. Na lição de hoje, ao abordarmos três exemplos de paciência no sofrimento, de certa forma, poderemos fazer menção a coisas que já foram ditas. Entretanto, quem sabe não será uma excelente oportunidade para fixarmos alguns princípios de Deus em nossos corações? Afinal de contas, não sabemos e praticamos tudo o que se refere a como agir em meio ao sofrimento. Além disso, com constância, nos vemos envolvidos por situações que nos fazem sofrer. Abra, então, o seu coração e, com expectativa, receba uma palavra do Senhor para a sua vida.

Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 5.7-11 (NVI)

Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

Como já foi dito, nesse texto, Tiago retoma o tema da paciência/perseverança em meio ao sofrimento. Por sete vezes ele faz menção direta a isso (observe os grifos no texto acima). Por que, segundo Tiago, os irmãos a quem ele escreve deveriam ser pacientes? “Pois a vinda do Senhor está próxima” (v.8). Por duas vezes, o autor linka o ser paciente diante do sofrimento com a vinda do Senhor (cf. também v.1). Que vinda é essa e por que ela é linkada à paciência no sofrimento? Essa é a segunda vinda de Cristo à terra, uma vinda gloriosa, que terá por objetivo dar fim à presente era, caracterizada por pecado, maldição e sofrimento, e instaurar, definitivamente, o Reino de Deus na face da terra, onde “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Ap 21.4). Tiago, então, quer dizer aos irmãos que eles devem ser pacientes no sofrimento porque essa é uma situação passageira, ou seja, os sofrimentos não durarão para sempre. Um dia Cristo irá voltar e os sofrimentos terminantemente acabarão. Essa era a esperança dos escravos negros cristãos na América do Norte. Muitas das músicas compostas por eles tinham por tema a perseverança nos sofrimentos presentes tendo em vista a certeza da chegada de dias melhores. Essa, entretanto, não é uma esperança restrita à volta de Cristo. Certamente, como foi dito, a segunda vinda de Cristo dará fim de maneira definitiva aos sofrimentos. Porém, hoje, podemos ter a esperança de que determinados sofrimentos não durarão por toda a vida, mas têm data para terminar. Não precisaremos carregar a dor, a tristeza e a angústia que estão em nossos corações hoje até o fim de nossos dias. Poderemos, em algum momento, deixa-los para trás, seja pela solução do problema ou por um definitivo consolo dado por Deus a nós.

Posto isso, vamos agora aos três exemplos de paciência no sofrimento dados por Tiago no texto de hoje.

1. A paciência do agricultor

Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera” (v.7). O agricultor é alguém que, após ter feito todo o necessário para a terra produzir frutos (arar, semear, adubar, etc), tem como única alternativa esperar pelas chuvas e pelo tempo da colheita. Quanto a isso, não há o que ele possa fazer. Ele não tem em si a capacidade de produzir chuvas nem de fazer com que o tempo passe mais rápido. Ele deve apenas aguardar e esperar com paciência.

Quanto aos sofrimentos, o mesmo se dá. Após termos feito todo o possível para resolver um problema ou alcançar um objetivo, inclusive orar a Deus, resta-nos apenas aguardar e esperar com paciência no Senhor. Há um tempo necessário para a semente dar frutos, ou seja, é necessário tempo para os resultados aparecerem, é necessário tempo para que determinado sofrimento acabe. Há, entretanto, algo mais a ser dito quanto a isso. E se as chuvas se atrasarem ou não vierem e, por causa disso, as sementes se perderem? O que fazer? Não há como lutar contra aquilo que não está em nosso
controle. De que adianta o agricultor se irritar e magoar porque as chuvas não vieram no tempo esperado? Há alguma coisa que ele possa fazer quanto a isso? Está em seu controle a produção de chuvas? Não. Não está. Tanto no caso do agricultor quanto no nosso o controle está nas mãos de Deus. Ele é quem envia as chuvas. É Ele quem determina quando um resultado irá aparecer ou quando um sofrimento irá acabar. Resta-nos apenas aguardar e esperar no Senhor.

  1. Você tem tido a paciência do agricultor?

2. 2. A paciência dos profetas

Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento” (v.10). Qual é a paciência dos profetas? A Bíblia nos mostra que eles perseveraram no chamado do Senhor para as suas vidas mesmo em meio ao sofrimento. Não deixaram de cumprir a missão de Deus por causa da oposição. Não deixaram de fazer o que era certo porque isso lhes custaria muito caro. Isaías foi cerrado ao meio. Jeremias foi jogado em um poço escuro, frio e mal-cheiroso. Daniel em uma cova cheia de leões famintos. Estevão foi apedrejado. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. João foi exilado na ilha de Patmos. Mas não pararam de viver conforme a vontade do Deus ao qual serviam.

Há dois outros textos na Bíblia que têm algo a nos dizer sobre isso. Paulo escreveu a Timóteo: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12). Jesus disse aos discípulos: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mt 5.11,12). Todo aquele que decidir viver uma vida conforme a vontade do Senhor, tanto no caráter quanto no cumprimento da missão, sofrerá oposição e conseqüente sofrimento. Diante desse sofrimento, há duas opções: desistir, parar e recuar ou pacientemente perseverar. Os profetas escolheram a segunda alternativa e Tiago nos desafia a fazer o mesmo.

  1. Você tem tido a paciência dos profetas?

3. A paciência de Jó

Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou” (v.11).  Jó é um personagem intrigante do Antigo Testamento. Diz a Bíblia que ele era um “homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal” (Jó 1.1). Isso, entretanto, não o livrou de ser duramente provado por Deus. Com a permissão de Deus, Satanás lhe tirou todos os bens, a família e a saúde. Ele ficou totalmente desprovido. Para completar o quadro, recebeu de presente alguns amigos para acusá-lo de erros. Que situação! Entretanto, apesar de estar em meio a tanta dor e questionamento, ele disse: “Embora ele (Deus) me mate, ainda assim esperarei nele” (Jó 13.15). Jó questionou e reclamou, contudo, não se afastou de Deus. Pacientemente esperou pelo agir divino, o que, de fato, aconteceu. No final das contas, a sorte de Jó foi restaurada e ele recebeu o dobro do que havia perdido.

A atitude mais fácil a ser tomada diante das perdas e do sofrimento é desistir de Deus e da vida. O difícil é enfrentar a dor e os questionamentos e confiar que Deus mudará a nossa sorte. A paciência de Jó nos ensina a não desistir até que a luta acabe. A não deixar de confiar até que Deus aja. E, até mesmo, a colocar para fora os questionamentos e as dúvidas que surgem em meio á crise. Jó não perseverou pacientemente fingindo que estava tudo bem. Ele expôs para Deus e para seus amigos suas angústias e perguntas. Isso, entretanto, não o afastou de Deus, por mais que ele tenha se sentido sozinho em alguns momentos (cf. Jó 23.8,9).

  1. Você tem tido a paciência de Jó?

Conclusão e Desafios:

Nesta lição, aprendemos que:

  • Os sofrimentos são passageiros;
  • A paciência do agricultor nos ensina que há um tempo necessário para a semente dar frutos, ou seja, é necessário tempo para os resultados aparecerem, é necessário tempo para que determinado sofrimento acabe;
  • A paciência do agricultor também nos ensina que é Deus quem envia a chuva, ou seja, controle de tudo está nas mãos dele;
  • A paciência dos profetas nos ensina a perseverar no chamado do Senhor mesmo em meio ao sofrimento. Todo aquele que decidir viver uma vida conforme a vontade do Senhor sofrerá oposição e sofrimento;
  • A paciência de Jó nos ensina a não desistir até que a luta acabe e a perseverar em confiança nele até o fim.

Nesta semana, avalie como tem sua paciência diante do sofrimento. Você tem três ótimos exemplos para te ajudar nisso.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO