sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Advertências quanto às Riquezas - AULA 66 - LIÇÃO -26 - FASE 2 - 27.07-2016.


Introdução:

O texto de hoje é uma advertência de Tiago a pessoas ricas. Nele, o autor bíblico diz que os ricos deveriam chorar e se lamentar, pois uma desgraça cairia sobre eles. Qual a causa disso? Os ricos estavam acumulando ilicitamente riquezas para si, enquanto os pobres estavam sendo injustiçados, oprimidos e vivendo em miséria. Isso não estava indiferente aos olhos do Senhor.

As circunstâncias que envolvem esse texto bíblico, certamente, se repetem em nosso contexto histórico. Em nosso país, pela injustiça e pela corrupção, os ricos têm se tornado, a cada dia, mais ricos e os pobres mais pobres. Deus não está indiferente a isso. Aliás, para Ele, dinheiro é um assunto de grande importância. Ele está muito interessado como ganharmos e usamos o dinheiro e quer nos orientar quanto a isso. Sendo assim, na lição de hoje, apontaremos alguns princípio de Deus quanto ao dinheiro que estão presentes no texto de Tiago 5.1-6. Que o Senhor fale ao seu coração.

 Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 5.1-6 (NVI)

Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.

  1. As riquezas e bens deste mundo são perecíveis e passageiros

Tiago diz aos ricos que a riqueza deles apodreceu, que suas roupas foram corroídas pelas traças e que o ouro e a prata deles enferrujaram (cf. Tg 5.2,3). Isso aponta para o caráter perecível e passageiro das riquezas e bens deste mundo, ou seja, podemos perder as riquezas e bens que temos ou podemos vir a ter. Não temos garantia da posse perpétua deles. Sendo assim, não podemos depositar neles nossa
confiança e segurança. Podemos tê-los em mãos hoje e, amanhã, não. Sendo assim, não devemos investir toda ou o melhor de nossas vidas para conquistá-los. Disse Jesus, em Mateus 6.19-20: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam”.

  1. Você tem consciência do caráter perecível e passageiro das riquezas?
  2. Você tem depositado sua confiança e seguranças nas riquezas?
  3. Você tem investido toda ou o melhor de sua vida para conquistar riquezas?

  1. O desperdício de riquezas e bens é pecado

Os ricos a quem Tiago escreveu tinham muitas riquezas e bens guardados, enquanto os pobres viviam em miséria. Conforme o primeiro ponto, essas riquezas e bens se perderam, o que se caracterizou como um grande desperdício. Ao invés de compartilharem um pouco de suas riquezas e bens com os pobres, de modo que suas necessidades fossem saciadas, os ricos guardaram-nas egoisticamente para si e elas terminaram por perecer. Por isso, conforme o texto bíblico, “a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne” (Tg 5.3). Isso queria dizer que aquele desperdício de bens e riquezas era um mal testemunho contra os ricos, ou seja, era pecado aos olhos de Deus e algo contra o qual ele se levantaria.

  1. Você tem desperdiçado riquezas e bens que poderiam saciar as necessidades de outras pessoas?

  1. O acúmulo de riquezas e bens para exclusivo uso próprio é pecado

Os ricos a quem Tiago escreveu estavam acumulando riquezas e bens apenas para o uso próprio. Diz o texto que eles viviam luxuosamente, desfrutando de prazeres e fartando-se de comida (cf. Tg 5.5), enquanto os pobres viviam em miséria. Eram pessoas indiferentes e insensíveis às necessidades dos outros, alem de egoístas. Tiago os exorta quanto a isso, pois, certamente, é pecado aos olhos de Deus. Através da Parábola do Bom Samaritano (cf. Lc 10.25-37), Jesus ensina que devemos estar atentos e sensíveis aos necessitados e compartilhar com eles nossos recursos na medida de suas necessidades.

  1. Você tem compartilhado suas riquezas e bens com outras pessoas?

  1. A obtenção de riquezas e bens de maneira fraudulenta é pecado

Os ricos a quem Tiago escreveu estavam acumulando riquezas de maneira fraudulenta. Diz o texto que eles eram empregadores que não estavam pagando os salários devidos a seus empregados (cf. Tg 5.4).
Aos olhos do Senhor, isso era pecado. No livro de Provérbios, há muitas advertências e conselhos contra práticas fraudulentas. Eis alguns exemplos: “O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam” (20.23); “Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seu caminho” (28.6).

  1. Cite exemplos de fraude no ganhar dinheiro. Eis um exemplo muito comum: fraude no imposto de renda, seja de pessoa física ou jurídica.
  2. Pare e pense: você tem praticado alguma fraude para ganhar dinheiro?

Conclusão e Desafios:

Nesta lição, aprendemos que:

  • As riquezas e bens deste mundo são perecíveis e passageiros. Por isso, não devemos depositar neles nossa confiança e esperança, nem investir neles toda ou o melhor de nossas vidas;
  • O desperdício de bens e riquezas é pecado, ainda mais quando há pessoas necessitadas;
  • O acúmulo de riquezas e bens para exclusivo uso próprio é pecado;
  • A obtenção de riquezas e bens de maneira fraudulenta é pecado.

Tendo em vista esses pontos, passe sua vida em revista e veja se você está caminhando conforme a vontade do Senhor.




IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO