quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Conselhos Práticos Finais - AULA 68 - LIÇÃO -28 - FASE 2 - 10.08-2016.


Introdução:

Esta é a última lição do projeto Tiago, a fé que se revela. Desde agosto do ano passado, temos sido ministrados por essa riquíssima epístola em nosso Núcleo Familiar . Nesta última lição, vamos abordar três conselhos práticos que Tiago oferece a seus leitores no final de seu escrito. Que a voz de Deus alcance os nossos corações!

Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 5.13-18 (NVI)

Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.

Nesses versículos que compõem o final de sua epístola, Tiago dá conselhos práticos quanto a três estados de vida (sofrimento, felicidade e doença), utilizando-se de uma lógica simples e direta. Para tanto, ele faz perguntas aos seus leitores, oferecendo-lhes, ele mesmo, logo após, as respostas. Vamos a cada um delas.

  1. Está sofrendo? Ore.

Sofrimento é um tema que perpassa toda a epístola de Tiago. Os cristãos para os quais ele escreveu estavam enfrentando diversas situações de sofrimento. Quanto a isso, Tiago é simples e direto com os seus leitores: “Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore” (v.13). Esta é sua melhor resposta para a questão do sofrimento: a oração. Utilizando-se de palavras de Jesus, seu irmão mais velho, e de Paulo, ele poderia dizer: “Quando você estiver enfrentando qualquer situação que lhe gere sofrimento, entre no seu quarto, feche a porta e converse com Deus sobre isso. Após esse momento, apesar da situação, você estará em paz”.

Na Bíblia, há um interessante exemplo disso. Jesus, ao enfrentar a maior situação de sofrimento da sua vida, orou. Pouco antes do relato da crucificação, Marcos 14.32-35 diz: “Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: ‘Sentem-se aqui enquanto vou orar’. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: ‘A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem’. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora”. A oração em meio ao sofrimento não garantirá que o cessar da tribulação. Entretanto, fará com que seu coração não guarde ansiedade, mas, antes, seja guardado pela paz.

  1. Se sente feliz? Cante louvores.

Na segunda pergunta, Tiago deixa de lado o sofrimento e passa a abordar a felicidade. “Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores” (v.13). Vale a pena ressaltar, porém, que a felicidade da qual a Bíblia trata é algo que independe das circunstâncias. Com ou sem tribulações, com ou sem sofrimentos, o cristão pode estar feliz. Paulo fala sobre isso em Filipenses 4.11, ao dizer: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Segundo Tiago, a resposta que o cristão deve dar ao estado de felicidade é o cantar louvores a Deus. Em outras palavras, se você está feliz, manifeste isso através de louvor e gratidão a Deus. Deixe a felicidade extravasar através de seus lábios.

  1. Está doente? Peça oração.

Por último, Tiago pergunta a seus leitores: “Entre vocês há alguém que está doente?” (v.14). A resposta, agora, apesar de simples, é profunda. Tiago diz que a pessoa doente deve chamar os presbíteros da igreja (ou seja, os líderes) para que eles orem por ela e a unjam com óleo, em nome de Jesus. O poder para a cura, entretanto, não está no óleo. Ele é um símbolo. O poder, segundo Tiago, está na oração feita com fé em nome do Senhor. Por que em nome do Senhor? Porque é ele, na verdade, quem cura (v.15). Entretanto, se não houver oração com fé, a cura não se realizará.

Como exemplo de oração com fé que opera o sobrenatural e traz resultados, Tiago cita um caso de Elias. Ele diz: “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos” (vv.17,18).

Antes de encerrar esse ponto, é importante notar algo. Tiago diz que a oração da fé, além de curar um enfermo, trará perdão para os seus pecados (v.15). Isso é algo que vemos com freqüência no ministério de Jesus. Além de curar as pessoas, ele lhes ministrava o perdão de seus pecados. O versículo 16, entretanto, parece colocar outra condição, alem da oração, para que isso aconteça: a confissão do pecado. Sendo assim, poderíamos formular uma quarta pergunta possível de ser feita por Tiago: “Está em pecado? Confesse isso a alguém e peça para ele orar por você. Assim, você será perdoado”. A oração de um justo é poderosa e eficaz tanto para ministrar cura ao enfermo quanto para ministrar perdão de pecados.

Conclusão e Desafios:

Nesta lição, aprendemos três (ou quatro) conselhos práticos da parte de Tiago:

  • Está sofrendo? Ore. Quando você estiver enfrentando qualquer situação que lhe gere sofrimento, entre no seu quarto, feche a porta e converse com Deus sobre isso. Após esse momento, apesar da situação, você estará em paz;
  • Está feliz? Cante louvores. Se você está feliz, manifeste isso através de louvor e gratidão a Deus;
  • Está doente? Peça oração. A pessoa doente deve chamar os líderes da igreja para que eles orem por ela, em nome de Jesus;
  • Está em pecado? Confesse isso a alguém e peça para ele orar por você.
  
IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                        www.marcelooquadros.blogspot.com 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO