terça-feira, 1 de março de 2011

Como e porque uma Igreja Batista deixa de ser Batista

Pr. Ivo Veloso do Carmo, mesmo “depois de morto, ainda fala”

Como e porque uma Igreja Batista deixa de ser Batista
10 anos sem o Pr. Ivo Veloso do Carmo, que mesmo
“depois de morto, ainda fala” (Hb. 11: 4).
Esta Matéria foi publicada pelo Jornal de Religião – Baixo Guandú – ES,
em junho de 1999. Escrita pelo saudoso Pr. Ivo Veloso do Carmo,
pouco antes do seu falecimento em 10 de Junho de 1999.
 

Ivo Veloso do Carmo (*)

No Preâmbulo das minhas ponderações sobre o tema proposto, cabe, aqui, mesmo que de forma sucinta e simples, apresentar o que penso ser uma IGREJA BATISTA.
Antes de tudo, para ser uma IGREJA BATISTA, necessariamente, o grupo ou comunidade tem que estar estribado em Cristo, sob a égide do Espírito Santo e guiado pela sábia iluminação da Palavra de Deus. Para que, se torna indispensável o equilíbrio, a humildade, a prudência, a dependência de Deus, a coerência, a sabedoria, a convicção, a verdade, a defesa da ordem e da decência, como conseqüência da presença transformadora de Cristo, rocha eterna, sobre a qual a IGREJA BATISTA está edificada. Outrossim, a aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e prática, pela democracia e autonomia de um grupo de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas, pela separação entre Igreja e Estado, absoluta liberdade de consciência, responsabilidade individual diante de Deus, autenticidade e apostolicidade das igrejas e pela intensa e ativa cooperação entre si.
Isto posto, já podemos visualizar como uma IGREJA BATISTA pode ser minada e desqualificada. O distanciamento dos princípios regentes e determinantes do que seja uma IGREJA BATISTA, vai, gradativamente se configurando pela conseqüente ausência de zelo pelos adjetivos qualificativos que caracterizam uma autêntica IGREJA BATISTA.
Esse descuido abre precedentes e se constitui em um dos pontos vulneráveis e sutis, através do quais os inimigos penetram sorrateiramente e com lobos vestidos de cordeiros assumem a liderança, mudam o rumo, maquilam os princípios, invertem os objetivos, apropriam indebitamente do nome e muitas vezes dos bens materiais, e assim descaracterizam a igreja, sem, todavia mudar o seu nome, com o objetivo de produzir confusão na mente do povo e na perspectiva de levar vantagens, pois conhecem a honradez incontestável, a dignidade e o respeito pelos quais notabilizam, através da história centenária, as verdadeiras IGREJAS BATISTAS no Brasil.
Diante das sutilezas do inimigo que deseja minar, solapar e destruir as bases fundamentais de uma IGREJA BATISTA, todo cuidado deve ser tomado com prudência, amor e vigilância.
O relativismo aliado ao misticismo tem sido a arma poderosa nas mãos dos inimigos para descaracterizar uma a IGREJA BATISTA.
A aceitação da filosofia do relativismo e das doutrinas do misticismo tem levado algumas igrejas a abandonarem os seus fundamentos originais para seguirem as heresias do secularismo relativista e místico, que apontam inversamente o Caminho de Deus, valorizando mais a criatura do que o criador, colocando a criatura acima do

criador, e por outro lado, a valorização exagerada da quantidade em detrimento da qualidade tem contribuído, de forma contundente, para abdicação de princípios fundamentais e norteadores das IGREJAS BATISTAS e se constituído em objetivos vaidosos, pretensiosos e diabólicos, que valorizam a troca do real pelo irreal, do verdadeiro pelo falso, do certo pelo errado, do espiritual pelo material, do que é verdadeiro pelo que parece verdadeiro. Assim tudo começa a se deteriorar e a igreja vai se acostumando com práticas estranhas aos seus princípios originais e vergonhosamente vai se deteriorando a sua qualificação como IGREJA BATISTA, apesar da permanência do nome.
Há um adágio popular que afirma: “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Em tiago no capítulo 3: 5 – 5, a Bíblia diz: “ Vede também as naus que, sendo tão grandes, é levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia”.
O ecumenismo “evangélico” e até “religioso”, via intercâmbios, troca de púlpitos, encontros de oração, troca de experiências etc, tem se tornando em um campo fértil para lançar sua semente ou acender a sua centelha nociva aos princípios fundamentais da IGREJA BATISTA e porque não dizer até da palavra de Deus.
Finalmente, fica registrada a minha convocação a todos os fiéis apologistas das verdades límpidas da Palavra de Deus, dos fundamentos sobre os quais devemos construir o nosso edifício espiritual, a que sejamos mordomos de Cristo na luta, na guerra contra as artimanhas sagazes dos inimigos que pretendem secularizar, relativizar as verdades e princípios de Deus, tornado-os igualitários e, conseqüentemente, ineficazes e vazios.
Lutemos com Cristo, pois com Ele somos mais que vencedores.

* O autor era Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul da Brasil – RJ e quando faleceu em 10 de junho de 1999 era pastor da Igreja Batista Central de Aimorés – MG.

Matéria enviada pelo Pr. Helio Cordeiro Volotão – 2º vice-presidente da Ordem do Pastores Batistas do Brasil – Secção/MG e Coordenador da Associação das Igrejas Batistas Leste da Mata – ABALEMA
Fonte: batistas-mg.org.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO