terça-feira, 17 de agosto de 2010

ÁS PRIMEIRAS MORADIAS DA CIDADE DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO E SUA EVOLUÇÃO COMERCIAL E CIVIL

ÁS PRIMEIRAS MORADIAS DA CIDADE DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO E SUA EVOLUÇÃO COMERCIAL E CIVIL
Introdução
Neste texto veremos as formas ás maneiras que começarão as primeiras construções como a evolução chegou ate o presente nesta cidade de São João do Paraíso veremos o inicio neste texto veremos as contribuições da sociedade para as moradias dentro de uma maneira que vi e ouvir veremos relatos de pessoas que viram as primeiras casas sendo construídas naquela época .
Segundo alguns relatos toda a área do município era pertencente a um só proprietário, o Conde da Ponte. Nesta região não avia mais nenhum dono. Naquela época o conde era uma das maiores autoridades. O Conde da Ponte vivia em uma fazenda chamada Vereda do Paraíso, com cerca ,de 64 léguas quadradas.
A primeira construção então da inicio como esta fazenda que foi construída pelos escravos a fazenda cotia traços daquela época a fazenda de vereda do paraíso era construída de barro as paredes cotia uma grande espessura aproximadamente segundo os relatos uns 40ª 35 centímetros as paredes da fazenda cotia também alguns enchimento de madeira, Então a partir daí surgiu a primeira moradia depois de alguns anos surgiu uma fazenda denominada, Fazenda Paus Pretos sendo os primeiros moradores daquela fazenda, José do Bonfim e Calisto Borges.
Devido uma crise no interior da Bahia, muitas famílias vieram procurar trabalho na, fazenda Paus Pretos, começando assim, crescer a população.
Nesta época as pessoas que estavam na fazenda começam aumentar muitos vinham e não voltavam mais a suas origens tornando se praticamente a região como um lugar bom para viver daí então estas famílias começaram a receber pequenas posses de terras do senhor José de Bonfim.
O senhor Jose de Marinho e o Antônio de Biana, moradores nesta cidade relataram alguns acontecimentos que foram importantes para a evolução civil em nossa cidade eles nos informou que a partir de então começou a surgir as primeiras moradias, as casas eram simples feitas de enchimento nesta época a vida era difícil não avia condições de construir belas moradias, a maioria das pessoas era bastante pobre. A maioria se alimentava mal, andavam descalços e eram analfabetos.
Com o crescimento logo surgiu os primeiros comércios os comerciantes que passavam por esta região eram chamados cometas. Naquela época o transporte era precário era feito através burros que levavam suas mercadorias. Devido existir naquela época na vila os bates paus(pessoas escolhidas pelos moradores locais para que defendessem a localidade de malfeitores que por ventura pudessem aparecer por ali)os comerciantes faziam paradas nesta vila porque sentiam-se mais seguros para passar a noite.
Por volta de 1898,o fazendeiro Leolino Borges de Carvalho doou uma porção de terra para que nela construísse mais casas .No meio da vila foi construída a primeira igreja, a igreja católica que edificada desde ate hoje então e um símbolo importantíssimo para a nossa região pois até nos dias de hoje ela e um marco em nossas história .Mesmo enfrentando muitas lutas a vila foi crescendo e de Fazenda Paus Pretos,ganhou o nome de Rapozinha dos Paus Pretos .
Anos depois ,os moradores daquela região resolveram procurar um nome mais apropriado para o local.Resolveram adotaram o nome de São João de Paraíso,isto devido tranqüilidade a calma e as belas paisagens da cidade.
E assim a vila vai crescendo com mais e mais construções, as casas que eram feitas não perdiam seu aspecto (formas de construção )contudo as paredes eram bastante larga com portas grandes e com uma arte refletivel,o tempo não interferia nas cultura avia respeito a preservação das pinturas e formas . Relatos contados por moradores afirmam que daí então no decorrer dos anos Dr. Osório Adrião da Rocha por volta de 1944passou a ser o primeiro prefeito passando então emancipada a cidade para cidade de São João do Paraíso.
Dos prefeitos Dr. Osório Adrião da Rocha ,Antônio Jose Pena ,Juvenal Pereira de Oliveira,Ademar Ribeiro,Alcidinê Gomes Sobrinho,Irineu Mendes Moutinho ,Adelino Mendes da Luz ,José Pedro da Silva ,Manoel Andrade Capuchinho até a administração atual com então o prefeito Sr:José de Sousa Nelci o desenvolvimento te crescido obras foram e vem sendo realizadas ,tais como:

Construções de vários grupos escolares, Serviço de abastecimento de água tratada,Fornecimento de energia elétrica ,instalação de serviço de telefonia ,instalação de agencia dos correios construção de hospitais ,postos de saúdes ,mini barragens , estádio para pratica de futebol ,quadras poliesportivas,pontes sobre rios.
A evolução comercial esta baseada na agricultura devido ao grande numero de propriedades rurais as atividades espandem-se no cultivo de mandioca para o fabrico de farinha, do polvilho e para o consumo normal sem beneficiamento, milho feijão, arroz, café e outros. Na pecuária a pecuária dedica-se exclusivamente a criação de gado bovino misto,dificilmente encontramos alguns fazendeiros que possui mais de 50 cabeças de gado bovino e quando o tem é mal tratado pois as condições financeiras e a falta de esclarecimento o impedem de trazer o gado bem cuidado.
Indústria o setor mais expressivo da indústria em São João do Paraíso esta ligado diretamente ao carvoejamento. As carvoarias transformam a madeira e eucalipito e do pinus em carvão vegetal que terão como destino as grandes siderúrgicas das cidades de Itaúna ,Contagem ,Itapecerica ,Sete Lagoas e demais outras.
O setor de carvoejamento é a área industrial que mais oferece emprego na região. Existem também a fabricação de doce de marmelo que traz uma maneira lucrativa a cidade e também aos seus donos. A fabricação de cachaça também de rapadura gera renda para a cidade e região sendo também um grande apoio na economia comercial da cidade.

O comércio o setor esta, basicamente restrito a área urbana, se representar por um grande variado numero de lojas de tecidos, confecções sapatos, matérias de construção, moveis padarias, bares, e outros.
O município de São João de Paraíso, nos últimos anos, dentro de suas limitações apresenta grande desenvolvimento, o que possibilita cada dia uma infra- estrutura cada vez melhor hoje a maior parte das ruas são calcadas, asfaltadas e em andamento varias outras obras.
Nos dias atuais as moradias do centro da cidade muitas dessas casas ainda estão com os aspectos físicos em relação ao passado. Relatos nos mostra; que e uma espécie de cultura que passa de geração a geração a, arquitetura deixa um reflexo do passado.
Fonte:   http://www.paraisofest.com.br/?pg=conteudo&id=23 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO