quinta-feira, 29 de junho de 2017

MEU RELACIONAMENTO COM DEUS: UMA RELAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO - 98 - 19.04.2017 - AULA 38 - FASE - 3

INTRODUÇÃO

Com este estudo, estamos encerrando esta série sobre o nosso relacionamento pessoal com Deus. Fomos criados para um relacionamento com Deus. Apocalipse 4:11 afirma que todas as coisas, principalmente o homem, foram criadas para o agrado de Deus. Fomos salvos, porque o pecado nos separava de Deus e através da morte e ressurreição de Cristo, fomos reconciliados com Deus, como afirma Romanos 5:10. Cristianismo não é religião, mas relacionamento com Deus. E já vimos até aqui que podemos e devemos desenvolver um relacionamento com Deus baseado nos princípios de que somos filhos de Deus, somos seus servos e Ele é Senhor, com obediência, fé e permanência. Vimos semana passada que Deus se agrada em ter intimidade conosco e devemos buscá-la através de tempo na presença Dele.

Neste último estudo, vamos considerar que o nosso relacionamento com Deus deve ser também uma relação de consagração de nossa vida para cumprir os propósitos de Deus.

A Bíblia ensina que Deus nos criou e nos salvou para cumprirmos um propósito. Diz o apostolo Paulo: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Mas a maioria das pessoas hoje em dia vive tão sufocada pela rotina, preocupações, responsabilidades e compromissos, que nem tem tempo para se perguntar a respeito do âmago da vida, sua origem e principalmente sobre o propósito da vida. O resultado é a angústia, a insatisfação com a vida e a monotonia da luta pela mera sobrevivência.

Já que nos convertemos a Cristo e queremos viver do modo que lhe agrada (Efésios 5:10 e Salmo 14:2), devemos procurar entender qual é a sua vontade ou seu propósito para as nossas vidas e nos consagrarmos para fazer a Sua vontade. O propósito da vida é muito maior que nossa realização pessoal, do que ter paz e espírito ou até mesmo, do que alcançar a felicidade. E se quisermos saber por que fomos colocados aqui na terra, só encontramos resposta em Deus. Nascemos pela vontade de Deus e para cumprir os propósitos Dele. O Pr Rick Warren afirma que todos fomos colocados na terra para fazermos uma contribuição. Fomos criados e agora salvos para servirmos a Deus. Se temos um relacionamento com Deus, somos chamados para consagrarmos as nossas vidas para o serviço Dele, tanto na minha vida particular como através da união do Núcleo Familiar e da igreja. Vamos, então, procurar descobrir um pouco do que Deus deseja que façamos para Ele.

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Muitas passagens bíblicas descrevem a vontade de Deus para as nossas vidas. Mas duas passagens são muito específicas quanto ao que devemos ser e o que devemos fazer. Duas das mais importantes declarações de Jesus resumem tudo isto:

§  O Grande Mandamento: “Chegando um dos escribas... perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua
alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. (Marcos 12:28-31).

§  A Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. (Mateus 28:19-20).

Pense um pouco. Se amamos mesmo a Deus, devemos nos consagrar para fazer a Sua vontade. E Jesus deixou isto tão claro e priorizado através destes dois grandes mandamentos, que podemos concluir que é isto que devemos buscar prioritariamente. Cremos que cada pessoa (e também cada Núcleo Familiar e cada igreja) é definida pelo que ela se compromete a fazer e, por isto, cremos que se formos realmente comprometidos com estes mandamentos, alcançaremos o propósito de Deus para a nossa vida.

Parte deste propósito nós realizaremos DENTRO da Igreja e isto nós chamamos de MINISTÉRIO. Seu ministério é seu serviço junto aos que crêem, e Deus deseja que o sirvamos, ajudando a edificar uma grande igreja, tanto no sentido de quantidade quanto de qualidade. Isto faremos amando a Deus acima de todas as coisas e amando (de formas práticas, servindo, ajudando e edificando) o nossos irmãos como Jesus nos amou.

Parte deste propósito nós realizaremos FORA da Igreja e isto nós chamamos de MISSÃO. A própria palavra missão, que vem do latin “missione”, já significa enviar, remeter, encarregar, incumbir. Em João 20:21 está escrito: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a Ele. Deus quer que você tenha tanto um ministério na igreja quanto uma missão no mundo. E sua missão é seu serviço junto aos que não crêem. Jesus nos deu uma missão, nos enviou para fora, para o mundo e as nações e cumprir nossa missão é um propósito de Deus para a nossa vida com a qual Ele espera que estejamos verdadeiramente consagrados.

Algumas razões pelas quais entendemos que devemos nos consagrar para cumprir o propósito de Deus em nossa vida

1.  Por que é um mandamento de Deus

Mandamento não é uma opção, é uma ordem. Ele disse imperativamente a todos os que são seus discípulos: “Ide”, “amem de todo o coração”, “sirvam”, “Eu vos envio”. Deus não nos deu uma escolha mas nos designou e nos atribuiu uma missão. Ele deu a sua própria vida, derramou seu sangue e nos deu exemplo para que continuássemos a sua missão.

Logo que Deus criou o homem e a mulher, os abençoou e lhes ordenou: ”Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Gênesis 1:28). Esta ainda é a nossa missão, de multiplicar, ganhar vidas, ganhar nossos familiares e ganhar nossos amigos através de nosso testemunho e nossa pregação.

2.  Por que somos Embaixadores de Cristo na terra

Em II Coríntios 5:18-20, Paulo afirma que somos embaixadores e que recebemos de Deus o ministério da reconciliação, o que significa transformar aqueles que ainda estão em inimizade com Deus em amigos da cruz de Cristo. Se somos embaixadores de Deus, isto significa que somos seus representantes em todo o lugar e em todos os momentos, sem podermos tirar “umas férias” do que somos. Onde quer que estejamos, fomos enviados para revelá-lo ao mundo e anunciar a sua vontade para todos os homens. Isso é um privilégio e uma grande uma honra, trabalhar com deus e representá-lo, numa parceria para a construção do seu Reino.

3.  Somos responsáveis pelas vidas com as quais nos relacionamos

Deus confiou muitas vidas nós. Cada relacionamento que ele nos permite vivenciar, com tantas pessoas à nossa volta, é uma delegação de responsabilidade dada a Deus a cada um de nós. E um dia iremos prestar contas diante dele do que fizemos com as muitas oportunidades que ele nos deu. Em Ezequiel 3:17-19, Deus diz que nos colocou como atalaias (sentinelas, vigias que avisam do perigo) em nossa geração: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvaste a tua alma”.

Deus requerera das nossas mãos as vidas daqueles para os quais não testemunhamos ao Senhor. Por isso é responsabilidade nossa cumprir a Missão de ganharmos as vidas que o Senhor colocado a nossa volta. Muitas vezes não teremos duas chances de abordar algumas pessoas, por isso não devemos perder tempo, nem oportunidades.

4.  Porque temos a melhor receita para o mundo.

Se você tivesse a receita da cura de um câncer, você daria a uma pessoa necessitada que precisa ser curada daquela doença? Seria criminoso reter tal informação. Pior ainda seria guardar segredo sobre o caminho para o perdão, o propósito, a paz e a vida eterna. A Bíblia diz que Jesus Cristo é o único que pode salvar o ser humano (Atos 4:12, João 14:6).

Nós temos a receita que leva as pessoas que estão condenadas a passarem a eternidade no tormento para a eterna vida na presença de Deus. Isso depende exclusivamente de nós, precisamos funcionar para levar esse remédio para todos os que necessitam.

5.  Porque a nossa missão tem valor eterno.
Hoje em dia as pessoas perderam o senso da Eternidade. Trabalham para o aqui e o agora. Hoje só se fala de coisas materiais, de prazeres momentâneos. Nós precisamos levar para as pessoas o senso da eternidade, trocar os valores e mostrar que o mais importante é o novo nascimento, que fará diferença no destino eterno das outras pessoas.

6.  Porque o mundo vai acabar e nossa mensagem é urgente e vital.

Hoje em dia todos tem interesse em saber sobre a segunda vinda de Cristo. Ele voltará mesmo. Jesus nos diz que devemos trabalhar enquanto é dia porque vai chegar a noite e não dará mais para trabalhar. O tempo é breve e por isso devemos nos apressar. Em Atos 1:7-8, Cristo afirma que não nos compete saber tempos ou datas, mas que devemos ser testemunhas poderosas enquanto aguardamos a sua vinda.

7.  Porque não existe melhor recompensa.

O melhor uso que podemos dar para a nossa vida é na obra de Deus. Um dia, todas as coisas passarão. Somente o Reino de Deus permanecerá. Não existe coisa melhor do que receber das mãos de Deus o galardão (recompensa) que Ele dará aos que forem fieis ao seu chamado, e poder ouvir da boca de Deus o elogio de ter sido um servo bom e fiel no cumprimento de sua missão. Em Atos 20:24 Paulo afirma: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.

8.  Por que é a Vontade de Deus.

Em I Timóteo 2:4 lemos: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Este é desejo de Deus. Todos nós conhecemos pessoas que precisam ser salvas e ganhar essas vidas deve ser nosso alvo, o propósito das nossas vidas. O que o diabo mais faz é tentar nos distrair de cumprir essa nossa Missão, ele faz de tudo para tirar o nosso foco dessa visão. Podemos nos envolver em muitas atividades, mas a vontade maior de Deus é que ganhemos as vidas que Ele tanto ama e quer salvar.

CONCLUSÃO E DESAFIOS

Se dissermos que amamos mesmo a Deus, devemos fazer a sua vontade e cumprir o propósito de Deus em nossa vida. Paulo faz um desafio tremendo em Romanos 12:1-2 quando diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Cumprir sua missão irá exigir renuncia da nossa própria vontade, um abandono dos planos pessoais para assumir os planos de Deus para a sua vida. Você terá que dizer tal qual Jesus: “Pai, não seja feita a minha vontade, mas somente a tua”. Mais uma vez citando o apostolo Paulo, ele diz em Romanos 6:13: “nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça”.

Consagrando-se com a realização de sua missão, aconteça o que acontecer, você irá experimentar a benção de Deus de uma forma que poucas pessoas já experimentaram. Não há quase nada que Deus não faça pelo homem ou mulher que se comprometer em servir o Reino de Deus. Jesus prometeu: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Desafios:


O desafio deste Núcleo Familiar e da IBC é que cada um se envolva pra valer na nossa missão maior que é “levar o evangelho a todas as pessoas e transformá-las em discípulos de Jesus”. Nossa estratégia principal é a multiplicação do Núcleo Familiar por toda a cidade. Portanto, que cada um se consagre para servir a Deus como líder de um Núcleo Familiar num futuro bem próximo. Se ainda deseja servir mais ao Senhor e tem disponibilidade de tempo, sirva como voluntário em um dos vários ministérios da igreja. O importante é não desperdiçar a sua vida numa existência desconectada do propósito de Deus para você.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                        www.marcelooquadros.blogspot.com

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO