sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Bíblia é a Palavra de Deus? – AULA 89 - LIÇÃO -48 - FASE 2 -15.02-2017

INTRODUÇÃO
 Na reunião de hoje, daremos continuidade à série “Grandes Perguntas sobre a Fé Cristã”.  Com certeza, todos nós temos inquietantes perguntas sobre    a nossa fé, as quais, vez por outra, surgem em nosso caminho e para as quais queremos encontrar respostas. O objetivo desta série, então, é abordar as dúvidas mais comumente presentes nas mentes de cristãos, sejam eles novos   ou antigos na jornada da fé, e oferecer-lhes respostas   bíblicas.

A pergunta a ser abordada hoje é: “A Bíblia é a Palavra de Deus?”. Nos últimos anos, a partir do ano 2000, principalmente, muitas matérias acerca da Bíblia foram publicadas em importantes e conhecidas revistas brasileiras, tais como: Veja, Época, Isto É, Super Interessante, Galileo, Aventuras na História, etc. No geral, essas matérias falam sobre a fidedignidade da Bíblia, ou seja, se o conteúdo bíblico é digno ou não de confiança. Se a Bíblia é digna de confiança, então ela é a Palavra de Deus. Se não, ela é uma palavra de homens, que quiseram manipular a raça humana de acordo com suas pretensas verdades. É sobre isso que trataremos na lição de hoje, sem a intenção de oferecer todas as respostas e esgotar a discussão desse tema. Que o Espírito Santo nos revele que  a Bíblia é a Palavra de Deus para nós   hoje!
Desenvolvimento do ensino
Antes de tudo, há uma importante reflexão a ser feita. Se a Bíblia é a Palavra de Deus para os seres humanos, então ela é verdadeira e tem autoridade sobre homens e mulheres. Se a Bíblia é verdadeira e tem autoridade sobre homens e mulheres, então ela deve  ser  obedecida  e  toda  e  qualquer  ação  em desacordo com ela é errada e deve ser corrigida. Sendo assim, a grande pergunta desta lição não é simplesmente “a Bíblia é a Palavra de Deus?”, mas,
também, “a Bíblia tem autoridade sobre a minha vida?”. Ao final desta lição, então, você precisará escolher se submeter ou não ao que a Bíblia diz e, essa escolha, dirá se a Bíblia é ou não a Palavra de Deus para você.

Para buscarmos responder à pergunta-tema desta lição, precisamos começar por outra pergunta: “quais as evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus e, assim, tem autoridade sobre as pessoas?”.  Nesse ínterim, há dois tipos  de evidências: (1) internas e (2) externas. As evidências internas dizem respeito     a o que a Bíblia diz sobre si mesma. As evidências externas se referem a o que a Ciência, por exemplo, diz sobre a Bíblia. Como estamos em um Núcleo Familiar  e não em uma escola, vamos apresentar, através dessa lição, apenas as evidências internas.

Quais são as evidências que a Bíblia nos oferece quanto a ser ela a Palavra de Deus? Vamos explorar alguns textos bíblicos que trazem essas    evidências.

1.      A Bíblia é a Palavra que procede da boca de Deus
Em Mateus 4.4, está escrito: “Jesus respondeu: ‘Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. Ao    dar essa resposta ao Diabo, no contexto de sua tentação, Jesus citou um texto    do livro de Deuteronômio. Aliás, em cada uma das três respostas que ele deu     ao Diabo, nesse contexto, ele citou textos do Antigo Testamento.  Essa atitude      e o conteúdo da resposta citada logo acima nos mostram que, para Jesus, o conteúdo do Antigo Testamento, e da Bíblia, era palavra procedente da boca de Deus.

2.      A Bíblia é a Palavra de Deus dada através de homens
Em 2Pedro 1.19-21, está escrito: “Assim, temos ainda mais firme a  palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a     uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia   da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”. Esse texto confirma a primeira evidência apresentada e nos leva um passo além. Ele diz que a palavra dos profetas, a profecia da Escritura, ou   seja, a Bíblia, tem sua origem em Deus, apesar de ter sido transmitida a nós por homens. A motivação e o conteúdo dessa palavra não foram humanos, mas, sim, divinos. Deus impeliu homens a transmitirem sua palavra para outros homens.
A Bíblia é inspirada e útil
Em 2Timóteo 3.15-17,  está escrito: “Porque desde criança você conhece  as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante   a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão,  para  a  correção  e  para  a  instrução  na  justiça,  para  que  o homem de Deus seja apto e  plenamente  preparado  para  toda  boa  obra”.  Esse texto confirma as duas primeiras evidências apresentadas e nos leva a um terceiro passo. Ele diz que toda a Escritura é inspirada por Deus, ou seja, que toda a Bíblia tem sua origem de motivação e conteúdo em Deus. Por isso, a Bíblia tem utilidade, isto é, não é uma Palavra para ser apenas conhecida e admirada, mas, também, praticada. A Bíblia exerce as funções de ensino, repreensão, correção e instrução, o que quer dizer que ela pode exercer autoridade sobre o caráter e a conduta dos seres humanos, de modo que eles sejam conforme a vontade de Deus. Além disso, a Bíblia oferece às pessoas o conhecimento necessário para  que elas sejam salvas, qual seja, Cristo   Jesus.

Conclusão
Concluindo esta lição, podemos apontar uma última evidência de que       a Bíblia é a Palavra de Deus. Muitas pessoas, de diferentes lugares e épocas, tiveram a experiência de ouvir a voz de Deus através das páginas bíblicas. Diante disso, alguns podem dizer: “Mas isso não é evidência!”. A resposta contestação é: “Apenas quem já passou por essa experiência pode afirmar isso”. Em 1Coríntios 2.14, Paulo diz: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm  do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque       elas são discernidas espiritualmente”. Aqueles que não têm o Espírito Santo, ou seja, não foram salvos pela graça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, não são capazes de entender e acreditar na experiência de se ouvir a voz de Deus através da Bíblia. Mas essa é uma experiência que está à disposição de todos aqueles   que têm o Espírito Santo e são filhos de Deus. Jesus disse, em João 10.27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”.

Desafios
Você crê, ou seja, acredita e confia,  que:

1.      A Bíblia é a Palavra que procede da boca de Deus;
2.      A Bíblia é a Palavra de Deus dada através de homens;
A Bíblia é inspirada e útil?
Se sim, então:

1.      A Bíblia tem autoridade sobre a sua  vida;
2.      Você deve viver de acordo com o que a Bíblia lhe diz;
3.      Não crer em qualquer palavra da Bíblia é não crer em Deus;

4.      Não obedecer qualquer palavra da Bíblia é não obedecer a Deus.   O que você fará diante  disso?

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO