domingo, 25 de setembro de 2016

A Vida de Jesus – Conflitos – AULA 75 - LIÇÃO -35 - FASE 2 - 28.09-2016.


Introdução

Como vimos na última lição, o ministério de Jesus oscilou entre a popularidade e a perseguição. Entretanto, ao olharmos mais de perto, veremos que as multidões, por causa de seus milagres e de suas palavras, o admiravam e seguiam. Os líderes religiosos, contudo, por causa de sua fama perante o povo, o invejavam e desprezavam. Por outro lado, no que se refere ao comportamento de Jesus, vemos que Ele tratava com misericórdia e graça aos pecadores e confrontava duramente os religiosos, chamando-os, constantemente, de hipócritas. Na lição de hoje, vamos estudar um pouco do relacionamento entre Jesus e os religiosos de sua época. Que o Espírito Santo nos livre da religiosidade!

Desenvolvimento do Ensino

Texto-base: Marcos 2.13-17; 2.23-3.6

Esses textos bíblicos nos apresentam três episódios de conflito entre Jesus e os religiosos da época.
Vamos analisar cada um deles.

1. Na casa de Levi

Este episódio está em Marcos 2.13-17. Levi era um publicano (coletor de impostos contratado por Roma) que havia se tornado seguidor de Jesus. Por causa disso, ele promoveu uma grande refeição em sua casa para Jesus, seus discípulos e alguns colegas publicanos. Durante a refeição, alguns religiosos passaram por ali e teve início o conflito. Esses religiosos viram Jesus comendo com publicanos e pecadores e, contrariados, questionaram o porquê disso aos discípulos. Jesus ouviu a pergunta inquiridora e respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores” (v.17).

Neste episódio, o motivo do conflito, por um lado, foi o fato de Jesus ter comunhão com publicanos e pecadores. Por outro lado, houve um descontentamento da parte de Jesus para com os religiosos devido à sua rejeição dos publicanos e pecadores e ao fato de não se considerarem pecadores como eles, ou seja, serem orgulhoso e se considerarem justos.

2. Nas lavouras de cereal

Este episódio está em Marcos 2.23-28. Em um dia de sábado, Jesus e os seus discípulos estavam em algumas lavouras de cereal e os seus discípulos começaram a colher espigas. Os religiosos viram isso e teve início o conflito. Eles perguntaram a Jesus por que os seus discípulos estavam fazendo o que não era permitido no sábado. Jesus, após lhes falar sobre um episódio de Davi, concluiu dizendo que o sábado é que havia sido feito por causa do homem e não o contrário, por isso seus discípulos estavam colhendo espigas em dia de sábado.
Neste episódio, o motivo do conflito, por um lado, foi o fato de os discípulos de Jesus estarem colhendo espigas em dia de sábado, o que caracterizava trabalho e, supostamente, contrariava a Lei de Moisés, que diz que não se deve trabalhar em dia de sábado (Êxodo 20.8-11). Por outro lado, Jesus não aprovou o legalismo e o apego às tradições dos homens por parte dos religiosos. Vale destacar que Jesus e os seus discípulos não quebraram ou aboliram a lei do sábado. O que Jesus rejeitou foi a interpretação e prática equivocada dessa lei pela tradição e pelos religiosos.

3. Na sinagoga

Este episódio está em Marcos 3.1-6. Também em um dia de sábado, Jesus foi à sinagoga e ali encontrou um homem com uma das mãos atrofiada. Jesus chamou aquele homem para o meio do local e perguntou aos presentes se era permitido ou não fazer o bem no sábado, ao que não houve resposta. Irado e entristecido por causa da dureza do coração deles, Jesus disse àquele homem para estender a sua mão e ele, a estendendo, foi curado. Após isso, os religiosos começaram a fazer um plano para matar Jesus.

Neste episódio, o motivo do conflito, por um lado, foi o fato de Jesus ter curado um homem com uma das mãos atrofiada em dia de sábado. Por outro lado, Ele ficou irado e entristecido com a dureza de coração daqueles religiosos, que agiam sem graça e misericórdia dos necessitados.

Conclusão

A partir desses três episódios podemos chegar a algumas conclusões. A primeira diz respeito às características da religiosidade. A segunda às reações de Jesus perante a religiosidade.

Quais são algumas das características da religiosidade?

        Pré-conceito;
        Crítica;
        Orgulho;
        Legalismo;
        Dogmatismo;
        Ritualismo;
        Dureza de coração;
        Ausência de graça e misericórdia;
        Hipocrisia;
        Inveja;
        Ciúme.

Quais são algumas das reações de Jesus à religiosidade?

        Confrontação;
        Ira;
        Tristeza.

Reflexões e Desafios


  1. Nesses três episódios, com quem você se identifica: com os religiosos ou com Jesus?
  2. Você consegue identificar algumas das características da religiosidade em sua vida?

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                      www.marcelooquadros.blogspot.com

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO