sábado, 28 de fevereiro de 2015

Parábola do Bambu

Rosilene Deltiza Turci Oliveira*
 “Deus criou as coisas fracas para confundir as fortes….” I Cor.1-27
bambu_4692_1024x768Jesus foi um grande contador de histórias. Ele tirava lições profundas das coisas simples e rotineiras do povo e as colocava ao alcance de todos. Em todos os níveis. Usava figuras mais comuns para ensinar grandes verdades. Ele falou do sal, da terra, da porta, da luz, do caminho, do fermento e muitas outras figuras.
Gostaria de refletir com os irmãos sobre algumas características do bambu. Sim, aquele que muitos usam para fazer pipas, bicas, enfeites… Você conhece o bambu? Vejamos algumas lições que podemos aprender.
 – O Bambu é oco: Começa aí uma lição de humildade. O homem como o bambu, também nasce oco, vazio, sem entendimento, sem história. E o preencher desse oco é um desenvolvimento contínuo. Vejamos em Mt. 5.3 “Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” Porque nascemos ocos precisamos ser cheios, mas o homem está sempre cheio de alguma coisa. Cheio de pecado, vícios, cobiça, de impureza de rebeldia de mágoas, etc.
A palavra de Deus nos orienta estarmos sempre cheios do Espírito de Deus. Quanto mais vazios de nós mesmos, mais espaço teremos para o Espírito de Deus em nós. E a Palavra de Deus nos ensina que os humildes entrarão no Reino dos Céus.
2º- Bambu cresce para o alto:  O bambu é da família das gramíneas. Gramas. Sim, aquela que admiramos em jardins. Mas, enquanto as gramas rastejam pelo chão, o bambu cresce para o alto, em direção ao céu. Alguns alcançam até 40 metros em 2 anos. O bambu tem uma meta, e não desiste. Como o bambu, nós também nascemos para as alturas. Nós não fomos planejados por Deus para nos rastejarmos na lama, no pecado. Nem fomos criados para alastrarmos pelo chão. Fomos criados para as alturas para o louvor ao nosso Deus e realizar seus planos.
3º - Bambu tem raízes profundas: Ele cresce para cima, porque tem uma base sólida. Suporta açoites dos ventos furiosos, tem altitude e profundidade, pois tem sustentação. Além de profundas, as raízes se entrelaçam umas nas outras, entre pedras e terras, sujeitando e abraçando tudo como um emaranhado forte. De onde tiram o alimento se distribui formando uma boa touceira. Como o bambu, precisamos retirar nosso alimento do solo da graça do Senhor e distribuirmos entre seu povo. Raízes ficam escondidas – a sustentação não fica exposta. Não podemos nos permitir ter apenas uma aparência, mas sim, uma raiz firme, para enfrentar as tempestades, dilúvios, avalanches. Devemos ter cuidado com as raízes expostas, para não envergonhar, ou sermos pedra de tropeço, mas que possamos ser canal de bênçãos.
4º Bambu não cria galhos: Além de crescer para o alto, o bambu não carrega nada consigo. Sua vocação é para o alto. Tantos de nós multiplicamos galhos para carregar. Sejam nossas realizações pessoais, família, mágoas, cargos, funções, coisas materiais. Quem sabe nossas preocupações, as vantagens que o mundo oferece, seduções e tantas outras coisas. Vejamos o exemplo de Ló que ao invés de olhar para cima olhou para os lados, sua esposa para trás. Tire o embaraço de sua vida. Olhe para o alto. Dependa de Deus.
5º – O bambu é cheio de nó:  Embora delgado e oco, ele é resistente, porque é cheio de nós. Sem eles o bambu facilmente quebraria e rachado não tem valor.  Os nós não são defeitos, mas sua própria força. Os nós não enfeiam, mas provam a resistência. Significa etapa vencida. Como cristãos devemos ser resistentes, e vencer cada etapa com oportunidade de amadurecimento, fortalecimento.  Adquirir experiências de vida. Quanto maior o bambu, mais nós ele tem. Ao envelhecermos também temos oportunidades de experimentar muitas coisas. Como alguns personagens bíblicos, Moisés, Isaías, Paulo, Davi, e outros experimentaram a vida, os milagres, os desafios, a graça e o poder de Deus.
 – O bambu cresce em touceira:  Ele vive em comunidade, está sempre unido ao outro, sempre se apoiando uns nos outros. Passa ser forte, porque não vive só. Vive cercado como família. Como bambus, quando sozinhos, somos vulneráveis, presa fácil para o inimigo, fora da família corremos riscos constantes. A igreja é como a família, oferece apoio, disciplina, proteção, oração, comunhão.  Lembra o cordão de 3 dobras, não se pode romper.
A igreja quando unida, forte, determinada, companheira, o inimigo não prevalecerá contra ela.  Numa touceira sempre tem brotos novos chegando, não tem limite de renovação. Na casa do Senhor também sempre temos espaços para os novos convertidos e visitantes. Há espaço para todos na igreja pois ela é o corpo de Cristo.
7º – O bambu é flexível:   Ele se curva, ás vezes, até o chão. Feliz é aquele que, como o bambu, se dobra diante as ventanias e tempestades da vida. Que usa os joelhos e depende do Senhor para se colocar em pé novamente. É melhor se dobrar que ser quebrado. O bambu após o vendaval se volta para o alto. Nós também precisamos aprender a sermos submissos a vontade do Pai. Com certeza o Senhor nos exaltará.
8º – O bambu é útil:  Ele serve de alimento, construção, cerca, decoração, artesanato, sombra e principalmente de pontes. E nós para que servimos?  Em que temos sido úteis para o Senhor? Estamos alimentando as pessoas com sua palavra, temos construído pontes, relacionamentos, amizades? Temos experimentado um caráter cristão, verdadeiro, segundo o coração de Deus?
9º - O bambu resiste às diversidades: Mesmo em terra seca ele resiste, mesmo com sol escaldante, ele é símbolo de fortaleza. No deserto de nossas vidas devemos também resistir. É onde somos provados, no deserto nosso orgulho é quebrado, é onde podemos muitas vezes ouvir a voz de Deus, esperar o tempo d’Ele. Conhecer a vontade de Deus, experimentar o milagre de Deus em nossas vidas.
10º - O bambu cresce a beira das fontes:   O bambu gosta de lugares úmidos. Somos plantados juntos a rios de águas vivas, onde Cristo é a fonte que nos sustenta. Ele é o nosso único e suficiente salvador, e se entregou por nós para que pudéssemos viver uma vida plena na presença d’Ele.  Ele nos conhece pelo nome, conhece nosso deitar e levantar, antes que a palavra chegue a tua boca, eis que Ele já sabe todas elas. Quando estamos n’Ele as folhagens não murcham. A palavra chave desta parábola, para mim, é humildade. Deus espera que tenhamos um coração humilde, que reconheçamos sua majestade, honra, poder e espera que entreguemos a Ele nossa vida a cada amanhecer. Viver na dependência total e integral. Aceita o desafio? Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a entender a lição do bambu.
Bacharel em Educação Religiosa – FBMGPIB Metropolitana em Contagem
Fonte: http://www.batistas-mg.org.br/expresso-mineiro-37-aula-magna/

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO