terça-feira, 25 de junho de 2013

Dr. John MacArthur Junior

john-macarthur signed photoEm Junho de 1939, após terem três filhas, o casal Jack e Irene ganhou um filho, o qual foi registrado com o nome de John Fullerton MacArthur.
O lar em que este menino nasceu era bastante piedoso. Jack era um pregador batista. No início de seu ministério, fazia o trabalho de evangelista itinerante, depois passou a pastorear várias igrejas na Califórnia, e ainda acrescentou ao seu trabalho o compromisso de pregar uma vez por semana na rádio e na televisão. A mãe, Irene, dedicou-se inteiramente ao lar e a criação dos seus filhos. Seu filho caçula disse certa vez: "Mamãe nunca trabalhou um dia sequer fora de casa. Nós éramos sua vida". A Sra. Irene cozinhava, limpava, costurava e, acima de tudo, procurava ajudar seu marido a criar seus quatro filhos.
Infelizmente, a santidade e a dedicação de um casal não fazem com que os filhos nasçam santos, e o pequeno John, logo cedo, demonstrou ter uma natureza perversa, participando com seus colegas em escapadas e proferindo palavras que não convém. Ao ouvir palavrões de John, seu pai lavou sua boca com sabão, e até hoje, John diz: "quando eu ouço alguém usar linguagem torpe, começo a sentir gosto de sabão na boca!".
Felizmente, MacArthur conheceu a Cristo como seu próprio Salvador, quando ainda era muito jovem. Porém, enquanto testemunhava de perto o trabalho pastoral de seu pai, John não tinha interesse algum em seguir os passos dele. John destacou-se em vários esportes, especialmente no futebol americano, sendo convidado a fazer parte de times profissionais. Mas John não aceitou estes convites, pois, pouco tempo antes de eles serem feitos, Deus trabalhou em sua vida, fazendo-o entender que não era uma carreira esportiva que Deus queria para ele, mas a pregação de Sua Palavra. John, então, terminou a faculdade e seguiu em frente para o seminário e, daquele momento em diante, embora MacArthur ainda aprecie até hoje as atividades esportivas, o estudo e pregação da Palavra tomaram o primeiro lugar na sua vida.
A década de 1960 foi de muita atividade para John. Ele ingressou e se formou no seminário com altas honras; foi consagrado e ajudou seu pai na igreja que ele pastoreava; participou em atividades como a Mocidade para Cristo, cruzadas e acampamentos; e casou-se com Patrícia Smith, uma aluna de sua Escola Dominical e uma moça que amava ao Senhor. Foi também nessa década que John se tornou pai (o casal tem dois filhos, duas filhas e quinze netos) e chegou ao seu primeiro e único pastorado.
A Grace Community Church (Igreja da Comunidade da Graça) é localizada em Sun Valley, Califórnia, e tinha apenas 13 anos quando chamaram MacArthur para ser seu pastor. Ele aceitou o convite logo no início de 1969, mas pediu à igreja uma coisa: a liberdade para estudar 30 horas por semana. John tinha visto que o problema em muitas igrejas era a falta de entendimento espiritual. Certa vez disse: “_Em toda parte aonde eu ia, o que eu via era pregação insípida, vazia de conteúdo bíblico. Isso realmente me perturbava. Constantemente eu refletia sobre a passagem de Oseias: 'Meu povo foi destruído por falta de conhecimento'_”. John se propôs, então, a estudar seria e profundamente a Palavra para então repassar o que tinha aprendido aos membros da igreja. Embora nem todos na igreja entendessem o pedido inicial de MacArthur, não há dúvidas de que tal estudo tem produzido abundantes frutos nas vidas dos membros, assim como na vida da igreja.
Durante muitos anos, John testemunhou muitas pessoas fazerem "uma decisão por Cristo" e depois abandonar a fé. Ele não entendia a razão para tal comportamento até que meditou no Evangelho de Mateus, durante aquelas 30 horas semanais de estudo. Ele estava preparando sermões sobre cada frase no Novo Testamento e descobriu que, ao contrário do evangelismo moderno, Jesus pregava abertamente a lei, mostrando assim aos seus ouvintes sua carência de santidade e sua necessidade de um Redentor. Muitos ao redor de MacArthur ensinavam que era suficiente os pecadores simplesmente crerem nos fatos acerca de Cristo e O convidarem para os seus corações, mas ficou claro então para ele que é necessário que os pecadores reconheçam seu pecado e se submetam a Cristo como seu Salvador e Senhor.
Também durante seus primeiros anos no pastorado, John aprendeu que novos programas e novos conceitos não são o que uma igreja precisa para ser forte. Desde jovem, MacArthur tinha gasto muita energia correndo atrás de novos métodos para ajudar as pessoas a serem melhores, mas então entendeu que o essencial é que elas tenham seus corações transformados por Deus através das Escrituras.
No mesmo ano que MacArthur chegou à Igreja da Comunidade da Graça, para pastoreá-la, um dos membros, Vern Lummus, chegou a ele com a proposta de gravar os sermões para poder distribui-los aos que não poderiam chegar aos cultos. MacArthur aprovou a ideia e Vern se voluntariou a fazer o trabalho de gravação e distribuição. Aconteceu que uma das pessoas que recebeu essas fitas era um operador de mesa em uma rádio em Maryland, um estado do outro lado do país. Esse homem colocava as pregações no ar das 9 às 10 horas da noite, e os ouvintes do programa começaram a enviar cartas a MacArthur, agradecendo-lhe pelo ensinamento da Palavra. Vendo que as pregações estavam servindo de ajuda aos outros, John e a igreja resolveram começar um programa no rádio, que intitularam, A Vocês, Graça. Esse programa foi ouvido não só nos EUA, mas também em outros lugares, tais como Grã-Bretanha, Índia, Porto Rico, Singapura e Filipinas.
Phil Johnson, outro membro da igreja, contou a MacArthur o quanto o programa de rádio estava penetrando a Ásia. Então, em 1988, MacArthur levou sua família para uma viagem que durou 45 dias, que incluiu paradas em Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Índia, Tailândia, Ilhas Filipinas, Hong Kong, China e Coreia do Sul. John e sua família distribuíram Bíblias e livros, e ele pregava constantemente, seu sermão preferido se baseava no Salmo 19. Sua família frequentou as pregações de John, mesmo sendo nos lugares mais humildes, e depois de algum tempo, sua filha, Marcy, comentou com sua mãe: "Se o papai ficar doente em algum lugar durante a viagem, há sete de nós que podem pregar o Salmo 19 por ele!" Ao final desta longe viagem, MacArthur ficou divido entre duas emoções: tristeza pelo paganismo e pela falta de séria pregação da Palavra que testemunhava nestes lugares, e admiração aos grandes sacrifícios que os cristãos nestes países fizeram para servir a Cristo.
Dois anos depois, John começou uma série de viagens à Rússia, quando ficou impressionado com a simplicidade e a dificuldade dos cristãos naquele país, como também sua fidelidade a Palavra de Deus. MacArthur também testemunhou de perto a grande falta de pastores ali, e chegou a dizer: "Se eu pudesse falar russo, eu iria para lá e lá ficaria até quando Deus me movesse, porque ali está o grande campo pronto para a colheita".
Quando MacArthur chegou à igreja em Sun Valley, ele era simplesmente seu pastor. Mais de 40 anos depois, a igreja tem crescido muito e agora tem também na mesma propriedade uma faculdade e um seminário. O programa no rádio continua, como também o centro de distribuição dos livros do MacArthur. Com tanta atividade, há o perigo de se distrair do seu propósito principal, mas Deus tem lhe providenciado muitos ajudantes. Há pessoas, também, que têm sugerido que ele se focalize em pregar em conferências nacionais, internacionais e no rádio. Mas ele não dá ouvidos a tais sugestões, sendo convicto de que a obra que Deus quer que ele desempenhe é o pastorado.
MacArthur tem hoje 74 anos e continua firme na igreja. Escreveu ou editou mais de 150 livros (os quais vendem bem), é pregador e conferencista bastante conhecido por todo o mundo e a igreja da qual é pastor é frequentada por milhares. Vendo essas tamanhas bênçãos, John poderia ser facilmente levado pelo orgulho do que tem feito. Mas este não é o caso. Ao invés de se vangloriar, ele diz:
O maior privilégio que tenho do meu ministério, não é o tempo que eu passo com pessoas; é o tempo que eu posso passar com ELE. E o cultivo de conhecimento do Senhor no estudo da Sua Palavra, na oração e na meditação, é o coração e a alma da minha vida e o maior gozo do ministério para mim. O que quer que aconteça ou não aconteça ali, haja as mudanças que houver, ou nenhuma mudança, sejam quais forem as decepções ou os incentivos, o Senhor nunca muda; e é em Seu amor que eu encontro a constância para a minha vida, a força para o meu ministério, e também a alegria.
MacArthur não se gloria do sucesso do passado e também não se preocupa em como será o seu ministério no futuro, pois reconhece que é Deus Quem o tem sustentado desde o início. Sua única preocupação é de:
Ser um homem de integridade espiritual, ter um ministério de integridade espiritual, e simplesmente ensinar a Bíblia sob a promessa de que Deus abençoa a Sua Palavra. À medida que Ele a abençoa satisfaz-me plenamente... pois, enquanto Deus quiser sustentar este ministério, nEle nos regozijaremos. E quando Ele não tiver mais necessidade dele, nós nos regozijaremos em qualquer outro ministério que tome o seu lugar.
Uma palavra sobre a biografia
É uma realidade que agrada a Deus usar "vasos de barro", homens falhos, em Sua obra. Apesar de não concordarmos com tudo que este autor fez em sua vida ou com tudo que escreveu, acreditamos que tem muitas coisas edificantes em seus livros e em seu exemplo. Por isso quisemos compartilhar um pouco de sua vida, em nosso informativo desse mês. Nosso objetivo não é exaltar a Davis Huckabee ou a qualquer outro homem, mas ao trabalho que Deus realizou através deles. Esperamos que lhe seja tão edificante aprender um pouco sobre esses vasos de barro, quanto tem sido para nós.

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO