domingo, 23 de setembro de 2012

FTBP tem seu curso de Mestrado em Teologia reconhecido pelo MEC




altFTBP tem seu curso de Mestrado em Teologia reconhecido pelo MEC

Pr. Dr. Jaziel Guerreiro Martins
Diretor da Faculdade Teológica Batista do Paraná


O povo batista brasileiro tem mais um motivo para estar em festa. Deus tem nos abençoado de muitas maneiras, o que nos tem alegrado muito. Uma das mais recentes dádivas do Pai Eterno foi a aprovação e recomendação do Mestrado Profissional em Teologia da FTBP (Faculdade Teológica Batista do Paraná) pela CAPES (MEC). É um momento histórico para os batistas brasileiros: o primeiro mestrado de uma instituição batista aprovado e recomendado pelo governo brasileiro. Foram inúmeras as lutas: as exigências governamentais, a preparação, a contratação de doutores em Teologia, a planilha orçamentária, o projeto, a visita da
comissão da CAPES, a expectativa do resultado, e assim por diante. Apenas quem trabalha com educação e se engaja em um grande projeto como esse é que conhece a extensão de todas as circunstâncias que envolvem um programa de Mestrado reconhecido pelo MEC.

Durante a visita da Comissão ouvimos elogios dos conselheiros da CAPES que estiveram aqui em Curitiba por três dias. Manifestaram apoio total e inconteste, o que se verificou no relatório por eles enviado ao MEC, o que ocasionou a aprovação do programa. Não houve nenhuma recomendação adicional à Faculdade Teológica Batista do Paraná em mudar qualquer item do projeto. Sabemos que temos muita coisa a desenvolver e a melhorar, pois agora nos serão exigidas várias coisas que não são exigidas para um curso de graduação, como por exemplo, um corpo docente composto de um bom número de professores doutores em teologia de tempo integral e muita produção acadêmica dos professores em nível nacional e internacional. A FTBP também precisa apoiar seus docentes em Congressos, Conferências no Brasil e no Exterior, bem como um investimento maior e mais específico em termos de biblioteca. E, para tudo isso precisamos de dinheiro! Solicitamos oração e apoio dos batistas brasileiros para que a gestão tenha muita eficácia em conduzir a instituição, especialmente no início do curso, que exige muito da questão financeira.

Aqui fica manifesta a gratidão à Convenção Batista Paranaense através de seu Conselho Educacional, que aprovou as medidas necessárias solicitadas pela direção da Faculdade. Também não se poderia esquecer do nosso povo batista brasileiro, em particular os pastores, especialmente do campo paranaense, que oraram incessantemente pela aprovação desse projeto. Também agradecemos às diversas lideranças da denominação em nível nacional, especialmente ao pastor Paschoal Piragine Junior, presidente da Convenção Batista Brasileira e ao pastor Sócrates Oliveira, diretor geral da CBB, bem como ao pastor Roberto Silvado, presidente da Convenção Batista Paranaense, que sempre tiveram o sonho de ter uma casa batista preparando seus mestres. Agora os batistas podem optar por uma instituição confessional batista para fazerem seu mestrado. Também não se pode deixar de agradecer ao Pr. Dr. Antônio Renato Gusso, coordenador do projeto e agora do curso aprovado, pelo empenho, dedicação, visão e trabalho incessante. Acima de tudo e, sobretudo, a Deus toda a glória, honra e louvor. Sem ele e sem os dons com os quais Ele nos habilita, jamais teríamos conquistado esta vitória.

Do Mestrado Profissional em Teologia o MEC exige o mesmo nível acadêmico e científico de um mestrado oferecido por toda e qualquer universidade brasileira. A diferença do Mestrado Profissional é a forma em que ele é oferecido: ao invés de termos aulas semanais ou quinzenais durante o semestre todo, temos aulas em sistemas modulares por duas ou três semanas (em março e em agosto). Há necessariamente um acompanhamento dos professores com os alunos via sistema midiático, para maior interação aluno-profesor-instituição-programa. A reflexão em um Mestrado Profissional, segundo o MEC, é sobre a praticidade, vamos ter duas linhas de pesquisa: 1) Leitura e Ensino da Bíblia, que enfatiza a Hermenêutica, a Exegese, a Homilética e o Ensino; 2) Organização e Cuidado Pastoral, que enfatiza o Ministério Pastoral e suas várias vertentes.

Pedimos ao povo batista brasileiro que esteja sempre em oração por nós e por este novo ministério que exerceremos a partir de agora, preparando mestres para os nossos seminários e faculdades teológicas. Queremos servir ao Brasil Batista dando a contribuição que Deus, neste momento histórico, exige de nós. Aos interessados, dentro de alguns dias, surgirão novas informações no site www.ftbp.com.br .
Fonte:  http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1069:ftbp-tem-seu-curso-de-mestrado-em-teologia-reconhecido-pelo-mec&catid=16:artigos1&Itemid=42

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO