Provérbios 16.3-7
A semana a seguir nos levará ao conhecimento de Deus por meio de sentenças sapienciais. Leremos máximas de sabedoria escritas pelo rei Salomão que visam o nosso proveito na vida prática. Usando comparações e afirmações diretas, o sábio nos ensina a viver bem.
O que aprendemos nos versos de hoje é que a habilidade para se viver bem tem como fonte primária o relacionamento pessoal com Deus. Ele é a nascente da vida harmoniosa. Cada versículo orbita em torno do Senhor e da atitude do homem para com Ele. Rejeitá-lo é trágico. Assim, viver bem não é resultado apenas de suor e trabalho. Não é questão de sorte ou de talento nato.
O fator determinante da vida bem vivida não está na boa criação, na educação de qualidade ou na estabilidade financeira. Quantos se perdem tendo tudo isso? Embora os fatores acima sejam favoráveis, a perspectiva de longo prazo da existência nos levará à conclusão do sábio.
O relacionamento com Deus é a base de uma vida bem vivida. É quando Lhe agradamos no caminho que colhemos a paz. Os aforismos de Salomão são mais que dicas de empowerment pessoal. Suas sentenças vão além da autoliderança. Pressupõem uma relação pessoal de submissão ao Deus da aliança, por meio de quem vivemos (Pv 1.9). Em Jesus, o Filho de Deus, está todo o tesouro da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.2, 3). Consagre a Cristo sua vida e seus afazeres (v. 3). É dessa relação vital que você colherá a vida harmoniosa que tanto almeja.

Nenhum comentário:
Postar um comentário