domingo, 12 de agosto de 2018

O DISCÍPULO E A DECISÃO DE SEGUIR A CRISTO


Durante nossa existência na terra, fazemos algumas decisões, tais como profissão, cursos, casamento, etc. Sabemos que todas estas decisões são importantes e indicarão o rumo de nossas vidas nesse mundo. Ainda que vivamos 100 anos, o tempo passa depressa, e não conseguiremos fazer tudo o que nos propomos. Precisamos entender que estamos aqui como peregrinos, de passagem para a eternidade, que se divide em duas partes: vida ou morte; luz ou trevas; céu ou inferno; tudo depende da decisão que tomamos aqui e agora. Nossas escolhas espirituais também definirão nosso futuro ou onde passaremos a eternidade.
Se as decisões que tomamos em relação à vida secular, familiar ou profissional são importantes, imaginem aquelas que tratam da eternidade! Seguir a Cristo é a maior de todas as decisões, pois dela depende nossa salvação. A lógica mostra, que aqueles que vivem com Cristo nesta vida, também passarão a eternidade com Ele; mas aqueles que O rejeitam nesta vida, passarão a eternidade sem Ele. A decisão de seguir ou não a Cristo determina o futuro de uma pessoa - céu ou inferno.
1. Há necessidade de confessar a Cristo.
Leia Mt. 10.32-33 e responda: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai, que está no céu. Mas àquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai, que está no céu”.
O que acontece com as pessoas que confessarem Jesus diante dos homens? R. _____________________________________________.
E com as pessoas que negarem a Jesus?
R.______________________________________________________.
O que aprendemos em Rm. 10.9-10?
R.______________________________________________________.
Todos que um dia fizeram a decisão de seguir a Cristo devem confessá-Lo diante dos homens.
De acordo com Fp. 2.9-11, o que ainda devemos fazer?
R.______________________________________________________.
Quando Jesus disse que seríamos suas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra, estava dizendo que precisamos falar DELE a todas as pessoas que encontramos; nossos familiares, amigos e vizinhos precisam ouvir sobre Jesus Cristo para que creiam e sejam salvos. É nossa missão testemunhar de
Jesus Cristo, sua vida, morte e ressurreição e ainda dizer o que fez por nós e em nós.
Você já iniciou este trabalho?
R.______________________________________________________.
Há algum impedimento para você testemunhar de Cristo?
R.______________________________________________________.
2. Ninguém é incapaz a ponto de não poder falar de Cristo.
Leia Lc. 8. 26-39 e responda: De onde era o homem que fora liberto?
R. ______________________________________________________.
O que estava acontecendo com sua vida, verso 27?
R. _____________________________________________________.
O que os moradores da cidade fizeram, verso 35?
R._____________________________________________________.
O que o Gadareno pediu a Jesus, verso 38?
R. _____________________________________________________.
Qual foi a proposta de Jesus, verso 39?
R. _____________________________________________________
_______________________________________________________.
Jesus orientou o Gadareno para que voltasse para sua casa e compartilhasse com seus parentes e os moradores da cidade o que Deus havia feito em sua vida. Em outras palavras, ele testemunhou de Jesus, confessou Jesus diante das pessoas. Este homem vivia nos cemitérios, estava possesso por uma legião de demônios, atacava as pessoas e agora liberto dos espíritos maus fora enviado para falar de Jesus, para ser um missionário em sua cidade. Imagine que, se o Gadareno podia fazer isso, muito mais você, que tem melhores condições que esse homem. Então, vai e conta aos teus parentes, amigos e vizinhos, quão grandes coisas Deus tem feito em tua vida.
Também sabemos que muitos novos discípulos são tímidos e sentem vergonha e por isso não confessam Jesus. Lembre-se o que Jesus disse: “Aquele que se envergonhar de mim e das minhas palavras, eu também me envergonharei dele diante do Pai, que está no céu”. Precisamos ter a atitude do apóstolo Paulo que disse: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do Judeu e também do Grego” Rm. 1.16.
O que aprendemos nesses textos?
R.______________________________________________________.
3. Entrar no reino de Deus é uma decisão.
Leia Mt. 7.13, 14 “Entrai pela porta estreita; porta larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e são muitos que entram por ela; pois a porta é estreita, e o caminho que conduz à vida, apertado, e são poucos os que a encontram”.
Como é a porta e o caminho que conduzem a salvação?
R. ______________________________________________________.
E a porta e o caminho que conduzem a perdição?
R. ______________________________________________________.
Escolher a salvação ou a perdição é uma decisão. Da mesma forma que uma pessoa tem liberdade para escolher sua profissão e local de trabalho ou com quem vai casar, tem a liberdade para escolher seguir JESUS ou não. Outra importante decisão que o novo discípulo faz é sobre a obediência ou não aos ensinos de Jesus. E essa decisão fará toda diferença em sua vida.
Leia Mt. 7.24-27 e responda: A que é comparado o homem que ouve e obedece a palavra de Deus?
R.______________________________________________________.E aquele que ouve e não obedece ou não pratica a palavra?
R.______________________________________________________.
A obediência à Palavra de Deus é o alicerce para a construção de uma vida espiritual firme, inabalável; como a falta de obediência é comparada a uma construção sobre a areia, sem alicerce. Para as pessoas que estão na igreja e ainda não optaram pela obediência à palavra de Deus, fica um alerta: UM DIA A CASA CAIRÁ E SERÁ GRANDE A SUA QUEDA! Mas os que são obedientes permanecerão firmes para sempre, porque estão firmados na rocha, que é JESUS.
Discussão: Você está convicto de sua decisão por Cristo? É isso mesmo que você quer para sua vida? Decidiu obedecer aos ensinos de Jesus?
Tarefa: Agora inicie seu trabalho como testemunha de Cristo.

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO