sábado, 29 de julho de 2017

“Famílias irresistíveis perdoam porque são perdoadas” -102 - 17.05.2017 - AULA 42 - FASE - 3


Leitura do Texto: Mateus 6.12

1. Todos nós lidamos com uma realidade inevitável: somos pecadores. E é dessa visão realista que nasce o clamor: “perdoa as nossas dívidas...”. Se somos pecadores, temos em Deus o perdão. Há uma bela narrativa no Evangelho de João sobre o perdão da mulher adúltera, que Jesus livrou do apedrejamento (8.1-11). Notemos que, ao lado da garantia de perdão, encontramos o incisivo apelo de Jesus por uma mudança de vida: “Agora vá e abandone sua vida de pecado”. Só produz perdão o verdadeiro arrependimento. E o verdadeiro arrependimento é aquele que leva a uma mudança de rumo.
Ø  Quais os maiores obstáculos ao perdão sincero?
Ø  Quem perdoa, esquece?

2. Alguns acreditam que não precisam mais ficar pedindo perdão a Deus em face do que Jesus Cristo já fez na cruz por nós. Se ele já nos perdoou e, na experiência da conversão, já experimentamos o perdão que é oferecido por seu sacrifício, não há mais razão para orações de contrição e confissão. Embora estejamos salvos da condenação eterna do pecado, ainda continuamos vivendo num mundo caído (1João 5.19) e lidamos com a tensão da luta entre nossos desejos ilícitos que ainda resultam da queda (a carne) e o Espírito (que habita em nós, desde a conversão, para conduzir-nos à conduta da nova vida em Cristo).

Ø  Você costuma pedir perdão a Deus de forma abrangente (ex.: “Senhor, perdoa todos os meus pecados...”) ou de forma específica (ex.: “Senhor, perdoa o meu pecado da mentira, da difamação...”)?
Ø  Qual a diferença entre os
dois pedidos de perdão, como descritos acima?

3. Na oração do Pai Nosso, há uma referência condicional nessa súplica por perdão: somos perdoados por Deus da mesma forma como perdoamos aos outros. Aquele que foi perdoado pela graça, apesar de não ter méritos para isso, sabe muito bem como é maravilhoso ser perdoado e, por isso, não tem como negar seu perdão a outros. Em família só conseguimos superar os conflitos quando aprendemos a perdoar. E só aprendemos a perdoar quando nos lembramos que também fomos perdoados pelo Senhor.

Ø  Hoje, você precisa perdoar ou pedir perdão a alguém?
Ø  Quais são as consequências na alma quando o perdão acontece?

PARA REFLETIR
Por que devemos perdoar? Pela simples razão de que o perdão é a única solução para os conflitos humanos. Ou aprendemos a perdoar, ou permaneceremos vivendo em litígios e ressentimentos constantes.O perdão é o poder libertador das algemas do ódio e do rancor. Um casamento não sobrevive sem perdão. Uma amizade não se mantém sem perdão. Pois o perdão é a maneira mais produtiva de estreitarmos nossos laços de comunhão e convívio.

MOMENTO DE ORAÇÃO
1. Peça perdão a Deus pelos seus pecados e, se for o caso, a alguém da sua família e/ou amigos, irmãos em Cristo.
2. Agradeça a Deus pela bênção do perdão.

                                            IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO 
                                                  www.ibatistacalvario.com.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO