quarta-feira, 17 de maio de 2017

Valorizemos a EBD

Francisco Mancebo Reis, pastor, colaborador de OJB                           
   Ouvi de um senador evangélico, recentemente, que a Igreja não tem o papel de educar, mas os pais. Certo? Ainda que a base seja o lar, a Igreja que não educa merece o nome de Igreja? Quando se afirma que o púlpito deve ser também cátedra, que isso significa? E que dizer da Escola Bíblica Dominical? Sua função é apenas informar?

Por que a EBD reclama especial atenção e prática? Vão aqui ligeiras considerações.
1- A EBD tem como livro-texto as Escrituras, sem dispensar leituras complementares como auxílio na aprendizagem. E não faltam ótimos livros devocionais e exegéticos. Recorde-se que a Bíblia informa e forma. Informando sobre valores da vida cristã, contribui para a formação do caráter. É um compêndio de educação cívica, moral e religiosa. Jesus mandou fazer discípulos, o que inclui ensino, educação (Mateus 28.19,20).

2 - Abrange todas as idades. Para atender a cada faixa etária, editoras evangélicas produzem literatura didaticamente diversificada.

3 - Propõe leituras diárias relacionadas aos diferentes assuntos, favorecendo a interpretação e maior proveito em cada estudo dominical. Convém dar atenção a essa provisão que aparece nas revistas.

4 - Propicia participação dos alunos, sem discriminação. Todos têm direito à palavra, mesmo para dar palpite errado. Por vezes, ajudando a classe a crescer. Não deve ser, portanto, aula apenas expositiva. Passou o tempo da chamada Escola Tradicional, em que o professor era o “dono da verdade” e somente ele falava. Nem as crianças aceitam esse monopólio hoje. O debate enriquece o ensino. O questionamento também. Ouvi de certo professor que declarou: “Só gosto de um aluno”. Perguntaram: “Como é possível, se o senhor tem muitos alunos?” Resposta: “É que somente um me questiona, e me constrange a pesquisar mais e aprender mais”.

5 Não oferece férias. De janeiro a dezembro, ocupa a mente dos discípulos com assuntos sempre inacabados, em um processo crescente e constante. Nunca se sabe tudo da Bíblia. Nenhum aluno matriculado espera diploma de formatura.


  Por que menosprezar a EBD? Rompimento com o tradicional? Receio de rotina? Busca de alternativas mais atraentes? Há mesmo substituto melhor?

  Fica subentendido que os professores hão de ser capazes de ministrar com o máximo de dedicação e habilidade, a fim de cativar seus alunos e nem um deles vá buscar capim mais verde em outros pastos. 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO