quinta-feira, 9 de março de 2017

COMO TER CERTEZA DE MINHA SALVAÇÃO? – AULA 90 - LIÇÃO -49 - FASE 2 -22.02-2017


INTRODUÇÃO

Na reunião de hoje, daremos continuidade à série “Grandes Perguntas sobre a Fé Cristã”. Com certeza, todos nós temos inquietantes perguntas sobre a nossa fé, as quais, vez por outra, surgem em nosso caminho e para as quais queremos encontrar respostas. O objetivo desta série, então, é abordar as dúvidas mais comumente presentes nas mentes de cristãos, sejam eles novos ou antigos na jornada da fé, e oferecer-lhes respostas bíblicas.

A pergunta a ser abordada hoje é: “Como ter certeza de minha salvação?”. Essa pergunta, juntamente com “O que acontece com as pessoas após a morte?”, por estar relacionada ao nosso destino eterno, é uma das que desperta mais curiosidade e preocupação. Que o Espírito Santo nos mostre claramente se fomos ou não salvos e, se o fomos, que ele nos dê a segurança da certeza!

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Há muitos textos bíblicos que tratam sobre salvação. Isso faz sentido, já que salvação é o principal tema da Bíblia. A história registrada no Antigo Testamento diz respeito à revelação e construção progressiva do plano de salvação de Deus para a humanidade, o qual tem seu clímax e consumação em Jesus Cristo, no início do Novo Testamento, e sua aplicação na história seqüente, a história da Igreja, que tem seu começo registrado em Atos dos Apóstolos e nas cartas e epístolas neotestamentárias. O fim dessa história da salvação é contado em Apocalipse, estando também presente em outros escritos bíblicos.

Ao se buscar, nos textos bíblicos que tratam sobre salvação, respostas à pergunta proposta por esta lição (“como ter certeza de minha salvação?”), encontra-se, em síntese, quatro respostas. Essas respostas dizem respeito às provas, ou evidências, de que uma pessoa foi salva. Vamos a elas:
1.   FÉ EM JESUS

A fé em Jesus é a primeira base para a certeza quanto à salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências conseqüentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa não está salva. Sendo assim, uma pessoa descrente em Cristo não tem motivos para ter incertezas quanto à sua salvação. A resposta é simples; ela não está salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo, pode ter a segurança da certeza de estar salvo. João 3.16-18,36 diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (...) Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

Vale lembrar, que, biblicamente, crer não é apenas acreditar, mas, sim, confiar. Há muitas pessoas que acreditam em Deus e em Jesus, ou seja, pensam que Deus existe e que a história de Jesus é verdadeira, mas não são salvas. Não são salvas porque, apesar de acreditar, não entregam em confiança suas vidas a Jesus, como “o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6), ou seja, não têm Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.

2.   FRUTOS DE ARREPENDIMENTO

Uma pessoa verdadeiramente salva, ou seja, que crê em Cristo, de acordo com a Bíblia, manifestará em sua vida frutos de arrependimento. Foi isso que João Batista disse a alguns judeus que supostamente criam em Deus: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem fruto que mostre o arrependimento” (Mateus 3.7-8). Arrependimento, no contexto bíblico, significa mudança de atitude. O que João Batista, então, estava dizendo para aqueles judeus, é que, se eles verdadeiramente tinham fé em Deus, eles deveriam manifestar mudanças de atitudes em suas vidas, quais sejam, deixar de praticar o mal e passar a praticar o bem.

Quanto a isso, há uma dura palavra de Jesus, registrada no chamado “Sermão do Monte”:

(Mateus 7.15-23). Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus dará frutos de vida correspondentes à sua fé. Semelhantemente, todo aquele que não crê em Jesus dará frutos de vida correspondentes à sua falta de fé. O fruto da fé, ou o bom fruto, é fazer a vontade do Pai que está nos céus. O fruto da falta de fé, ou o fruto ruim, é praticar o mal. Sendo assim, aquele que foi salvo, busca fazer a vontade de Deus, manifestando frutos de arrependimento.



3.   PRESENÇA E TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO

Uma terceira prova, ou evidência, de que uma pessoa foi salva é a presença e o testemunho do Espírito Santo. 1João 4.13 diz: “Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito”. Efésios 1.13-14 diz: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”. Todos aqueles que foram salvos receberam o Espírito Santo, o qual é a garantia dessa salvação. Confirmando essa idéia, em 1Coríntios 3.16-17 e 6.19, Paulo diz que os crentes são a morada do Espírito Santo. Além disso, Paulo também diz: “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (...) O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.14,16). De acordo com João 1.12, é filho de Deus aquele que crê em Jesus. Sendo assim, aquele que crê em Jesus é guiado pelo Espírito Santo e recebe, no seu espírito, o testemunho e a confirmação de que ele é filho de Deus.

4.   PERSEVERANÇA NA FÉ

A quarta e última prova da salvação é a perseverança na fé. Não defendemos que a perseverança dos santos é o único meio pra salvação, mas cremos que aquele que verdadeiramente foi salvo, irá perseverar em sua fé em Cristo até o fim de sua vida ou da História, ou seja, a perseverança é uma evidência. Por outro, aquele que perseverar até o fim de sua vida ou da História será salvo, ou seja, a perseverança é uma exigência. 1Pedro 1.3-5 diz:
O que esse texto explicitamente diz é que aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de que está salvo e de que nada, nem ninguém, poderá mudar isso! O próprio Deus se encarrega de guardá-lo! Quanto a isso, Paulo também diz em Romanos 8.35,38-39:

Se por um lado a perseverança é uma evidência, por outro ela é uma exigência. Aquele que não perseverar na fé não será salvo. Pode-se dizer que a não-perseverança é uma evidência de que, na verdade, nunca houve salvação. Pelo menos duas vezes Jesus disse que “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 10.22; 24.13). A Bíblia também diz: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’” (João 8.31-32). Hebreus 3.14 diz ainda mais: “Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio”.
Como explicar, entretanto, a situação de uma pessoa que, após participar da igreja durante um tempo, se afasta, não perseverando na fé? A Parábola do Semeador nos dá uma pista de resposta. Nessa parábola, são apresentados quatro tipos de solos que, na verdade, representam quatro tipos de pessoas. O segundo e terceiro solos representam pessoas que ouvem a Palavra e a recebem. Entretanto, permanecem por pouco tempo, abandonando a Palavra. A segunda por causa de tribulação ou perseguição e a terceira por causa das preocupações desta vida e do engano das riquezas (cf. Mateus 13.1-23). Sendo assim, essa parábola nos diz ser possível pessoas participarem da igreja e experimentarem um pouco do evangelho sem, de fato, crerem em Cristo e serem salvas, razão pela qual elas não perseveram na fé. Repare que a condição para que a semente, que é a Palavra de Deus, dê frutos duradouros, é um solo bom, ou seja, um solo que foi preparado para a semeadura, o que representa um coração que experimentou o novo nascimento.

CONCLUSÃO

Temos que concluir essa lição em dois momentos:

1.      Você crê em Cristo Jesus e, assim, já foi salvo? Se não, essa é uma excelente oportunidade para fazê-lo.

Posto isso, prossigamos:

2.      Se você crê em Cristo, tenha a segurança da certeza de estar salvo;

3.      Entretanto, se pensa e diz crer em Cristo, tem que manifestar em sua vida as seguintes provas e evidências:
          Frutos de arrependimento;

          Presença e testemunho do Espírito Santo;

          Perseverança na fé.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO