domingo, 22 de março de 2015

Pinturas de Van Gogh estão perdendo as cores


Você já viu de perto um quadro do pintor holandês Vincent van Gogh? Se não viu, é melhor se apressar. Caso você demore muito, é capaz de encontrar os quadros com as cores desbotadas. Especialistas em arte estão percebendo a ocorrência de um fenômeno nas obras do holandês: elas estão ficando embranquecidas com o passar do tempo.

Segundo um estudo da Universidade de Antuérpia (Bélgica), uma amostra do quadro Campo de trigo verde com ciprestes, pintado em 1889, tinha a presença do mineral plumbonacrite (3 PbCO3⋅ Pb(OH)2⋅PbO) na tinta usada por van Gogh. Originalmente vermelho, esse mineral vai perdendo a sua cor até ficar totalmente branco, informa a Época Negócios.
Mesmo sendo rara, a substância era usada na fabricação de tintas sintéticas. Van Gogh era fã do pigmento, por proporcionar cores mais vivas, uma das marcas das suas pinturas pós-impressionistas. Até 1867, os produtores vendiam apenas as bases dos corantes e os pintores faziam suas próprias misturas. Naquele ano, apareceram no mercado as primeiras tintas prontas.
A produção de tinta em larga escala facilitou o trabalho dos pintores, mas trouxe problemas. Um deles foi a mistura de impurezas nos pigmentos. Os vermelhos usados por van Gogh sofreram com essa alteração. Agora, os pesquisadores belgas querem descobrir como neutralizar a ação do tempo sobre o plumbonacrite. Em todo caso, é melhor ir ver os quadros de van Gogh, não acha? 
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/pinturas-de-van-gogh-estao-perdendo-as-cores-050748358.html

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO