segunda-feira, 13 de maio de 2013

O ADOLESCENTE E A BEBIDA ALCOÓLICA

Mesmo com as campanhas governamentais (“se beber não dirija”) destinada aos motoristas, a “lei seca” e apesar da antiga proibição vender bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, o consumo de bebidas alcoólicas tem crescido e iniciado com menos idade.
Em uma reportagem na TV a cada grupo de dez adolescentes, quatro iniciam o uso de bebida alcoólica aos 13 anos de idade. Destes, 50% o fazem com a permisão e participação dos familiares, ou seja, em casa. Os outros 50% o fazem com amigos. Cabe aqui destacar que quanto mais cedo iniciar o uso de bebidas aumenta potencialmente a probabilidade de e tornar alcoólatra.
Sem nenhuma base de pesquisa científica, apenas na observação, percebemos que no meio evangélico a bebida alcoólica acompanha em certo sentido os mesmos dados mencionados acima.
O QUE LEVA UM ADOLESCENTE EVANGÉLICO AO USO DE BEBIDA ALCOÓLICA?
1 – IDENTIFICAÇÃO – Considerando o argumento de que o adolescente está em busca de identidade pois a
infantil já não existe mais, sendo o uso do álcool “coisa de gente grande” torna-se a ingestão do álcool, uma ato ritualístico, uma passagem para o mundo adulto. Ora! Se de fato há esta busca de identidade de criança para adulto, há outros ritos de passagem! O primeiro emprego, uma viagem sozinho, sem os pais...por que tem que ser o álcool?
2 – RELATIVIZAÇÃO – As novas interpretações, as releituras bíblicas, por parte dos liberais, argumentos da culturalidade, abrem as portas para a permissividade da bebida alcoólica. Sem adentrarmos nas exegeses dos textos bíblicos, basta uma leitura em Provérbios para verificarmos as várias, claras e literais advertências e consequências do uso de bebida alcoólica. 23:19-21 - "Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" 23: 29-35 "Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber" 20: 1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" 31: 1-7 "Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lembrem mais"
3 – SOCIALIZAÇÃO – A desculpa de beber socialmente (a turma bebe) é a defesa mais requerida pelos adeptos do álcool. Os argumentos, “normal”, “todo mundo faz”e “nada a ver”revela o grau de socialização neste mundo que tem como príncipe o malígno. Que socialização mais das trevas, mais doentia, mais hipócrita. Se de fato queremos viver em sociedade, se de fato queremos o bem social, o peso maior deve ser a consideração dos efeitos devastadores do álcool na sociedade: lares sofridos, violência familiar, desastres, misério, ruínas, destruição de vidas, etc.. Pode ser que alguns bebedores se controlem mas por amor aos que não se controlam, por amor as vítimas destes que nada tem a ver, por amor a sociedade rejeitemos a bebida alcoólica.
4 – NORMALIZAÇÃO – A mídia tem a força de transformar o mal em bem, a embriaguez em lucidez, a doença em saúde, o defeito em virtude. O álcool tornou-se a água da vida, o líquido essencial para vivermos. Entre os adolescentes é normal vomitar depois de tanto beber, é normal acordar abraçado ao vaso sanitário, até dá status diante da galera fazer alguma loucura por causa do álcool. Estar muito doido, muito louco, é a grande aventura teen! Normal! Os milhões de reais gastos nos comerciais de cerveja onde aparecem personagens no mínimo bizarros com lindas mulheres e alegres homens idolatrando uma garrafa revela o poder que há por trás da indústria do álcool. Uma cena surreal: Adolescentes (1) com seus amigos (2) bem vestidos (3) nutridos (4) com fé em Deus (5) com teto para se abrigar (estes 5 ítens seriamsuficientes para satisfação de vida) num barzinho tendo no centro da mesa garrafas de bebidas alcoólicas. Quanto vázio! Quanta insensatez!
5 – NORMATIZAÇÃO - Em decorrência da norma-li-zação vem a norma-ti-zação do uso do álcool. Além de normal é norma! - “Se você não beber não faz parte da nossa turma”. - “Homem que é homem bebe”. O mais triste é adolescentes se sujeitarem a isto, aceitam as condições estabelecidas por estes mui amigos, pior ainda apresentam dúvidas de identidade sexual crendo que bebendo estarão provando a masculinidade. Quanta infantilidade, coisa de criança: “vai ver se estou lá na esquina”. E eles vão! Somos livres em Cristo, não somos obrigados a nada que é imposto pela sociedade cega, que ofenda ao Senhor. O álcool é mais uma sisterna rota que o ser humano elaborou na tentativa de suportar a vida fora do Édem. O álcool é a tentativa de anestesiar as dores da vida, é a ilusão de alterar relidades, é a idéia macabra de se matar para viver. Jesus Cristo é a fonte de água viva, enchei-vos do Espírito de Cristo, o Reino de Deus tem outros valores, estamos mas não somos deste mundo!

Wanderley Rangel Filho – www.pavi.psc.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO