terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Martyn Lloyd-Jones: de médico a pregador da Palavra


Deus, em suas imensuráveis sabedoria e soberania, tem o poder de utilizar dos mais diversos tipos de homens; desde aqueles simples, dando-lhes capacidade e sabedoria, como Pedro e John Bunyan, até os mais estudados e cultos, dando-lhes a humildade e o desapego, como Paulo e Martyn Lloyd-Jones. Lloyd-Jones, embora cometesse erros, assim como os demais citados, pode nos ensinar muitas coisas em seu exemplo de vida.
David Martyn Lloyd-Jones nasceu em Cardiff, Gales Meridional, em 20 de dezembro de 1899, filho de Henry e Magdalena Lloyd-Jones. Seu pai era dono de uma mercenária e, além de Martyn, tinha dois filhos – Harold, que morreu na pandemia de gripe de 1918, e Vincent, que se tornou um juiz da alta corte. Lloyd-Jones, juntamente com sua família, morou em Gales até que as dificuldades financeiras os levaram a Londres, em 1914, onde ele terminou seus estudos escolares e se graduou em medicina, com apenas vinte e um anos de idade, em um dos melhores hospitais-escolas daquela época.
Ainda quando terminava seus estudos, Lloyd-Jones chamou a atenção de Sir Thomas Horder, o médico do rei, de quem mais tarde, em 1921, se tornou assistente. Com isso sua carreira na medicina era
sucesso garantido. Mais tarde, Sir James Paterson Ross, presidente da Real Escola de Cirurgiões, disse que Martyn Lloyd-Jones era “um dos mais excelentes clínicos já encontrados por ele”.
Mesmo assim, em 1926, o Dr. Lloyd-Jones anunciou que estava deixando a medicina para ser pregador do Salão Missionário de Sandfields, em Aberavon, Porto Talbot, Gales Meridional. Martyn Lloyd-Jones não tinha feito faculdade de teologia nem buscava um salário recompensador. Ele trocou a Rua Harley (a “Meca” da medicina, onde trabalhava com Sir Horder) por 225 libras por ano e uma pequena casa em Gales. Não houve outro motivo além do chamado de Deus para ele fazer essa troca.
Porém a resposta a esse chamado de Deus não foi fácil, tanto por seu amor a medicina quanto pelas dúvidas que sua noiva, Bethan Phillips, tinha sobre ele alterar a direção de sua vida. Mesmo assim, mais tarde, ele disse: “Não renunciei a coisa alguma; recebi tudo. Considero a mais alta honra que Deus pode conferir a qualquer homem chamá-lo para ser arauto do evangelho”.
Em 1927, Martyn Lloyd-Jones se casou com Bethan Phillips, sua companheira pelo resto da vida, com quem teve duas filhas, Elizabeth e Ann. Logo após o casamento, eles seguiram para Sandfields, em Aberavon.
Em 1938, D. M. Lloyd-Jones concordou em ser assistente do Dr. Campbell Morgan, na Capela de Westminster, Londres. Ele permaneceu ali como ministro até 1968 e então se tornou um pregador itinerante até a idade de oitenta anos.
Desde a década de 1950, muitos dos sermões de David Martyn Lloyd-Jones foram gravados e, por meio da Fundação Martyn Lloyd-Jones de Gravações (MLJ Recordings Trust), e outros sites, podemos ouvir aos áudios originais até hoje. Lloyd-Jones era receoso quanto à circulação de seus sermões gravados, por temer o seu mau uso.
Até seus quase sessenta anos, Martyn Lloyd-Jones publicou relativamente poucos livros, isso porque ele via a pregação como sua vocação, não a produção de literatura. Foi quando, com alguma reluta, começaram a publicar seus sermões em forma de livros.
A paz da certeza de salvação e de que essa salvação veio unicamente de Deus o acompanhou até seus últimos dias. Alguns meses antes de sua morte, disse, ao ler resenhas das biografias de dois incrédulos: “Por que Deus quis olhar para mim? Por que eu, em contraste com esses homens e o desespero em que eles morreram?”.
Lloyd-Jones pregou pela última vez em oito de junho de 1980, na Capela Batista Barcombe. E morreu, durante seu sono, em primeiro de março de 1981, em Ealing, oeste de Londres.
Ninguém jamais terá uma concepção verdadeira
do ensino bíblico sobre a redenção,
se não possuir clareza de entendimento
sobre a doutrina bíblica do pecado.
- D. M. Lloyd-Jones
Fonte: a Palavra Prudente

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO