quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Vida de Jesus - Discipulos – AULA 73 - LIÇÃO -33 - FASE 2 - 14.09-2016.


Quebra Gelo

Pergunte aos presentes: “O que, primeiramente, o atraiu a Jesus?”.
Introdução

Jesus não caminhou pelas terras da Palestina solitário. Ele não realizou a obra que o Pai lhe designara sozinho. Ele teve seguidores. Ele fez discípulos. Na lição de hoje, vamos estudar um texto da Bíblia que nos conta a história do chamado dos primeiros discípulos. Que o Espírito Santo nos chame a sermos verdadeiros discípulos de Jesus!

Desenvolvimento do ensino

Texto-base: João 1.35-51

O texto acima é uma narrativa que nos apresenta Jesus chamando os seus primeiros discípulos. Foram eles: André, Pedro, Filipe e Natanael. Cada um deles teve uma experiência distinta quanto a esse chamado, ou seja, Jesus usou de diferentes abordagens ao chamá-los. Um ponto, entretanto, foi comum a todos: eles foram chamados para seguir ao Cristo e serem seus discípulos.

Nos dias de hoje, semelhantemente, Jesus continua a chamar pessoas para segui-lo e serem seus discípulos, permanecendo o conteúdo desse chamado inalterado. Qual é esse conteúdo? Quais são os elementos do discipulado cristão? Vamos a algumas das respostas:

1. Um chamado a seguir ao Cristo

Os versículos 35 a 37 nos dizem que dois dos discípulos de João Batista, ao ouvirem-no dizer que o homem que por eles passava era o Cristo, deixaram-no e passaram a seguir a Jesus. No versículo 37, Jesus, ao se encontrar com Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.

O discipulado cristão é um chamado a seguirmos o Cristo. Isso implica, como ocorreu com os discípulos de João Batista, deixarmos nossos antigos mestres, para seguirmos a um novo. É necessário deixarmos as antigas idéias e práticas, para seguirmos as
novas, de modo que uma grande mudança de paradigmas e comportamentos aconteça. Atender ao chamado do Cristo, então, gera transformações significativas na vida.

2. Um chamado à intimidade do Cristo

Os versículos 38 e 39 nos dizem que Jesus, ao perceber que estava sendo seguido por aqueles dois discípulos de João Batista, perguntou-lhes: “O que vocês querem?”. Ao que eles também perguntaram: “Mestre, onde está hospedado?”. E Ele lhes disse: “Venham e verão”. Dito isso, eles foram à casa em que Jesus estava hospedado e ficaram com Ele por muitas horas.

Na verdade, há dois elementos do discipulado cristão nesse texto. O primeiro pode ser intitulado “um chamado à experimentação do Cristo”. Ao ser questionado quanto ao local onde estava hospedado, Jesus responde: “Venham e vejam com os próprios olhos”. Em outras palavras, podemos dizer que Jesus disse: “Experimentem por si mesmos e concluam se eu sou ou não o Cristo”. O segundo, relacionado ao primeiro, é um chamado à intimidade do Cristo. Aqueles dois discípulos, após perguntarem, foram convidados para conhecer a casa e o quarto em que Jesus estava hospedado, ou seja, seu lugar mais íntimo.

O chamado à intimidade do Cristo, entretanto, não termina por aqui. Jesus não chama seus discípulos apenas para que eles o conheçam. Ele também os chama para serem conhecidos por Ele, de modo que haja uma via de mão dupla e a intimidade seja completa. Nos versículos 47 e 48, Jesus se encontra com Natanael e lhe diz algo a seu respeito. Natanael se assunta com isso e lhe pergunta: “De onde me conheces?”. Ao que Jesus responde: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”. Em outras palavras, Jesus poderia estar dizendo:

“Eu o conheço e quero que você também me conheça, de modo que sejamos íntimos um do outro”. A isso, manifestando que estava mais íntimo de Jesus do que no início da conversa e que a via de mão dupla, de fato, estava acontecendo, Natanael responde: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

3. Um chamado a compartilhar o Cristo

Os versículos 40 a 42 nos dizem que Filipe, um daqueles dois discípulos, assim que se encontrou com seu irmão, Simão Pedro, lhe disse: “Achamos o Cristo”. Após isso, diz o texto: “E o levou a Jesus”. Algo semelhante acontece nos versículos 45 e 46. Filipe, aquele que foi chamado por Jesus a segui-lo, se encontra com Natanael e também lhe diz: “Achamos o Messias”. Após uma resposta duvidosa de Natanael, ele o desafia a vir e ver com os próprios olhos.

O discipulado cristão é um chamado a compartilharmos o Cristo. Assim como André e Filipe, nós, discípulos de Jesus, devemos dizer às pessoas: “Achamos o Messias! Achamos aquele que pode nos dar salvação e esperança!”. Assim como Filipe, devemos desafiar as pessoas a experimentarem o

Cristo por si mesmas e concluírem se ele é mesmo ou não o Salvador.

4. Um chamado a uma nova identidade no Cristo

No versículo 42, Jesus, ao se encontrar com Pedro e olhar para ele, lhe diz: “Você é Simão, filho de

João. Será chamado Cefas”.

O discipulado cristão é um chamado a uma nova identidade no Cristo. Ao se encontrar com Jesus, Pedro tem o seu nome alterado. O nome diz respeito à identidade de uma pessoa, ou seja, a como ela é chamada e conhecida. Pedro, então, ao seu encontrar com o Cristo, sofre uma grande transformação em sua pessoa. Ele não seria mais o mesmo. Não poderia ser mais chamado pelo mesmo nome. Esse é o chamado do discipulado cristão a cada um de nós!

5. Um chamado à imitação do Cristo

No versículo 39, Jesus responde a André e ao outro discípulo de João Batista: “Venham e verão”. No versículo 46, Filipe, semelhantemente a Jesus, também diz a Natanael: “Venha e veja”.


O discipulado cristão é um chamado à imitação do Cristo. Assim como Filipe imitou a Jesus, ao dar uma mesma resposta que Ele, os discípulos atuais do Cristo também devem fazê-lo. Ser discípulo de Jesus é agir como ele agiria.
6. Um chamado a experiências extraordinárias com o Cristo

Nos versículos 50 e 51, Jesus, finalizando esse texto, diz a Natanael: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! (...) Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

O discipulado cristão é um chamado a experiências extraordinárias com o Cristo. Assim como a Natanael, Jesus continua a dizer a seus discípulos atuais que eles verão coisas grandes acontecerem! Os sinais e maravilhas que Cristo fez no passado continuam a ser realizados hoje!

Coclusão

Jesus, hoje, nos chama a sermos seus discípulos. Esse chamado ao discipulado diz respeito a:

        Seguirmos o Cristo, deixando os antigos mestres;
        Sermos íntimos de Cristo, conhecendo-o como ele nos conhece;
        Compartilhar o Cristo, levando aqueles que não o conhecem até Ele;
        Termos uma nova identidade no Cristo, não sendo mais chamados pelo mesmo nome;
        Imitarmos o Cristo, agindo como Ele agiria;
        Termos experiências extraordinárias com o Cristo, vendo seus sinais e maravilhas hoje.

Reflexão e Desenvolvimento

  1. Você já foi chamado por Jesus para ser seu discípulo?
  2. Você se considera um discípulo de Jesus?
  3. Você manifesta em sua vida os elementos do discipulado cristão?

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO