quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SANTIFICAÇÃO - AULA 35 - FASE 1 - 04.11.2015


A operação da santificação
Já vimos que a santificação não é um ato e sim um processo que se inicia com a conversão. Há os que esperam que a santificação ocorra num momento a que chamam segunda benção. A partir daquele instante ele alcança a maturidade cristã e  torna - se imediatamente um crente altamente espiritual. W.T.Conner afirma em O Evangelho da Redenção: O crente não atinge a maturidade de um só pulo. O pecado não se extirpa completamente do coração do Homem de uma só vez.
Não se pode deixar de lamentar que os que defendem este ponto de vista, não veem como deviam a natureza radical do pecado e não compreendem a sua influência pertinaz sobre o homem”. Ele ainda afirma que esta teoria não condiz com o ensino da Bíblia. Somos Salvos regenerados e declarados justos por  Deus num só instante, ma o processo de crescimento é lento , tanto que em todo o Novo Testamento é comparado ao menino que precisa crescer começando com o leite maternal e passa por um longo processo até se tornar um adulto. Assim é na vida cristã. Não será de um momento para outro que iremos alcançar a maturidade cristã.
A santificação do ponto de vista humano depende do homem. O Homem salvo continua no uso do seu livre harbítrio. Deus coloca à disposição do salvo todos os recursos necessários para o seu crescimento espiritual. No entanto vai depender da vontade do crente em usar estes meios ou não. No seu coração deve haver vontade , determinação para vencer  todo o pecado em sua vida e esforçar-se à vontade  de Deus, ele nunca alcançará a maturidade Cristã. Deus coloca a sua disposição o poder para vencer os seus pecados e faltas. É por isso que o crente é responsável diante de Deus por ser um crente carnal ou espiritual.  
O agente da santificação é o Espírito Santo que já habita no crente. Toda a força, todo o poder vem dele. Lembramos aqui que nenhum salvo precisa clamar para receber o Espírito Santo. O Espírito Santo já o regenerou e está presente em sua vida. Ninguém deve esperar que subitamente deixe de ser um menino em Cristo para tornar-se adulto espiritualmente . Isto irá ocorrer paulatinamente. Dependerá do crente ter desejo de abandonar os seus pecados, esforçar-se para isto e submetrer-se ao Espírito Santo que fará a obra perfeita.
RECURSOS PARA A SANTIFICAÇÃO
Deus fez toda a provisão necessária para o aperfeiçoamento dos santo. Usando-os o crescimento virá paulatinamente.
A  Bíblia Sagrada é o primeiro meio deixado pelo Senhor para a nossa santificação. O crente pela leitura, meditação e estudo da Bíblia compreenderá a vontade de Deus para a sua vida. A Bíblia mostra-lhe – à suas faltas, seus pecados, o que deve renunciar e a maneira correta de viver etc. Sem a Bíblia não pode haver crescimento espiritual.
Do mesmo modo que sem uma alimentação adequada uma criança não pode crescer normalmente, assim um crente não pode alcançar a maturidade sem o estudo da Bíblia.
O segundo recurso eficaz dado ao crente é a oração. Pela oração com Deus. Através da oração ele faz a confissão dos seus pecados a Deus diariamente. Pede perdão e o poder do Espírito para reincidir naquelas faltas. Pede a força e o poder para uma vida de maior obediência e fidelidade
Um terceiro recurso deixado pelo Senhor foi a sua igreja. Diz Conner: “ A igreja é essencial à vida do cristão à medida em que os homens procuram viver a vida cristã sob as condições em que se encontra o mundo atual . A ideia de igreja  não é incidental na vida cristã, porém, a igreja ocupa um lugar insubstituível nessa vida”. O crente que quer santificar a sua vida, unir-se- á a uma igreja frequentá-la-á com toda a regularidade. Pela união com outros salvos irá desenvolver a sua vida espiritual, será encorajado a prosseguir no alvo da perfeição em Cristo. Na igreja receberá o alimento espiritual necessário à sua vida diária. Ali sua fé será fortalecida. Um crente fora da igreja perderá de vista os alvos da maturidade cristã. Portanto, se o crente quer desenvolver sua vida espiritual estará unido a uma igreja frequentando-a com toda a regularidade.  
Um  outro recurso ao seu dispor é a boa literatura evangélica, como livros, revistas, jornais e panfletos que falam sobre a Palavra de Deus. Lendo bons livros vai havendo aprimoramento da vida espiritual.
O crente que deseja o desenvolvimento espiritual irá usar estes recursos que o Senhor deixou Á sua disposição e o Espírito Santo irá transformando o seu interior. Á medida em que o crente for aprimorando-se das verdades bíblicas, renunciando tudo quanto sentir que é contrário à vontade de Deus, o Espírito Santo irá santificando-o até chegar á medida de varão perfeito.
Conclusão
 Paulo ensina em sua epistola aos coríntios que há crentes carnais e espirituais. Crentes que nunca cresceram em sua vida cristã, permanecem sempre crianças em Cristo. É preciso por vontade própria buscar o caminho da santificação. Deus deixou-nos todos os meios necessários e o agente que efetua a santificação: O Espírito Santo. Cabe ao crente descobrir em sua vida o que deve ser abandonado, renunciar e submeter- se a Deus.  

Ninguém deve iludir-se pensando que irá alcançar a santificação plena de sua vida instantaneamente. A santificação é um longo processo que começa com a nossa conversão e vai até o final de nossa vida. O alvo da perfeição é Jesus Cristo.

     www.ibatistacalvario.com.br

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO