segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A CEIA DO SENHOR - AULA 38 - FASE 1 - 25.11.2015

É a segunda ordenança dada por Jesus Cristo á sua igreja.
A Instituição da Ceia do Senhor = foi feita na noite em que Jesus seria traído, preso e julgado. Era a ocasião da Festa da Páscoa judaica. A páscoa era uma festa que comemorava a libertação dos israelitas da escravidão do Egito. O sangue do cordeiro pascal imolado pouco antes e passado nas ombreiras e vergas das portas das casas impediu que o anjo entrasse e matasse o primogênito da família. Deveria ser comemorada anualmente. Simbolicamente Jesus tornar-se-ia o nosso cordeiro Pascal. O seu sangue que seria derramado no dia seguinte, é que nos traz a libertação da escravidão do pecado. Jesus naquela noite celebrou a páscoa judaica e logo depois instituiu a Ceia do Senhor, como Ceia Memorial. A Ceia deveria ser celebrada pelas suas igrejas com regularidade. A instituição da Ceia nós encontramos nas seguintes passagens bíblicas: Mateus 26.26-30; Lucas 22.14-20; Marcos 14.22-26 e 1Coríntios 11.22-32.
Simbolismo da Ceia do Senhor = Na Ceia temos dois elementos: pão e vinho. O pão simboliza o corpo de Cristo que foi partido na cruz do Calvário em nosso lugar e o vinho simboliza o seu sangue vertido em nosso lugar. Mesmo depois de termos dado graças por estes elementos, eles continuam sendo pão e vinho. Nunca se transformarão em corpo e sangue realmente. Não há ideia de sacramento. Ninguém recebe graça ou bênção especial pelo fato de ter participado da Ceia do Senhor. A Ceia é como dissemos, memorial e faz-nos também pensar na volta do Senhor, pois Ele disse que deveríamos celebrá-la até a sua volta. A Ceia deve servir para refletirmos sobre nossa vida espiritual e nossa conduta.
Participantes da Ceia do Senhor
(a) Quem pode participar da Ceia? Em primeiro lugar deve ser um salvo por Cristo Jesus. Em segundo lugar deve ser quem já obedeceu a Cristo através do batismo e, em terceiro lugar, deve estar em plena comunhão com Cristo e com a sua igreja;
(b) Como participar da Ceia do Senhor. A igreja deve estar reunida para a celebração da Ceia. O crente deve examinar-se a si mesmo. Confessar seus pecados e faltas ao Senhor, pedir perdão a Deus por tudo, com propósito de não repetir aquelas faltas. Durante a celebração deve estar com o pensamento voltado para o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Deve ser momento de reconsagração de sua vida a Deus.
Ceia livre, restrita ou ultra-restrita?
Há três posições diferentes com relação a participação da Ceia do Senhor. Há os que a acham que crentes de qualquer igreja evangélica podem participar da Ceia. É a chamada Ceia livre. Outros acham que membros de qualquer igreja da mesma fé e ordem. É a Ceia restrita. É a posição das igrejas batistas de nossa Convenção. Membros da igreja local e quaisquer outros batistas presentes no ato da celebração. E há os que defendem que os que defendem que sós os membros da igreja local é que podem participar. É a Ceia ultra-restrita. È a posição das igrejas regulares batistas da Fé. Pessoalmente só não aceitamos a Ceia Livre.
Alguns erros sobre a Ceia = Vimos que a Ceia estabelecida por Jesus Cristo é memorial. Fazemo-la em obediência á ordem de Cristo e rememoramos o seu sacrifício em nosso lugar até a sua volta a este mundo. No entanto há três outras posições erradas á concepção da Ceia.
(a) Transubstanciação = é o que crê  a Igreja Católica Romana. Ela crê que após a consagração do pão (hóstia), ele se torna em corpo e sangue real de Cristo. Torna-se literalmente as palavras de Jesus: “ Isto é meu corpo e isto é meu sangue’’. Mas Jesus mesmo disse: “Fazei isto em memória de mim’’.
(b) Consubstanciação = segundo esta teoria, o pão continua sendo pão e vinho, vinho, mas que Cristo de um modo misterioso e oculto entra em conexão com pão e vinho ( consubstancia-se) e assim os participantes acabam recebendo o corpo e o sangue de Cristo.
(c) Presença mística = segundo esta concepção os participantes recebem o pão e o vinho, mas Jesus está espiritualmente nestes elementos. Todas as três concepções afirmam que o participante recebe uma benção especial por participar da Ceia. São ideia que tornam a Ceia em sacramento.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO