sábado, 19 de dezembro de 2015

BATISMO E A CEIA DO SENHOR - AULA 37 - FASE 1 - 18.11.2015

INTRODUÇÃO
Estudamos na lição passada que Jesus Cristo deixou duas ordenanças á sua igreja, a saber, o batismo e a ceia do Senhor. Vimos que são apenas ordenanças e não sacramentos, pois não conferem graça especial a quem elas se submeter ou participar. São apenas passos de obediência e testemunho. Estudemos cada ordenanças.
O BATISMO BÍBLICO
O batismo bíblico é  por imersão. A própria palavra batismo significa imersão. A palavra grega foi transliterada para o português. Vejamos alguns aspectos do batismo bíblico:
Requisitos básicos:
(a) forma própria: mergulho ou imersão em água;                                                                                                                                                       
(b) administrador próprio: crente batizado biblicamente e devidamente autorizado pela igreja. Hoje , de modo geral e o pastor da igreja;
(c) autoridade própria: Cristo deu a autoridade á sua igreja e a igreja delega autoridade ao seu pastor;
(d) o batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19). Logo, para a realização do batismo bíblico é necessário: muita água ( João 3.23): descer a água ( Atos 8. 38); sepultamento na água ( Romanos 6.4); levantamento da água ( Colossenses 2: 12, Romanos 6:4) e , finalmente , sair da água ( Marcos 1.10).
Simbolismo do batismo = segundo o ensino bíblico o batismo tem o seguinte simbolismo:
(a) morte do homem pecador para o pecado e para o mundo;
(b) sepultamento para o pecado e para o mundo;
(c) ressurreição para uma nova vida em Cristo. O homem pecador morre para o mundo e para o pecado e ressuscita para uma nova vida no ato da sua conversão a Jesus Cristo, mas é no batismo que ele vai testemunhar a todos da operação ocorrida em sua vida, em seu interior ( em sua alma ).
Quem pode é deve ser batizado= o batismo deve ser ministrado apenas para os que já creram em Cristo Jesus como seu único e suficiente Salvador. A condição sine qua non é ter crido em Cristo Jesus como Salvador. Lemos no livro de Atos 8. 36- 38: ‘’E indo eles caminhando chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água, que impedi que eu seja batizado? E disse Felipe : É licito se crês de todo coração. E, respondendo ele disse : creio que Jesus Cristo que é o Filho de Deus. Mandou parar o carro, e desceram ambos á água, tanto Felipe como o eunuco, e Felipe o batizou’’. Logo , as criancinhas que ainda não atingiram a idade da razão não podem ser batizadas, mas só as que já tem conhecimento do bem ou mal.
Falsos ensinos sobre o batismo
(a) Quanto á forma = Muitos grupos religiosos ensinam que a forma de batismo é aspersão. Outros deixam que o candidato escolha a forma: imersão ou aspersão. O batismo bíblico é por imersão. A  aspersão surgiu na Igreja Católica. Até o ano de 1210 a própria Igreja Católica usava a imersão oficialmente. A partir desse ano, pelo concílio de Ravena, é que foi adotada oficialmente a aspersão. A aspersão é errônea porque não é bíblica não satisfaz o simbolismo do batismo bíblico e porque desafia a autoridade de Cristo (uma autoridade humana mudando o que o Senhor estabeleceu).
(b) Quanto aos efeitos outro erro que paulatinamente foi penetrando entre muitas igrejas foi a ideia da purificação dos pecados através do batismo. A ideia evoluiu a ponto de aceitarem que o batismo salva. No entanto, em nenhum lugar a Bíblia ensina que o batismo salva. Podemos ler passagens bíblicas que falam de salvação, mas veremos que em nenhuma delas o batismo é colocado com condição necessária para a salvação. Eis alguns textos: João 3.16; Atos 16.31; João 5.24; Romanos 10.9; Efésios 2.8-10. Na Bíblia, inclusive, encontramos a descrição da salvação de um homem que morreu sem ser batizado: Lucas 23.29-43- é o ladrão que se entregou a Cristo na cruz.
(c) Quanto quem deve ser batizado = Como consequência do erro de que o batismo salva, surgiu o batismo infantil , batismo do recém-nascidos. Em nenhuma passagem da Bíblia encontramos este ensinamento. A criança antes de atingir a idade da razão é salva por Cristo, pois ela não tem capacidade de discernimento. Jesus mesmo afirmou: Deixai vir a mim as criancinhas, pois das tais é o reino dos céus (Mateus 19.14).
Porque ser batizado= Alguns acham que se o batismo não salva, não há necessidade do batismo. No entanto, o verdadeiro crente procura ser batizado logo após a sua conversão. Eis as razões porque o crente deve ser batizado:
(a) É ordem de Jesus Cristo= Ele ordenou que todo o que crê deve ser batizado (Mateus 28.19). Logo o crente deve ser batizado para obedecer a Cristo;
(b) Para dar testemunho público da sua fé e da transformação que Cristo operou em sua vida;
(c) Para poder fazer parte de uma igreja de Jesus Cristo. É  pelo batismo que o crente ingressa na igreja.





IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO